Cada dia mais as empresas estão valorizando as soft skills e fazendo contratações que não envolvam somente as habilidades técnicas – ou hard skills – dos funcionários, mas também a sua inteligência emocional, capacidade de se comunicar, e outras soft skills relevantes.
Se você está buscando se recolocar no mercado de trabalho ou está buscando o seu primeiro emprego, com certeza você precisa pensar em desenvolver algumas das soft skills mais valorizadas pelas empresas antes de continuar nessa jornada.
O que são soft skills
Soft skills são habilidades não técnicas que fazem a diferença no ambiente de trabalho. Apesar das habilidades técnicas serem importantíssimas para desenvolver um bom trabalho, como estamos em um mundo cada vez mais conectado e que precisa de equipes multidisciplinares para solucionar problemas e desenvolver projetos, é importante que você tenha capacidade de se relacionar, comunicar e lidar com adversidades, ter empatia e ser ético, por exemplo, e esses são ótimos exemplos de soft skills.
As soft skills são tão importantes que algumas empresas que não tinham essa cultura implementada antes, estão buscando formas de conseguir ajudar os funcionários a conseguirem desenvolvê-las.
Uma das formas mais comuns que as empresas encontraram é contratar palestra motivacional, além de contratar psicólogos e outros tipos de profissionais que podem ajudar os funcionários a terem mais empatia e facilidade na comunicação diária.
Hard Skills
Toda vez que falamos de soft skills, também é importante contextualizar o que são as hard skills, afinal, elas também são importantes para o mercado de trabalho.
As hard skills são habilidades como por exemplo as que você conquistou fazendo o seu curso superior.
Ou então alguma outra habilidade que você conseguiu com cursos extras. Para dar um exemplo mais real, um bom exemplo de hard skill é dominar o uso do Excel.
Quais as soft skills mais importantes para as empresas?
Mas agora que já contextualizamos e definimos o que são soft skills, está na hora de citar algumas que são as que as empresas estão mais buscando nos seus funcionários.
Boa comunicação
Como já dissemos, as equipes estão cada vez mais multidisciplinares, e com isso, a comunicação está se tornando cada vez mais importante.
Uma coisa era quando o time de marketing só precisava conversar entre si, outra coisa totalmente diferente é quando o time de marketing precisa conversar com o time de vendas de forma efetiva, garantindo que as ações de marketing e vendas estejam alinhadas.
Ou então quando o time de marketing precisa conversar com o time de desenvolvimento de produtos ou com o time de TI para solicitar dados para analisar.
Perceba que antes, a comunicação podia ser técnica, e todos podiam falar a mesma língua. Agora é necessário buscar uma língua global dentro da empresa, que possa ser entendida por diversos funcionários diferentes.
Outro ponto importante na comunicação é que as empresas estão buscando cada vez mais diversidade entre os seus colaboradores, ou seja, agora você precisa se comunicar com pessoas cada vez mais diferentes de você, e conseguir fazer isso de forma efetiva.
Pensamento voltado para soluções
Outra soft skill muito buscada é o intraempreendedorismo, ou o pensamento voltado para soluções dentro da empresa.
Se a empresa tem um problema, os funcionários precisam olhar para esse problema como algo que todos precisam resolver e não somente como algo que os líderes, gerentes e cargos superiores precisam lidar.
Sempre que você tiver um problema á sua frente, a melhor coisa a fazer é buscar soluções e não esperar que algum superior chegue com a solução para você.
A tendência é que cada vez mais a gente veja equipes auto gerenciadas, sem a necessidade de ter cada passo mandado.
Você precisa ser proativo, buscar soluções e estar sempre buscando novas habilidades para complementar o time.
Empatia
Outro item essencial para lidar com equipes multidisciplinares e diversas é a empatia. A empatia é quando você consegue se colocar no lugar do outro e entender as suas motivações e inseguranças.
A empatia parte do pressuposto que você não olha para o outro com os seus olhos, mas sim com os olhos dele.
Você tenta entender as suas vivências, experiências e tudo o que aconteceu com a pessoa para entender que as suas ações e suas reações serão totalmente diferentes das suas.
A empatia ajuda a ter uma visão melhor do outro, entender suas motivações, e também entender coisas que você pode fazer e que pode magoá-lo ou causar alguns desconfortos na equipe.
É importante ter empatia e se colocar no lugar do outro e ter essa postura sempre que notar que você está fazendo algum tipo de julgamento que pode ser muito injusto e causar mais problemas do que soluções.