Os itens feitos e produzidos com couro foram sempre bem vistos pela sociedade, e agora com o consumismo exacerbado, a procura por eles está cada vez mais em alta. Para saber qual o cenário do mercado de couro no Brasil é preciso analisar as vendas e os lucros que o país teve com esses produtos.
De acordo com os números, o país está em alta no mercado. Isso se dá principalmente porque o Brasil possui a maior manada de comércio do planeta Terra.
O país chega a alcançar marcas de aproximadamente dois bilhões de dólares por ano com vendas e exportações nesse mercado.
Esse ramo conta com 260 insumos de abatimento de animais e chega a empregar 40 mil pessoas, pois os produtores precisam dar conta de exportar para os mais de 70 países que contam com esses produtos.
Entre os principais parceiros, o Brasil conta com a China como a principal importadora, e logo em seguida, os Estados Unidos e a Itália.
Mercado do couro nos estados brasileiros
O estado que possui maior destaque é o Rio Grande do Sul, pois é responsável por mais de 25% de toda a exportação brasileira.
Em seguida, vem o estado de São Paulo com aproximadamente 15% da exportação total.
Ademais, vale assinalar que as cidades de Franca e Goiás, por serem referências nos produtos de calçados, ganham destaque também no mercado de couro do Brasil.
Brazilian Leather
A Brazilian Leather é um programa que tem por objetivo fazer a divulgação do couro produzido no Brasil para os países de fora.
A proposta começou com a colaboração das instituições CICB e a Apex-Brasil, e estas procuram mais visibilidade para esse mercado tão importante no país.
Entre as atitudes tomadas para concretização desse projeto, vemos os diversos investimentos para a presença dos produtos brasileiros em eventos comerciais no exterior e a divulgação desse setor nos meios de comunicação dos países de fora.
Também é importante salientar os esforços para acompanhar e aderir à moda dos estrangeiros, a fim de agradar esse novo mercado.
Aspectos ambientais, sustentáveis e condução dos animais
Atualmente, a crescente preocupação com os animais e com o meio ambiente, são fatores que agregam ou limitam os consumidores, pois a busca por produtos sustentáveis e que levam condutas corretas com seres vivos aumentaram consideravelmente.
O couro se encaixa nas indústrias da carne. Estas lucram muito com o abatimento do animal, pois a matéria do couro chega a corresponder apenas a um décimo do preço que a vaca custa.
É importante apontar que o couro é uma forma de aproveitamento da pele do animal que já foi abatido, pois evita que esta matéria prima seja desperdiçada ou jogada fora.
A crueldade com muitos animais e a preocupação com a extinção de répteis, como cobras e crocodilos, são fatores que algumas empresas como a Fiori Sofás estão levando em consideração para agradar o consumidor e fazer com que sintam-se com a consciência tranquila ao adquirir esses tipos de produtos.
Existem leis que são destinadas a esse setor, para garantir a proteção dos animais e do meio ambiente.
Entre as principais, podemos citar a que impede a utilização de outros nomes para produtos que tenham sido produzidos sem a pele do animal. Portanto, só pode ser chamado de couro se tiver matéria prima dos seres vivos.
Qual o cenário do mercado de couro no Brasil?
O Brasil, como já citado, é o maior vendedor de couro do mundo. Entretanto, o país exporta diferentes tipos de produtos com esse material.
Tipos produzidos no Brasil
Couro cru
Envolve as peles de animais de diferentes origens que não foram curtidas, isso significa que o couro não foi colocado em bronzeamento ainda. Dessa forma, constitui-se com uma cor mais clara.
Não pode ser exposto ao calor e nem ser molhado, pois, respectivamente, fica duro e estraga.
Couro acabado
Inclui as diversas pele de animais, mas já com o acabamento necessário e passado por todos os processos industriais necessários.
Nesse caso, o couro já está pronto para ser usado.
Aqui é geralmente o resultado da fabricação do couro, pois já passou por todas as etapas e sua transformação foi completa.
Couro semiacabado
Pode ser os diversos tipos de peles de animais que passaram por todos os procedimentos necessários, mas que ainda não receberam o acabamento. Assim, o couro não terminou seu processo de produção.
Conclusão
A produção de couro gera lucros significativos para as empresas que exercem essa atividade.
Colocam em análise os impactos ambientais e os maus tratos com animais, os consumidores procuram alternativas que sejam mais sustentáveis. Dessa forma, as grandes empresas estão trabalhando nesse aspecto a fim de não perder compradores.
Para ter consciência de qual o cenário do mercado de couro no Brasil, é preciso comparar os dados. Estes indicam que o país é o maior exportador desse ramo.