Redes Sociais Além das Postagens
É curioso ver como muitas empresas ainda acreditam que o marketing nas redes sociais se resume a postagens e números de likes.
Não raramente, essas empresas contratam agências ou profissionais freelancer, que têm como única atribuição fazer publicações no Instagram, Facebook, LinkedIn e outros canais.
Com esse foco, o resultado inevitavelmente é decepcionante, pois no caso, só se está atacando uma das diversas dimensões do marketing nas redes sociais, que é a questão do conteúdo.
O que faltou? Simples, uma estratégia clara, com definição de objetivos, público-alvo, agenda e mensuração de resultados.
Importância de uma estratégia de marketing nas redes sociais
Criar uma estratégia de marketing nas redes sociais é o primeiro passo para o sucesso nessa área, pois é ela que servirá como diretriz principal para todas as ações de marketing nesses canais.
Como eu disse anteriormente, se você contrata uma agência ou freelancer simplesmente para criar posts, fica faltando o principal, que é justamente a estratégia.
A elaboração de um plano de marketing nas redes sociais é quem cria toda a estrutura de divulgação nesses canais. Sem ele, você não consegue saber o que realmente está dando resultado e onde vale realmente a pena investir.
Estrutura dos perfis e páginas
Um erro muito comum que verificamos em diversas empresas é menosprezar a questão de estrutura. Criar um perfil ou página nas redes sociais pode ser simples, mas na verdade, existem diversos detalhes a serem observados.
Por exemplo, o processo de Social Media Optimization – SMO, uma técnica utilizada para destacar perfis e páginas no Google e buscas internas da plataforma.
Outra questão, que fazemos questão de abordar em nosso Curso de Gestão de Redes Sociais é a da adequação do site para interagir com as ferramentas de marketing digital disponíveis nas redes sociais, como o Facebook Pixel e outras.
Como as redes sociais atualmente trocam informações sobre acessos, páginas visitadas e ações executadas no site da empresa, é necessário fazer a adequação da estrutura do site para que se possa extrair o máximo em termos de recursos.
Estratégia de conteúdo
Outro grande problema que identificamos entre as empresas que estão dando seus primeiros passos em termos de imersão digital nas redes sociais é a questão do conteúdo.
Por mais “descolada” que seja a rede, o conteúdo precisa ser envolvente. O marketing de conteúdo tem como função justamente isso, oferecer uma oportunidade de criação de envolvimento da marca com seus clientes em potencial.
A produção de conteúdo para redes sociais não é algo aleatório, desprovido de método. Ela segue técnicas e utiliza ferramentas. Não é qualquer imagem que funciona, não é qualquer legenda que gera engajamento e até mesmo o horário de publicação afeta o resultado de um post.
É por isso que em nosso Curso de Criação de Conteúdo Para Redes Sociais, vamos ensinando aos participantes desde os fundamentos da comunicação nas redes sociais, até técnicas mais avançadas de geração de engajamento e conversão.
Por isso, criar conteúdo para as redes sociais vem se tornando uma especialização cada vez mais procurada. Postar é fácil, o difícil é conseguir resultado com essas publicações, que justifiquem o investimento.
De olho na marca
Em qualquer dimensão do marketing digital, a coleta e análise de resultados é fundamental, pois são estas as informações que nos ajudam a aprimorar nossas estratégias de marketing online.
No caso das redes sociais não é diferente. Temos diversas ferramentas para o monitoramento de redes sociais que nos ajudam a analisar os resultados de nossas estratégias.
Mas essa função não se limita a métricas clássicas. É importante que você também monitore as menções à marca, para avaliar o sentimento dos usuários em relação à empresa, e até mesmo ajudar na gestão de crises nas redes sociais.
Resultado é o que importa
Para qualquer analista de mídias sociais que se preze, as métricas da vaidade não significam muito, mas sim os resultados. Para a empresa mais ainda!
A gestão de redes sociais, se formos avaliar bem, tem como objetivo final produzir resultados, seja na área branding, geração de leads ou conversões. Por isso é fundamental que os resultados sejam apresentados de forma bem clara.
Por isso, exija sempre que a agência ou freelancer de redes sociais apresente relatórios de desempenho e resultados, com foco não apenas em engajamento e crescimento da base de seguidores, mas também, e talvez principalmente, resultados de conversão.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing