Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Quais negócios criar na internet para gerar renda extra?

Quais negócios criar na internet para gerar renda extra?

Viver de um negócio totalmente digital é possível, sim. O que é preciso saber é como começar de forma correta, para que depois não seja necessário largar tudo no meio do caminho e ver os sonhos se transformando em pó. Neste artigo você conhecerá alguns empreendimentos no nicho do entretenimento e comunicação, que podem ser monetizados de diversas formas e se transformar em novos negócios.

Segundo reportagem publicada na revista Isto É Dinheiro, as vendas online cresceram 56,8% no ano passado e com isso as oportunidades de criação de novos negócios também aumentaram. Mas quais negócios criar na internet para gerar renda extra?

Sim, renda extra, porque é assim que se deve começar. Nunca se deve abandonar um emprego por pior que seja para se arriscar no empreendedorismo sem uma base para manter o negócio. Comece seu projeto nas horas vagas e gradativamente faça-o crescer e depois, quando estiver gerando uma renda maior que seu emprego, capaz de manter seu padrão de vida e ainda sobrar para investir na estrutura de seu empreendimento, poderá demitir seu chefe.

Negócios online na área de conteúdo

Um dos setores que mais cresce é o de produção de conteúdo. Exemplo disso são os canais de YouTube, podcasts, portais de notícias, rádios online, guias comerciais e vários outros.

Criar um portal de notícias, por exemplo, é um tipo de negócio interessante para começar, caso tenha algum conhecimento em jornalismo ou seja um redator. Não é preciso ser um jornalista formado para criar um negócio desse tipo, mas se faz necessário ter uma boa escrita. Esse tipo de negócio é monetizado com anúncios do Google e outras empresas, além de vendas de espaços de publicidade para o comércio local e publicação de conteúdo pago, os conhecidos publieditorial.

Criar uma rádio online ou web rádio, como também é conhecida, é uma alternativa de negócio para começar. E sim, também não precisa ser um locutor experiente para começar a empreitada, mas saber falar bem e ter boa leitura, além de dominar a comunicação, é fundamental. Pode-se fazer parcerias com alguns locutores também.

Ao contrário de uma rádio tradicional, a online não necessita de autorização ou concessão do Ministério das Comunicações para operar, pois não se faz uso de frequências (AM ou FM) e limita-se apenas a ser ouvida em computadores, tablets e smartphones. Assim como no caso dos portais, uma rádio online pode gerar renda através de anúncios em sua grade de programação e promoção de eventos.

Existem muitos cursos para locução para ajudar quem deseja saber um pouco mais sobre esse meio. E a prova de que o rádio online é tendência é o fato de que todas as rádios tradicionais fazem uso de alguma plataforma de internet para transmitir sua programação e abocanhar uma fatia desse público.

Em um próximo artigo poderemos falar sobre podcasts como uma das alternativas para gerar renda extra na internet. Mas pense nas sugestões de hoje e, quem sabe, esteja nascendo aqui e agora um novo portal de notícias ou uma rádio online na sua cidade. 

Dúvidas, posso ajudar através do e-mail: nopnetmidia@gmail.com 

Antonio Marques

Antonio Marques

Jornalista e consultor de projetos de comunicaçãoNovo na comunidade
Jornalista e consultor de projetos de comunicação com mais de 30 anos de experiência na área. Atuou como diretor de redação de vários jornais, diretor de emissoras de rádio e escreve para vários portais de notícias e jornais. Também é correspondente brasileiro de emissora de TV da Argentina.

Como consultor, ajudou muitas empresas e empreendedores na criação de portais de notícias, rádios e podcasts emprestando sua experiência adquirida ao longo dos anos. Aqui no Respostas Sebrae está disposta a ajudar quem está dando os primeiros passos na área.

You must login to add a comment.

Posts relacionados