Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Quatro ferramentas básicas para começar uma marcenaria

Quatro ferramentas básicas para começar uma marcenaria

A profissão de marceneiro é conhecida desde os tempos bíblicos, mas não foge das dificuldades básicas de um empreendedor. Uma delas é saber como começar um negócio, dúvida que pode se manifestar por meio de alguns questionamentos como: que tipo de estrutura ter para começar o empreendimento? Quais  ferramentas são fundamentais em uma marcenaria? 

 

O trabalho começa antes mesmo das oportunidades das contratações aparecerem e a primeira grande obra do marceneiro é a montagem do próprio negócio.

 

Apesar da profissão ser antiga, as ferramentas vão se atualizando com o passar dos anos e o profissional precisa estar em dias com as novidades. Confira alguns itens necessários para o marceneiro e que ajudam o negócio a sobreviver e desenvolver-se.

 

Furadeira

 

A furadeira tem como função principal a produção de móveis e também a fixação de objetos decorativos ou móveis nas paredes.  Esse equipamento faz perfurações rápidas, promovendo economia de tempo nas reformas. 

 

Quando são do tipo martelete, as furadeiras também podem agir como britadeiras e perfurar objetos mais duros. Elas se dividem em categorias para uso doméstico, profissional ou industrial, sendo a principal diferença a potência. 

 

O equipamento pode ser usado na perfuração de superfícies diferentes, desde móveis de madeira até paredes de concreto. 

 

Parafusadeira

 

Como o próprio nome entrega, ela funciona principalmente na colocação de parafusos, mas também pode ajudar a retirá-los. A parafusadeira pode substituir a  tradicional chave de fenda e também promover economia de tempo, ainda mais quando são muitos parafusos a serem colocados ou retirados. 

 

A ferramenta também permite que os parafusos sejam colocados de uma forma mais precisa e resistam mais tempo na posição em que foram posicionados. O que pode deixar o marceneiro mais seguro em relação à qualidade do trabalho feito. 

 

A parafusadeira é mais leve do que a furadeira, com exceção daquelas feitas para parafusar superfícies mais duras. O equipamento, apesar de diferente em peso e função, pode ser usado em combinação com a furadeira, na qual uma fura e a outra coloca o parafuso.

 

Lixadeira

 

As lixadeiras também já existem de forma elétrica e são o equipamento adequado para finalizações em peças pequenas e intermediárias. Elas permitem deixar o acabamento mais uniforme, um dos passos mais importantes para a preparação das paredes pré-pintura.

 

Algumas lixadeiras têm também cabo extensível, o que permite fazer o acabamento em áreas altas como tetos, sem correr o risco de precisar subir em andaimes ou escadas. 

 

Além da possibilidade de diferentes alcances, a ferramenta também pode  ser usada em superfícies variadas, como gesso, drywall e massa corrida, por exemplo. Tudo isso sem fazer muita sujeira, porque há lixadeiras com coletor de pós e suporte para aspirador. 

Plaina

A plaina é muito útil no alinhamento de chanfros retos ou redondos, laterais de tábuas ou remoção de marcas de serra. O equipamento ajuda a nivelar superfícies e existe em diversas variedades no mercado, como madeira japonesa e plaina elétrica.

 

Assim como a lixadeira, a plaina é usada para acabamentos. É indicada tanto para peças curvas quanto planas ou peças largas, para esse último caso a plaina elétrica é a mais indicada.

 

Para o uso mais correto da plaina é preciso regulá-la conforme o uso. Por exemplo, com mais profundidade a ferramenta consegue retirar uma maior quantidade de pedaços de madeira. 

 

Segurança no trabalho 

 

Um bom serviço não depende só de ferramentas de qualidade, é preciso também de um bom atendimento ao cliente e de segurança para realizar a atividade. Por isso, é necessário investir também nos equipamentos de proteção corretos. 

 

Com ferramentas elétricas é preciso tomar algumas medidas como usar óculos e luvas de proteção, evitando cortes e farpas. Também é recomendado observar cabos e a rede elétrica para escapar de problemas maiores.

 

Guardar em caixas ou bolsas evita alguns desses danos e também o excesso de poeira no equipamento.  Mesmo assim é recomendado fazer a limpeza de itens como a furadeira e a parafusadeira, após o uso. Um pano seco ou um pincel macio podem ser bem empregados nessa tarefa.

You must login to add a comment.

Posts relacionados