Crowdfunding é uma ação coletiva para financiamento de alguma atividade de forma colaborativa. O objetivo é reunir diversas pessoas que possam colaborar com pequenas quantias e, assim, viabilizar uma ideia, um negócio ou um projeto, recebendo ou não uma contrapartida por isso.
Normalmente, um projeto de crowdfunding tem como objetivo criar uma obra de arte, produzir e distribuir uma atividade cultural, iniciar uma empresa. O retorno não é apenas para o grupo específico, ele vai de alguma forma para a sociedade.
O princípio que os websites de crowdfunding seguem para a captação dos recursos tem como principal incentivo, além do sentimento de apoiar, a relação entre o pedido e as recompensas. Além disso, é estipulada uma data limite para a arrecadação de um valor mínimo e se, no final desse período, não for arrecadado esse valor, o dinheiro volta para as mãos dos colaboradores.
Após a captação de recursos, é necessário tomar alguns cuidados. O primeiro e mais imediato é o de entregar todas as recompensas prometidas. Depois, é preciso pôr em prática o projeto da forma divulgada, pois os colaboradores que acreditaram na iniciativa vão querer ver o resultado.
Por isso, antes de propor uma ideia via crowdfunding, é preciso fazer um orçamento completo de todas as despesas necessárias para a sua implementação. Portanto, crowdfunding é uma forma rápida e relativamente simples de captar valores para a execução de uma ideia ou projeto de apelo popular, com baixa contrapartida.