Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Qual o melhor momento de vender uma empresa?

Qual o melhor momento de vender uma empresa?

Ao escolher vender sua empresa ou uma participação dela, é necessário entender se o momento em que ela se encontra está favorável para isso. Isso porque a ocasião ideal para esse tipo de negociação é quando há uma previsão de crescimento, pois o valor de uma companhia depende em sua maior parte da evolução contínua no presente e no futuro. 

 

Todavia, existem no mercado vários tipos de empresas e cada uma com uma situação diferente. Por isso, para decidir o melhor momento para a sua venda e o valor ideal a ser cobrado, o vendedor precisa conhecer as diversas opções para esse negócio, quais os perfis dos investidores e como fazer a venda de empresas

 

Confira neste artigo como vender cada tipo de companhia e qual o melhor momento para isso.

 

Venda de empresas pelo para investidor estratégico 

 

É realizada para uma empresa que opera no mesmo segmento ou em um segmento próximo ao seu. Nessa linha, dentre os potenciais investidores podem estar uma organização concorrente da que está sendo vendida, uma companhia interessada em expandir para um novo segmento ou estrangeiros que pretendem entrar no Brasil. Geralmente, este investidor estratégico quer adquirir uma participação majoritária e você já receberá um bom valor pela venda em um primeiro momento. 

 

Venda de sociedades para fundos de investimento

 

Os fundos de investimento costumam comprar uma parte da empresa pensando em investir no seu crescimento, para futuramente revendê-la com lucro. Se você confia no potencial de expansão do seu negócio, pode ser mais interessante vendê-lo para um fundo, o qual investirá para melhorar a rentabilidade e conseguir lucrar com a venda posterior. Mesmo que você não receba nada inicialmente, em médio prazo, quando o fundo decidir que já é hora de sair e se tudo ocorrer conforme previsto, você terminará recebendo um valor muito superior ao que obteria caso você tivesse saído da empresa quando ela era bem menor. 

 

Venda de companhias para um sócio

 

A venda de uma participação da empresa para um sócio deve ser encarada da mesma forma como se ela fosse para terceiros. Nesse caso, a contratação de um assessor financeiro em fusões e aquisições faz toda a diferença, pois ele consegue evitar que a negociação seja afetada pelo envolvimento emocional das partes.

 

Venda de sociedades estáveis

 

As empresas estáveis, de tamanho médio ou grande, apesar de não estarem em crescimento, também apresentam maior facilidade de serem vendidas. Como já possuem faturamento e despesas facilmente estimáveis, avaliá-las é uma questão relativamente simples, assim como explicar a avaliação para os investidores interessados. Especialmente se a empresa tem contratos de longo prazo ou uma carteira de clientes diversificada.

 

Venda de sociedades em queda

 

É possível a venda de uma empresa em queda, porém você precisa saber que o valor da negociação será mais baixo do que o esperado. Entretanto, o ideal é procurar consultores especializados em fusões e aquisições para ajudar a solucionar os seus problemas, recuperar o crescimento, ou pelo menos conseguir cessar a queda, e apenas depois disso pensar na venda da empresa.

 

Venda de empresas rentáveis

 

Uma empresa rentável, de tamanho médio ou grande, pode ser facilmente vendida com a ajuda de assessores financeiros em fusões e aquisições, pois são muito procuradas por investidores, dentro e fora do Brasil, que, consequentemente, pagam um bom preço para fechar o negócio.

 

Venda de empresas em dificuldades

 

Uma sociedade que não gera caixa pode até mesmo não ter valor de venda, ou seja, o preço de compra da empresa é zero. As empresas que consomem caixa são normalmente obrigadas a se endividar e, no caso improvável de serem vendidas, são compradas pelo valor da dívida.

 

Se este for o seu caso, o ideal é contratar uma consultoria especializada em recuperação de empresas para tentar viabilizar a sua venda. Esses consultores costumam assumir de forma temporária a gestão e focam em aumentar receitas, diminuir custos, e negociar com bancos e fornecedores melhores condições de pagamento para minimizar seu capital de giro.

 

Em alguns casos, a situação é irreversível, e os consultores não têm outra opção senão entrar em um processo de recuperação judicial para renegociar dívidas com bancos e fornecedores. Porém, uma vez recuperada a sua companhia, já com lucros e com geração de caixa, será o momento adequado para contratar um assessor especializado na compra e venda de empresas.

 

Com ajuda profissional, é possível passar por todo o procedimento de venda de uma empresa sem grandes preocupações, maximizando o valor de venda e diminuindo riscos. Contate a Capital Invest, que oferece consultoria em M&A, auxiliando organizações nacionais e estrangeiras em suas aquisições no Brasil para gerar maior valor com menor risco.

 

Gabriel Lafeta

Gabriel Lafeta

Especialista
Analista de sistemas, desenvolvedor web. Apaixonado por tecnologia, SEO e marketing digital Este sou eu. Vivendo e aprendendo a cada dia.

Meu site:
https://www.gr3web.com.br

You must login to add a comment.

Posts relacionados