Que características específicas apresenta o anúncio publicitário? O que é gestão de tráfego? Um anúncio publicitário é uma forma de comunicação cujo objetivo é incentivar a compra de determinado serviço ou determinado bem: pode ser oferecido por diversos meios – jornais, televisão, sites e páginas da web, rádio etc. destinados a atingir um alvo específico, identificado entre os potenciais compradores.
No conteúdo de hoje, além de explicar o que é um anúncio publicitário, no final vamos também falar sobre que características específicas apresenta o anúncio publicitário. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo para saber mais. Vamos lá, leia com a gente!
O que é um anúncio publicitário?
Um anúncio publicitário, portanto, é uma mensagem promocional (papel, vídeo, etc.) cuja finalidade é puramente persuasiva. Todos os elementos que o constituem servem para ter o efeito desejado no destinatário. Deve ser eficaz, claro e fácil de interpretar.
A parte textual tem um valor igualmente importante em relação à parte visual, que é a estética. Cada campanha é baseada em uma reivindicação, que corresponde ao título e nada mais é do que uma frase que é usada para destacar os méritos do que você pretende promover.
A pretensão pode ser considerada como uma espécie de promessa em relação ao alvo a que se dirige: uma afirmação cuja finalidade é essencialmente propaganda, e que muitas vezes pode ser excessiva e autorreferencial, buscando transmitir aos destinatários a ideia de uma superioridade, uma vantagem e uma excelência.
Que características específicas apresenta o anúncio publicitário?
Como é estruturado um anúncio publicitário? Que características específicas apresenta o anúncio publicitário? Muitas e diferentes são as partes que o compõem. A partir do topo, por exemplo, encontramos uma frase curta posicionada acima do título.
O título é o primeiro elemento significativo de um anúncio: corresponde ao título mencionado e visa atrair a atenção dos usuários. Às vezes pode ter a aparência de um slogan. O que importa é que sua mensagem, concisa e fácil de memorizar, que induza você a aproveitar o resto do anúncio.
Essa frase curta, por outro lado, visa resumir e enunciar os valores da empresa que está sendo anunciada ou da marca que deve ser promovida. Encontra-se de forma particular em comerciais de rádio e televisão, mas também em outdoors e em anúncios impressos. Para ser eficaz, deve ser incisiva e não muito longa.
Depois, há o corpo do texto, outro dos elementos de todo anúncio: consiste na parte descritiva do anúncio, da qual explica a mensagem a completando. Em essência, é como se o título sugerisse o que está sendo desenvolvido no corpo do texto.
Um anúncio publicitário também pode conter o logotipo, ou mais corretamente o logotipo seguido do slogan: pode ser definido como a parte pronunciável e legível de uma marca.
Não é só isso: há também a imagem, que corresponde à parte visual dos anúncios: se, no entanto, for feita referência a um produto fotografado, a expressão mais adequada é “packshot” e não somente “anúncio publicitário”.
Cada elemento tem sua função e sua importância. Se, no entanto, fôssemos estabelecer uma hierarquia, talvez pudéssemos dizer que é o título e a imagem que fazem a diferença em um anúncio publicitário.
Como desenvolver uma publicidade eficaz?
Uma boa propaganda pode melhorar os negócios de qualquer empresa. Mas atenção: um anúncio eficaz é neutralizado e anulado se for transmitido por meios de comunicação errados. Para uma mensagem dirigida a adolescentes, por exemplo, um anúncio publicado em um jornal pode ser caro e acima de tudo inútil.
Do ponto de vista prático, o que faz um anúncio funcionar é o alto nível de processamento retórico que o caracteriza.
Os aspectos que podem ser destacados pela reclamação, e depois pelo retorno, são potencialmente numerosos: não é necessariamente necessário focar nas características positivas do produto a ser promovido, mas também se pode apontar quem compra aquele item o tratando como melhor do que outros ou mais desejáveis.
Não devemos nos intimidar pelo uso extensivo da repetição, entendendo-se que os elementos que entram em jogo são muitos, da memorabilidade à musicalidade (no caso de comerciais na web, no rádio ou na TV): o segredo é identificar a combinação certa entre eles.
Quem faz anúncio publicitário?
Já sabemos que características específicas apresenta o anúncio publicitário, mas e quem faz esse tipo de job? Um profissional voltado para a área de marketing e propaganda, é claro. Estamos falando de profissionais capacitados, que passaram ao menos 4 anos em um curso focado no assunto, além de possuírem anos de experiência na área.
Dessa forma, se você busca se destacar em meio à concorrência com bons anúncios publicitários, então deve contratar os profissionais mais indicados para esse tipo de job. E então, gostou de entender mais sobre as características específicas de um anúncio publicitário? Comente abaixo. Até a próxima!