Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes

Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes

Se você está pensando em começar a investir o seu dinheiro, mas não sabe por onde começar, este artigo é para você. Vamos falar sobre os principais tipos de investimento que existem no mercado, as suas vantagens e desvantagens, e como escolher o melhor para o seu perfil e objetivos.

O que são investimentos?

Investir é aplicar o seu dinheiro em algum ativo que possa gerar rendimentos no futuro. Existem diversos tipos de investimento, que podem ser classificados em duas categorias: renda fixa e renda variável.

Renda variável

A renda variável é um tipo de investimento que oferece uma rentabilidade incerta e variável, dependendo das condições do mercado. Ou seja, você não sabe quanto vai receber no final do período, podendo ter lucros ou prejuízos. Alguns exemplos de renda variável são:

Ações

São partes de uma empresa que são negociadas na bolsa de valores. Ao comprar uma ação, você se torna sócio da empresa e pode receber dividendos (parte dos lucros) ou valorização (aumento do preço da ação). As ações são consideradas investimentos de alto risco, pois podem sofrer grandes oscilações de preço conforme as expectativas dos investidores e os resultados da empresa.

Fundos imobiliários

São fundos que investem em imóveis ou em títulos relacionados ao setor imobiliário. Ao comprar uma cota de um fundo imobiliário, você passa a receber uma renda mensal proveniente dos alugueis ou dos juros dos títulos. Os fundos imobiliários também podem se valorizar ou desvalorizar conforme as condições do mercado imobiliário.

Criptomoedas

São moedas digitais que funcionam por meio de uma rede descentralizada e criptografada. Você encontra em corretoras especializadas, como a Exnova entrar. As criptomoedas podem ser usadas para transações online ou como reserva de valor.

As mais conhecidas são o Bitcoin e o Ethereum. As criptomoedas são consideradas investimentos de altíssimo risco, pois podem ter variações enormes de preço em curtos períodos de tempo.

Renda fixa

A renda fixa é um tipo de investimento que oferece uma rentabilidade previsível e definida no momento da aplicação. Ou seja, você sabe quanto vai receber no final do período. Alguns exemplos de renda fixa são:

Poupança

É o investimento mais popular e acessível do Brasil, mas também o que oferece a menor rentabilidade. A poupança rende 70% da taxa Selic, que atualmente está em 2% ao ano. Além disso, a poupança não tem imposto de renda nem taxa de administração.

Tesouro Direto

É um programa do governo que permite que você invista em títulos públicos, que são empréstimos que você faz ao governo em troca de juros. O Tesouro Direto tem diversas opções de títulos, com diferentes prazos e rentabilidades.

Alguns títulos são prefixados, ou seja, você sabe quanto vai receber no vencimento. Outros são pós-fixados, ou seja, a rentabilidade varia de acordo com algum indicador, como a taxa Selic ou o IPCA. O Tesouro Direto tem imposto de renda regressivo, que diminui conforme o tempo de aplicação, e taxa de custódia de 0,25% ao ano.

CDB

É um certificado de depósito bancário, que é um empréstimo que você faz a um banco em troca de juros. O CDB pode ser prefixado ou pós-fixado, e tem liquidez diária ou no vencimento. A liquidez é a facilidade de resgatar o seu dinheiro a qualquer momento. O CDB tem imposto de renda regressivo e pode ter taxa de administração.

LCI e LCA

São letras de crédito imobiliário e do agronegócio, que são empréstimos que você faz a um banco para financiar esses setores. A LCI e a LCA podem ser prefixadas ou pós-fixadas, e têm liquidez no vencimento. A vantagem desses investimentos é que eles são isentos de imposto de renda.

Como escolher o melhor tipo de investimento para iniciantes?

Não existe uma resposta única para essa pergunta, pois cada investidor tem um perfil e um objetivo diferente. No entanto, alguns fatores que podem ajudá-lo a escolher o melhor tipo de investimento para você são:

  • O seu objetivo: o que você quer fazer com o seu dinheiro? Comprar um carro, uma casa, viajar, se aposentar? Quanto tempo você tem para alcançar esse objetivo? Quanto dinheiro você precisa para isso?
  • O seu perfil de risco: qual é o seu grau de tolerância a perdas? Você consegue lidar com as oscilações do mercado? Você prefere ter uma rentabilidade menor, mas mais segura, ou uma rentabilidade maior, mas mais arriscada?
  • A sua disponibilidade financeira: quanto dinheiro você tem para investir? Quanto você consegue poupar por mês? Você tem uma reserva de emergência para imprevistos?
  • A sua educação financeira: quanto você sabe sobre investimentos? Você entende os conceitos básicos, como juros, inflação, impostos, taxas? Você acompanha o noticiário econômico? Você busca se informar e se atualizar sobre o mercado?

De forma geral, os investimentos de renda fixa são mais indicados para iniciantes, pois são mais simples, seguros e previsíveis. Eles podem ser usados para formar uma reserva de emergência ou para objetivos de curto e médio prazo.

Já os investimentos de renda variável são mais indicados para investidores mais experientes, que buscam uma rentabilidade maior no longo prazo e que estão dispostos a correr mais riscos.

Uma dica importante é diversificar os seus investimentos, ou seja, não colocar todo o seu dinheiro em um só tipo de ativo. Assim, você reduz os riscos e aumenta as chances de obter bons resultados.

 

web.trends

web.trends

Agência de Marketing de Performance e DiferenciaçãoNovo na comunidade
Adriano Luz é fundador da Agência Digital Webtrends e responsável pela manutenção de portais de conteúdo como o Trendszone. Adora compartilhar conhecimento obtido ao longo de sua vivência nos últimos anos no mundo do Marketing e do Empreendedorismo.

You must login to add a comment.

Posts relacionados