Um dos principais fatores para um bom fortalecimento e crescimento capilar é os nutrientes adquiridos por meio da alimentação. Embora investir em cremes de hidratação, óleos, shampoo e condicionador certos também seja fundamental, apenas o cuidado externo não é suficiente.
Uma alimentação saudável, rica em vitaminas, nutrientes, água e sais minerais, como frutas, vegetais, carnes e ovos é capaz de dar um funcionamento melhor ao corpo e, consequentemente, mais saúde aos fios.
Não adianta investir nos melhores e mais caros cremes do mercado, pois eles não vão recuperar um cabelo danificado quando for resultado de refeições pobres em vitaminas necessárias para um bom funcionamento do corpo.
Muitos alimentos auxiliam na saúde do cabelo, evitam a perda de pigmento e a queda, auxiliam na produção de oleosidade natural, proteção do bulbo capilar, preservação do couro cabeludo, prevenção do ressecamento, dão elasticidade aos fios, entre outros benefícios.
Os benefícios de uma alimentação saudável
Ter uma alimentação saudável é sinônimo de viver bem, com qualidade. Ingerir alimentos de forma correta traz inúmeros benefícios para a saúde, corpo, pele, cabelos e unhas.
A junção da alimentação saudável com bons produtos de estética pode beneficiar infinitamente seus fios. O importante é seguir uma alimentação balanceada, conforme idade e o estilo de vida de cada um.
Alguns nutrientes possuem maior popularidade, por conta dos benefícios que proporcionam, como:
- Selênio;
- Zinco;
- Vitaminas A, B, D, E e C;
- Ferro;
- Proteína;
- Ômega 3 e 6.
Os resultados dependem da ingestão desses alimentos. Só assim os nutrientes serão absorvidos e encaminhados ao organismo. Porém, não se deve comer demais pensando em aumentar a reserva nutricional já que a digestão fica sobrecarregada e prejudica a absorção.
Ainda que algumas práticas sejam popularizadas, a aplicação desses alimentos de forma tópica nos cabelos não nutre as fibras capilares.
Os melhores alimentos para o cabelo
Considerando esses fatores, algumas opções de alimentos incluem:
- Aveia: contém silício e zinco, vitaminas do complexo B e fibras;
- Batata doce: contém carboidrato, vitamina A, C e biotina;
- Carne vermelha: contém ferro e aminoácidos, vitamina B. Mas o consumo precisa ser moderado e, de preferência, carnes magras;
- Cenoura: contém betacaroteno e vitamina A que auxilia na pigmentação do cabelo, prevenindo o cabelo branco e ajuda também no combate aos radicais livres.
- Feijão: também contém ferro que previne a anemia, e zinco.
- Folhas verde escuras: ferro, vitaminas A e C, e também ajuda a combater os radicais livres;
- Frutas: o abacate contém gorduras boas e vitamina E, o morango flavonoides e vitamina C e laranja às fibras que ficam na parte branca da fruta;
- Oleaginosas: castanha do Pará garante a ingestão de selênio, e gorduras saudáveis, isso ajuda no fortalecimento capilar. Importante lembrar que não deve ser consumida em excesso;
- Ovo: proteínas, vitaminas, aminoácidos e sais minerais como ferro, selênio e zinco; e
- Peixes: têm nutrientes que ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento, além de vitaminas do complexo B, ômega 3, cálcio e fósforo.
Portanto, é importante inserir esses alimentos nas refeições, mas também é válido evitar excessos de outros alimentos que são prejudiciais como farinha branca, gorduras saturadas, bebidas alcoólicas, açúcar e processados.
A alimentação balanceada é um dos pilares principais para a saúde capilar, mas em caso de queda excessiva dos fios, seborreica, dermatite, coceira entre outras coisas é fundamental buscar um profissional especializado para um tratamento específico.