1. Olá, Eliene. Esta resposta vem após análises de como alguns países em situação de quarentenas forçadas, guerras ou catástrofes lidam com a prestação de serviços para a população. Tentarei ser bem objetivo para que você veja o que pode fazer sentido para o seu caso. Atender em domicílio será um problLeia mais

    Olá, Eliene.
    Esta resposta vem após análises de como alguns países em situação de quarentenas forçadas, guerras ou catástrofes lidam com a prestação de serviços para a população.

    Tentarei ser bem objetivo para que você veja o que pode fazer sentido para o seu caso.

    1. Atender em domicílio será um problema nessa fase inicial da epidemia. As pessoas estão com medo de receber outras em suas casas, estão com medo de tocar até na caixa de pizza do delivery. Só que os cabelos de todos vão crescer e aí, num período de uns 30, 40 dias, começarão a te ligar pedindo o serviço. Isso porque as pessoas também estarão mais bem informadas e, talvez, até mais seguras quanto ao que podem ou precisam contratar naquele momento. Então, por agora, vai ser um período muito difícil mesmo. Para lidar com essas dificuldades, algumas alternativas são:
      • Informar aos seus clientes sobre todos os procedimentos de segurança que você vai tomar ao entrar em contato com eles. Isso significa usar luvas, máscara, ter álcool gel visível e suficiente para o seu consumo e de seus clientes, explicar todos os procedimentos com antecedência e evitar ficar conversando enquanto executa o corte de cabelo. Isso vale para qualquer situação. Assim, você passará segurança e a credibilidade de quem está bem informado e tomando as precauções necessárias. O contato próximo, com roupas adequadas (jaleco e mangas longas) deve ser somente no momento da execução do serviço. Ao falar, afastar-se à distância recomendada de 1 a 2 metros.
      • Oferecer o seu serviço, seja via whatsapp, facebook ou instagram. Divulgue seu serviço focando nos requisitos de segurança que expliquei acima, isso será um diferencial no começo, um padrão mais à frente, mas, ainda sim, muito necessário. Os resultados poderão ser baixos, mas, é melhor do que não divulgar.
      • Cortar cabelo ao ar livre, seja nas proximidades de seu estabelecimento ou da casa de seu cliente. Por exemplo: a quadra de uma escola pública do bairro, com uma estrutura improvisada para cortar o cabelo de alguns clientes, um de cada vez, a cada 30 minutos.
      • Limitar o acesso de clientes ao seu estabelecimento. O ideal, segundo regras de restrição ao contato social cidades da Autrália, por exemplo, é uma ocupação máxima de uma pessoa a cada 30 minutos, obedecendo as regras de higiene para pessoas e para o local, ou seja, tudo é 100% desinfetado a cada troca de cliente. A vantagem de poder atender em seu estabelecimento é que você poderá lavar o cabelo das pessoas após o corte e isso conta muito para aumentar a sensação de segurança em relação à possibilidade de contaminação.
    2. Você pode experimentar fazer uma ação de compra futura para tentar garantir sua agenda para daqui a 30, 45 dias. Funciona assim: Você faz uma promoção pelo seu whatsapp e os clientes compram um voucher para cortar daqui a 30 dias com um bom desconto. Não sei o quanto de desconto você pode dar, mas, pense no máximo possível, 50%, 40%, enfim, é uma maneira de tentar antecipar um pouco o seu caixa e ter um respiro agora.
    3. Economize o máximo possível em insumos, limite seus serviços aos mais básicos e essenciais, até porque, as pessoas só vão buscar o que mais essencial nesse período. E como você terá um gasto extra para cumprir protocolos de segurança, precisa focar em economia.
    4. Essa última dica não sei se será útil, mas, talvez valha a pena testar: Que tal gravar alguns vídeos ensinando cortes básicos para se fazer em casa e divulgar em suas redes sociais? Se optar por divulgar em suas redes sociais, o foco será em criar uma audiência, pessoas que lhe terão como referência e, quem sabe, poderão contratar seus serviços mais a frente. O resultado virá somente no futuro, mas, você terá a oportunidade de construir uma clientela agora.

    Bem, lembre-se, mais uma vez, que essas dicas são baseadas em situações pelas quais nunca passamos antes. Não sabemos se elas serão eficazes, mas, têm funcionado em outras partes do mundo e em outros contextos. Espero que elas sejam úteis para você também. E não se esqueça: quando esse momento terrível passar, as nossas relações, nossos negócios e nossa forma de pensar serão diferentes. A Eliene que sairá dessa crise certamente estará mais preparada para conquistar os sonhos e objetivos que planejou. Tudo ficará bem!

    Saúde e sucesso pra você.

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