A pós-venda de qualquer produto ou serviço é uma das etapas mais importantes de uma venda, entretanto, é um fato que muitos estabelecimentos desconhecem qual é a importância do pós-venda na hotelaria, e pensando nisso, decidimos trazer algumas dicas sobre esta etapa.
Portanto, mais abaixo você conseguirá observar diversas informações que irão lhe auxiliar a entender um pouco mais sobre como a pós-venda funciona, como realizá-la utilizando técnicas e estratégias modernas, além de quais vantagens estes hábitos conseguem trazer.
Sendo assim, caso você realmente queira aprender qual é a importância do pós-venda na hotelaria, acaba se tornando essencial e fundamental que você preste muita atenção em todas as informações que serão citadas a seguir.
Qual é a importância do pós-venda na hotelaria: entenda tudo
Para iniciar, é essencial que você comece aprendendo um pouco sobre a importância do pós-vendas em todos os tipos de estabelecimentos, para que então, você possa ver algumas estratégias para realizar esta etapa de maneira eficiente.
Não é novidade para ninguém que o ato de conquistar novos clientes, e assim, fidelizá-los não é uma tarefa fácil, já que acaba envolvendo diversos outros parâmetros, que nem sempre estão ao nosso alcance.
Com isso, acaba se tornando essencial que você busque otimizar e adaptar ao máximo todos os parâmetros que dependem exclusivamente de você e do seu estabelecimento, sendo um deles, o pós-venda.
Portanto, pode-se dizer que a verdadeira importância do pós-venda está no relacionamento que o cliente acaba criando com a empresa, sendo a etapa que irá definir a sua fidelização ou insatisfação com a empresa no geral.
Um ponto que acaba sendo consequência da fidelização dos clientes, está no aumento de vendas e maiores lucros das empresas, já que, você não precisará contar somente com os clientes novos, já que os antigos deverão voltar a fazer negócios com você.
Métodos de fazer um pós-venda efetivo
Com isso, pode ser afirmado que você já entendeu bem qual é a importância do pós-venda na hotelaria, portanto, agora chegou a hora que você irá aprender algumas maneiras para conseguir atrair mais pessoas para o seu hotel utilizando o pós-venda.
Lembre-se que todas as dicas e métodos que serão citados a seguir, são métodos utilizados em hotéis por todo o mundo, portanto, são estratégias que realmente funcionam.
Talvez seja necessário fazer alguma adaptação nelas, para assim, elas se encaixarem melhor no seu hotel, infraestrutura e público-alvo, portanto, tente observar as possibilidades de flexibilidade destas estratégias.
Demonstre interesse pelos objetivos e gostos do cliente
Primeiramente, é essencial que você busque mostrar para o seu hóspede que você realmente se preocupa com ele e os seus objetivos, dando uma maior atenção para os seus gostos e expectativas, além disso, esta é uma das estratégias de pós-venda mais utilizadas em todo o mundo.
Tal fato consegue trazer um maior interesse por parte do cliente em sua hospedagem, já que todo mundo gosta de ser bem tratado, sentindo-se especial e único.
Portanto, busque fazer diversos questionamentos para o seu cliente, como por exemplo: qual o motivo de sua hospedagem? Qual tipo de hospedagem é de sua preferência? Quais são as melhores formas de pagamento e preços para ele? E dentre outros.
Além de auxiliar na própria venda em si, as respostas destas perguntas também podem ser utilizadas no pós-venda, possibilitando que você trace estratégias utilizando-as.
Faça uso dos newsletters
O newsletter se trata de um e-mail, que acaba sendo enviado para uma lista pré-organizada de clientes, onde você busca enviar promoções e algumas informações e novidades do seu estabelecimento.
Sendo assim, é essencial que você busque montar diversas listas dos seus clientes, fazendo uma organização de acordo com os seus gostos, nos quais você conseguiu notar utilizando as perguntas citadas anteriormente.
E após criar estas listas, busque recorrentemente, enviar newsletters para os clientes destas listas, cada lista deve ter um newsletter específico, que conseguirá chamar a atenção daqueles determinados clientes, através dos seus gostos e preferências.
Crie promoções e bônus para clientes fidelizados
Continuando a nossa lista de métodos para se fazer um bom pós-venda, já que você já sabe qual é a importância do pós-venda na hotelaria, devemos citar sobre as promoções que você pode oferecer para os seus hóspedes que já são fidelizados.
Buscar oferecer descontos e promoções especiais para aqueles hóspedes que acabam retornando ao seu estabelecimento é uma das maneiras mais efetivas de realizar um pós-venda, já que, se o cliente está retornando ao seu hotel, com certeza ele se agradou com a sua experiência.
Com isso, ao ganhar um desconto ou promoção especial, o seu ponto de vista em relação a sua hospedagem deverá melhorar ainda mais, aumentando a sua vontade de voltar mais vezes.
Faça uma pesquisa de satisfação e opinião com os hóspedes
Para finalizar, também é importante que você demonstre um certo interesse em relação a experiência que o seu hóspede teve. Portanto, busque fazer pesquisas e perguntas após a hospedagem do seu hóspede, em relação a sua opinião do seu hotel e serviços oferecidos.
Entretanto, não deixe que as respostas destas perguntas sejam esquecidas. Utilize-as para aprimorar e desenvolver ainda mais o seu estabelecimento.
Com isso, pode-se dizer que você já está por dentro de tudo para conseguir entender qual é a importância do pós-venda na hotelaria, além de como fazer esta etapa de maneira eficiente.