Dentre as várias profissões de saúde, a de nutricionista ocupa uma das principais posições. Este profissional é responsável por promover a saúde e o bem-estar através da alimentação. No Brasil, existem dois tipos de nutricionistas: o nutricionista clínico e o nutricionista esportivo.
O nutricionista clínico é o profissional que atua na prevenção e no tratamento de doenças através da alimentação. Já o nutricionista esportivo é o profissional que se especializa em nutrição esportiva. Ele atua na preparação de atletas para competições, na manutenção da saúde dos atletas e também na recuperação deles após os eventos esportivos.
A principal diferença entre um nutricionista clínico e um nutricionista esportivo está na sua formação. O nutricionista clínico é formado em Nutrição, Biologia, Farmácia ou Química. Já o nutricionista esportivo é formado em Educação Física, Nutrição, Medicina ou Odontologia.
Apesar das diferenças na formação, os dois tipos de nutricionistas têm a mesma responsabilidade: promover a saúde e o bem-estar através da alimentação. Os nutricionistas esportivos, no entanto, têm uma formação específica na área de nutrição esportiva, o que os torna aptos a atuar de forma mais especializada na área.
Como é uma consulta com nutricionista esportivo?
A consulta com nutricionista esportivo é o primeiro passo na busca por um estilo de vida mais saudável e, consequentemente, por um corpo em forma. Durante esse encontro, o profissional avalia as necessidades do paciente e estabelece um plano de intervenção para atingir os objetivos.
A consulta pode durar de a minutos e é dividida em duas partes: na primeira, o nutricionista realiza uma entrevista com o paciente para conhecer sua rotina, hábitos alimentares e objetivos; na segunda, é feito o diagnóstico, com a análise da composição corporal e do perfil lipídico.
“É importante que o paciente seja sincero na hora de responder as perguntas do nutricionista, para que ele possa traçar um plano de intervenção adequado. Por isso, é fundamental que o profissional seja capacitado e atualizado nas últimas pesquisas na área de nutrição esportiva”, explica a nutricionista esportiva Rúbia Souza.
A partir dos dados coletados, o nutricionista esportivo irá elaborar um plano alimentar específico para o paciente, com recomendações de nutrientes e de calorias e orientações sobre os hábitos alimentares que devem ser mudados.
“A orientação dos profissionais em relação à dieta é muito importante para o sucesso do tratamento. Por isso, é fundamental que o paciente siga à risca as orientações recebidas e, assim, obtenha os resultados esperados”, finaliza Rúbia.
Siga para mais dicas de nutrição esportiva:
- Como montar uma dieta para ganhar massa muscular?
- Dieta para hipertrofia: saiba quais os nutrientes necessários
- Segredos de uma dieta saudável