Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Quais as expectativas de crescimento para o setor turístico nacional?

Quais as expectativas de crescimento para o setor turístico nacional?

Os representantes do turismo potiguar iniciam o segundo semestre de 2021 com uma visão cautelosa, mesmo diante da perspectiva de controle da pandemia da Covid-19. Desde o ano passado o setor tem enfrentado uma grave crise, que levou muitos praticamente à falência, já que devido à insegurança causada pelo novo coronavírus grande parte dos turistas decidiram adiar ou cancelar as viagens que estavam planejadas. 

O aumento no número de voos para o Rio Grande do Norte, que deve chegar a 98% do que era em 2019, e o avanço do calendário de vacinação são os principais fatores que levam a uma perspectiva positiva do cenário, no entanto o setor só deve ganhar fôlego, de fato, em 2023. A expectativa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RN) é de que o fluxo de turistas este ano chegue a 70% do fluxo de 2019.

Segundo dados do Consórcio Inframérica, em julho houve um aumento de 15,5% no número de turistas que desembarcaram no estado em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse percentual representa um acréscimo de mais de R$ 80 milhões na economia potiguar, de acordo com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

“Compreendemos que esse é um momento essencial, por isso estamos realizando muitas ações de promoção do destino e esse é um dos resultados que irá colaborar com a retomada do turismo no RN”, afirmou Bruno Reis, diretor da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Empotur).

As prefeituras dos municípios do Rio Grande do Norte também têm visado a retomada das atividades turísticas, como é o caso de Natal, que já no ano passado lançou o Plano de Retomada do Turismo em Natal. Tendo em vista que os pontos turísticos de Natal estão entre os mais procurados do RN, o plano tem orientações para todo o setor, desde o comércio ambulante até a rede hoteleira, bares e restaurantes.

Outro dado que traz uma perspectiva positiva para os próximos meses no RN é que no último verão, quando a situação da pandemia se assemelhava ao cenário atual e ainda não havia o atenuante da vacinação, a Pesquisa de Sondagem Empresarial, feita pelo Ministério do Turismo com agências e organizações de viagem, apontou a capital do RN como destino mais procurado pelos turistas, seguida por Foz do Iguaçu e Fortaleza. A pesquisa foi feita com base em clientes que buscavam por pacotes de viagem.

Segundo Michelle Pereira, presidente da Agência Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RN), “as agências estão sentindo o crescimento”. Ela explica que o turismo regional continua forte, dentro do estado e para estados vizinhos, mas o nacional também apresentou crescimento. “Com isso, acreditamos que avançamos uma etapa”, avalia Michelle.

 

Carolina Glogovchan

Carolina Glogovchan

Sabe das coisas
Jornalista por formação e profissional atuante em conteúdos para link building, redação comercial, institucional, releases e matérias jornalísticas, além de revisão. Domínio de técnicas SEO para posicionamento de termos e curiosa sobre diferentes assuntos.

You must login to add a comment.

Posts relacionados