Para que a gestão administrativa de uma empresa seja eficiente, é preciso manter a organização de todos os documentos relacionados aos processos, despesas e lucros.
A gestão e a análise de arquivos contribuem para que empreendedores tomem decisões baseadas nas informações apresentadas.
Entre os diversos documentos essenciais para o bom gerenciamento de uma organização, podemos destacar a DRE, isto é, Demonstração do Resultado do Exercício.
Para que você entenda um pouco mais sobre esse assunto, no decorrer deste conteúdo, vamos destacar a importância da DRE para a empresa e conheceremos alguns detalhes da sua elaboração.
Entendendo o que é uma DRE
A Demonstração do Resultado do Exercício, mais conhecida como DRE, é caracterizada por um documento contábil que possui a função de expor, detalhadamente, os resultados das ações executadas pela empresa durante um determinado período.
Neles são apresentados os números de receitas, investimentos, custos, despesas, que mostram o resultado líquido da organização.
Função da Demonstração do Resultado do Exercício
Essa ferramenta é utilizada, principalmente, para analisar a saúde financeira de uma empresa, uma vez que ela apresenta o lucro ou o prejuízo da organização perante as atividades executadas por ela.
Portanto, essa é uma ferramenta de gestão muito importante, pois permite que os gestores tenham o controle financeiro e, também, auxilia na tomada de decisões, como saber se existe a possibilidade econômica para apostar em determinados investimentos, por exemplo.
Muitas empresas ignoram os resultados deste documento e isso, muitas vezes, pode levá-las à falência.