Se você tem um site e quer que ele seja encontrado na internet, provavelmente já ouviu falar em consultoria SEO — ou técnicas de SEO. Porém, também já pode ter ouvido falar sobre Ads.
Então, o que é melhor? Ads ou SEO?
A dúvida acima erroneamente assume que uma estratégia é melhor do que a outra. Afinal de contas, cada uma possui suas características e vantagens.
Ainda assim, colocar SEO versus tráfego pago (Ads) é uma das coisas mais comuns que as empresas fazem ao tentar abordar o marketing digital pela primeira vez.
A grande questão é que a sua empresa, em algum momento, precisará investir em ambas opções, isso se você desejar se destacar nos resultados de pesquisa.
No entanto, para fazer isso, é muito importante que você compreenda quais são as diferenças entre Ads e SEO.
Continue a leitura e descubra!
O que é SEO?
O Search Engine Optimization (SEO) é o processo de melhorar a visibilidade de sites nos resultados orgânicos dos motores de busca, como Google, por exemplo.
Principalmente, isso significa tentar fazer com que as páginas do site tenham uma classificação mais alta e ocupem mais espaço nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERP).
Isso é feito otimizando seu conteúdo online para apaziguar os algoritmos dos mecanismos de pesquisa, que calculam a qualidade e a relevância de suas páginas e classificam você de acordo.
Prós de SEO
- Menos caro a longo prazo;
- Requer menos manutenção;
- Gera tráfego consistente e sustentável;
- Gera confiança e credibilidade da marca;
- Maior alcance potencial;
- Maior ROI a longo prazo.
Contras de SEO
- Leva mais tempo para produzir resultados;
- Pobre para conteúdo sensível ao tempo;
- Fornece menos controle sobre o desempenho;
- Fornece análises mais vagas.
O que é Ads (tráfego pago)?
Tráfego pago é o processo de pagamento para melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de pesquisa ou nos sites de seus parceiros. É muitas vezes referido como publicidade pay-per-click (PPC).
A esperança é entregar esses anúncios patrocinados no topo da SERP. Isso é feito por meio de lances e segmentação por palavras-chave.
Os custos são mais comumente incorridos cada vez que são clicados (custo por clique ou CPC) ou por quantas pessoas os veem (custo por mil ou CPM).
Google, Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, fornecem plataformas de publicidade PPC.
Prós da pesquisa paga
- Rápido para produzir resultados;
- Útil para conteúdo sensível ao tempo;
- Fornece mais controle sobre o desempenho;
- Segmentação de público-alvo;
- Fornece análises detalhadas;
- Maior ROI de curto prazo.
Contras da pesquisa paga
- Curto prazo mais caro;
- Requer mais manutenção;
- Torna-se menos eficaz ao longo do tempo;
- Pode exigir orçamentos maiores.
Qual estratégia é melhor para seus objetivos de negócios?
Até aqui, compartilhamos o que SEO é o que é Ads (tráfego pago). Agora, deixamos para você decidir qual é a melhor opção para o seu negócio.
No entanto, tem algo importante que precisamos dizer: ambos são importantes. Se você puder investir nas duas estratégias, faça isso.
Porém, se precisar focar em apenas uma opção, analise quais são os prós e contras de cada uma delas e escolha a que melhor atende sua necessidade.
Se você precisa de resultados mais rápido, optar pelo tráfego pago pode ser o melhor a fazer. Agora, se você quer ver suas páginas de site no topo dos resultados orgânicos (não pago), escolha o SEO.
Conclusão
Tanto o SEO quanto os anúncios de pesquisa paga podem beneficiar sua empresa e fornecer ROIs incríveis. Mas isso só acontecerá se você souber quando usar as estratégias para obter o efeito máximo.
Em última análise, qual canal de marketing digital você escolhe e quando o usa depende de seus objetivos.
Há uma boa chance de você estar olhando para os objetivos que listamos acima e pensando consigo mesmo: “Mas todos esses são meus objetivos. Então, se eu só posso escolher um, com qual devo ir?”
Se você não conseguir fazer as duas coisas imediatamente, classifique seus objetivos e comece a implementar a estratégia que se aplica ao que está no topo.
Dito isso, recomendamos seguir esse último objetivo – para se manter competitivo e dominar seu setor, você precisa implementar efetivamente SEO e PPC.
Essa é a única maneira de garantir que você lucre com todos os seus objetivos de negócios.
Caso tenha dúvidas sobre como implementar SEO e tráfego pago, é importante que procure pela ajude de profissionais para que consiga obter bons resultados.
Pode ser que você foque em estudar para aplicar as técnicas. Também pode ser que opte por contratar uma agência para fazer isso ou contratar profissionais para que trabalhem na sua empresa.
O importante é que não importa se você escolher SEO ou Ads, que as estratégias sejam bem planejadas e implementadas, de acordo com as necessidades do seu negócio.