CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

ROI: o que é e por que ele é tão importante para seu negócio

ROI: o que é e por que ele é tão importante para seu negócio

O ROI é a sigla de “retorno sobre investimento”, e é um conhecimento que deve ser obtido por todos os empreendedores que querem ter sucesso em suas estratégias e ações.

Afinal, não há como medir o sucesso de uma estratégia, sem compreender ou investir nos cálculos do ROI

Por essa razão, há diversas empresas que implementam ações e estratégias e, no fim, não as mesmas não trouxeram nenhum lucro.

O ROI é uma métrica que permite que o gestor identifique a relação de custo-benefício com alguma estratégia.

O cálculo do ROI não exige um conhecimento muito vasto em matemática, no entanto, o seu resultado tende a ser determinante para as tomadas de decisão para uma empresa.

Se uma empresa que vende cimento queimado branco optar por realizar uma ação de briefing, por exemplo, e não utilizar o cálculo de ROI, ela poderá sofrer diversos prejuízos ao longo prazo.

Afinal, o que é ROI?

De forma básica, o ROI é considerado um indicador econômico que tem relação entre o retorno de uma estratégia, e o valor investido.

O seu objetivo é mensurar quanto que o empreendedor obteve com uma determinada estratégia, a partir do investimento que ele mesmo realizou.

E por meio disso, é possível saber quanto dinheiro ele ganhou (ou pretende) com cada investimento realizado.

O ROI é de extrema importância dentro das empresas, pois é ele que mantém a sobriedade e o planejamento eficiente de cada uma estratégia a ser aplicada.

Qual a importância do ROI?

Agora que já entendemos sobre o conceito do ROI, veja abaixo porque ele é tão importante para uma organização:

O ROI avalia se as estratégias estão contribuindo para a empresa

Um dos erros mais comuns cometidos pelos empreendedores é aplicar uma estratégia em sua organização, e após meses e até anos, não monitorá-la e nem saber se a mesma está demonstrando resultados positivos.

Muitos investimentos aumentam o custo e não são tão eficientes. Por isso, o ROI é uma das melhores formas de verificar se uma estratégia realmente cumpriu com os objetivos da empresa.

Se você tem uma empresa de caixa d’água 5000 litros, por exemplo, o ROI fará com que você esteja sempre ciente sobre o retorno de cada estratégia de vendas e marketing aplicadas no negócio.

Identifica o prazo do retorno do investimento

Além disso, o cálculo do ROI também é útil para saber qual será o momento que a estratégia será verdadeiramente rentável para a empresa. Com prazos mais detalhados, é possível saber sobre vale a pena ou não investir em uma determinada estratégia.

Proporciona um aumento nas vendas

Por fim, o ROI, se calculado com frequência e para todas as estratégias a serem aplicados, também proporciona um aumento nas vendas!

Isso acontece, pois o empreendedor apenas fará investimentos onde ele souber que o retorno é visível. 

Se você tem uma empresa que fornece válvula de retenção, por exemplo, com o ROI, a empresa poderá acompanhar e monitorar toda ação e viabilizar futuros projetos. Como resultado, ela poderá se desenvolver no mercado e se destacar da concorrência!

Agora que você já sabe tudo sobre o ROI, o que está esperando para aplicá-lo em seu próprio negócio? Gostou do post? Conta pra gente!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Business ManagerEspecialista