Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Qual a importância da inteligência artificial para a indústria?

Qual a importância da inteligência artificial para a indústria?

O aprimoramento da eficiência de produtos do segmento fabril, como os motores elétricos industriais e outros, se deve muito ao emprego de tecnologias, e elas não param de surgir e transformar os processos industriais.

 

Uma dessas tecnologias que estão promovendo a chamada quarta revolução industrial é a inteligência artificial, cuja base é tornar máquinas mais inteligentes por meio da aprendizagem contínua que capacita sistemas e equipamentos a executarem  atividades complexas.

 

Desse modo, a importância da inteligência se dá pelo fato de proporcionar ao segmento fabril mais capacidade de automação de tarefas, o que gera mais economia. Há ainda outros benefícios que explicam a relevância da tecnologia para o campo industrial. Continue a leitura e veja quais são eles.

Aplicações na Inteligência Artificial na indústria

A inteligência artificial conquista cada vez mais investimento do setor industrial em razão de suas diversas aplicabilidades, entre elas, pode citar:

 

  • Monitoramento da produção: com auxílio de sensores, é possível que o gestor monitore em tempo real a linha de produção inteira de um equipamento que conta com diversos processos, como um compressor de ar pistão, um maquinário utilizado em procedimentos de diversas indústrias.

 

  • Logística: a IA também é vastamente aplicada no setor logístico, em que máquinas realizam os mais diversos tipos de atividades, como: separação, armazenamento, expedição, entre outros.

 

  • Manutenção preditiva: a manutenção preditiva é primordial para o segmento industrial, pois o processo é crucial para identificação rápida de falhas em maquinário. A inteligência artificial entra para dar mais precisão e com isso previsibilidade e agilidade no procedimento.

 

  • Gestão de cadeia de suprimentos: na fabricação de um equipamento de uso industrial, como um filtro prensa, é comum a utilização de diferentes matérias-primas e por isso, é preciso ter precisão quanto ao volume de produção para evitar desperdício. Nesse campo, os recursos de IA fazem a diferença, uma vez que auxiliam a prever demandas.

 

  • Atendimento ao cliente: outra aplicação da inteligência artificial na indústria é no atendimento ao cliente por meio dos chatbots, softwares aplicados em sites que atendem automaticamente os consumidores, solucionando dúvidas e outras questões. 

4 benefícios da IA para o segmento industrial

1.Fomenta a inovação: com respostas rápidas sobre diversos processos, a gestão consegue ter uma visão ampla e com isso, há estímulo à inovação, ou seja, a criação de novas ideias que aprimorem os produtos.

2. Rapidez na solução de problemas: monitoramento em tempo real da produção, logística e outros departamentos faz com que erros sejam detectados com agilidade, promovendo soluções eficazes e mais rápidas.

3. Ganho de competitividade: indústrias que incorporam tecnologias com a IA são melhor vistas pelo mercado, já que as soluções tecnológicas conferem aumento de eficiência e qualidade nos produtos e serviços.

4. Aumento exponencial da capacidade produtiva: além de automatizar variados processos, a Inteligência Artificial permite que as atividades sejam executadas sem interrupção, o que resulta num aumento significativo da produtividade.

 

Chega ao fim o nosso artigo sobre qual a importância da inteligência artificial para indústria, que é elevada em diferentes aspectos. O que achou do texto de hoje? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais

You must login to add a comment.

Posts relacionados