CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Pronaf: produtores podem investir na propriedade pagando muito pouco

Pronaf: produtores podem investir na propriedade pagando muito pouco

Por João Augusto Pérsico
Da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros
Programa governamental facilita
o acesso ao crédito por produtores rurais

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF apoia os agricultores familiares por meio de financiamento de projetos, individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. As taxas de juros são as mais baixas do sistema financeiro nacional, variando de 0,5% a 4,5% ao ano.

Podem acessar o Pronaf, os produtores rurais familiares que exerçam atividades agropecuárias e não agropecuárias no estabelecimento e que tenham renda bruta anual familiar de até R$ 110 mil, reduzidos de alguns benefícios sociais, aposentadorias e pensões.
O Pronaf financia os custos de produção, a melhoria de infraestrutura de produção, a agregação de valor à produção primária e as cotas-partes das cooperativas de produção dos agricultores familiares. Os financiamentos são concedidos somente para atividades produtivas geradoras de renda.
Desde sua criação em 1996, o Pronaf tem registrado as menores taxas de atraso no pagamento de dívidas, a chamada inadimplência, entre os programas de crédito do País.
Para conhecer os grupos, as linhas de crédito e outros programas do governo federal, baixe a Cartilha de Acesso ao PRONAF 2011/2012, elaborada pelo Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae