Eliene
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Como uma cabeleireira pode sobreviver nessa crise do coronavírus?

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Bom dia, como posso continuar meu trabalho como cabeleireiro com esse surto? O que posso fazer pra continuar sustentando minha família?

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4 Respostas

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Eliene. Diante da crise COVID19 os negócios de beleza podem usar a VENDA ANTECIPADA para manter um faturamento mínimo.

    Siga o passo a passo desenvolvido pelo Sebrae:

    1- Defina quais serviços serão oferecidos para a venda antecipada;

    2- Defina qual será a vantagem para o cliente de comprar antecipado. Exemplos: preço promocional, comprar um serviço e ganhar outro;

    3- Defina qual parceiro ou colaborador executará o serviço e o método de rodízio quando o cliente não define o profissional;

    4- Defina qual será o meio de pagamento e como será feito o split (ou divisão) entre salão de beleza e profissional de beleza; É muito importante que os salões e profissionais recebam antecipado e não somente uma das partes;

    5- Organize muito bem a planilha das vendas antecipadas, deixando essa lista disponível e atualizada para todos os envolvidos; Transparência é fundamental;

    6- Já existem aplicativos que organizam esse serviço, busque pela melhor opção; Alguns meios de pagamento também já oferecem esse serviço;

    7- Quando as atividades forem retomadas faça o agendamento segundo a preferência apontada pelo cliente, informando a ele que está reservada parte de cada dia de trabalho para esse fim; É importante deixá-lo ciente dos horários DIÁRIOS reservados para cumprir os serviços já comercializados; Faça isso com muito cuidado, o cliente que já fez a compra precisa se sentir seguro da execução do serviço;

    8- Divulgue a venda antecipada primeiro aos clientes mais fiéis e depois ao mercado em geral; Isso gera a sensação de proximidade e de preferência;

    9- Use as redes sociais para venda antecipada: Whatsapp, TikTok, Instagram, Facebook;

    19- Para todos os itens: todo o planejamento da venda antecipada deve ser debatido e definido junto à equipe de profissionais parceiros e descrito para conferência posterior de todos. O engajamento de parceiros é fundamental.

    Dicas para negócios de beleza enfrentarem a crise COVID-19:

    1- Organize seu conjunto de clientes

    Aproveite o tempo para duas ações importantes. a) atualizar os dados; e b) conhecer melhor o perfil de quem procura o seu salão. Com ajuda dos profissionais-parceiros, estabeleçam as principais características que devem ser analisadas: características de biótipo, quais serviços procuram, que produtos e marcas preferem, por exemplo;

    2- Mantenha o contato com os clientes aquecido

    Feita a organização do conjunto de clientes, mantenha a comunicação frequente. Os canais de contato devem estar sempre atualizados, publicando informação de interesse dos clientes, que podem até transbordar para os temas de bem estar e saúde, além da beleza. Use o Whatsapp, TikTok, Instagram, Facebook, Telegram, todos gratuitos e de simples uso, que abrangem públicos de diferentes idades e comportamentos online (veja as dicas no EAD Marketing Digital do Sebrae). O contato com os clientes também servirá para ativar campanhas de vendas (próximo item), além de manter o negócio bem posicionado na mente dos clientes;

    3- Venda online serviços e produtos

    Atualizados os dados e mantendo o contato frequente, abre-se canal para vendas online que podem ser de dois tipos prioritariamente.

    a) voucher de serviços, a chamada VENDA ANTECIPADA (vejo o artigo de dicas aqui https://www.linkedin.com/posts/andrezzatorres_sebraebeleza-covid19-activity-6649098683616899073-fxkP ). Aqui os clientes compram um serviço pagando antecipado, seu uso é feito quando o negócio for reaberto. Esse tipo de venda tem gerado bons resultados em negócios de beleza, veja casos reais no perfil do Instagram @beleza_inspira_covid19 ;

    b) produtos home care, sempre a partir das necessidades de cada grupo de clientes, formulando kits específicos se diferencia o negócios dos inúmeros sites de venda de cosméticos. Por mais que essas vendas não alcancem um faturamento significativo, elas mantêm o vínculo com o cliente;

    4- Revise os contratos de serviços

    Diante da suspensão do atendimento ao cliente e vendas no ponto físico, é hora rever os gastos mensais: telefonia, internet, assinatura de TVs, dados, softwares de gestão, manutenção de equipamentos. Se for dispensável, é hora de cortar ou suspender assinatura. Para isso leia o contrato e veja se o corte ou suspensão acarretará em multas ou restrições futuras. Dedicar tempo para renegociar pode poupar um bom dinheiro e aliviar o caixa.

    5- Faça a organização do estoque, negocie faturas e revise compras

    É um momento oportuno para colocar a casa em ordem do ponto de vista da gestão de estoque. Faça um levantamento minucioso e reveja o planejamento de compras, renegociando faturas a vencer quando possível, vários fornecedores estão anunciando condições diferenciadas neste momento. Importante: ordene os produtos pelo prazo de validade e identifique os que devem ser usados primeiro, assim que o negócio voltar a funcionar;

    6- Negocie o aluguel

    Estar com o negócio impedido de funcionar (como na maioria dos municípios brasileiros hoje, 29/3/2020), pode acarretar em falta de recurso para pagar o aluguel em dia. Renegocie, renegocie, renegocie. Se o negócio estiver localizado em shoppings e centros comerciais procure a Associação Brasileira de Salões de Beleza (http://www.saloesbrasil.com.br), que tem pleitos junto à ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings e Centros Comerciais). Caso não haja sucesso na renegociação há a opção da obtenção de crédito e a opção de abrir mão do ponto comercial (deve-se analisar com apoio jurídico o contrato firmado), neste caso procure IMEDIATAMENTE o sindicato local para verificar a situação dos contratos de parceria vigentes;

    7- Reinvente o seu espaço

    Caso a negociação do aluguel seja bem sucedida ou o imóvel seja próprio, use o tempo que ficar sem receber clientes para repaginar o local. Não é o caso de grandes reformas, mas uma faxina especial no espaço, pintar você mesmo uma parede, mudar a disposição do mobiliário, trazer um item de decoração, usar plantas, por exemplo, são pequenas ações que revigoram seu negócio e preparam para a reabertura. Caso você tenha que abrir mão do ponto, não desanime. Avise imediatamente os clientes que o negócio reabrirá em breve em outro local que será informado breve e comece a sondar outros locais. Pense que pode ser uma boa oportunidade para repensar se é hora de trabalhar em um espaço diferente ou com um tipo específico de atividade.

  2. Olá, Eliene.
    Esta resposta vem após análises de como alguns países em situação de quarentenas forçadas, guerras ou catástrofes lidam com a prestação de serviços para a população.

    Tentarei ser bem objetivo para que você veja o que pode fazer sentido para o seu caso.

    1. Atender em domicílio será um problema nessa fase inicial da epidemia. As pessoas estão com medo de receber outras em suas casas, estão com medo de tocar até na caixa de pizza do delivery. Só que os cabelos de todos vão crescer e aí, num período de uns 30, 40 dias, começarão a te ligar pedindo o serviço. Isso porque as pessoas também estarão mais bem informadas e, talvez, até mais seguras quanto ao que podem ou precisam contratar naquele momento. Então, por agora, vai ser um período muito difícil mesmo. Para lidar com essas dificuldades, algumas alternativas são:
      • Informar aos seus clientes sobre todos os procedimentos de segurança que você vai tomar ao entrar em contato com eles. Isso significa usar luvas, máscara, ter álcool gel visível e suficiente para o seu consumo e de seus clientes, explicar todos os procedimentos com antecedência e evitar ficar conversando enquanto executa o corte de cabelo. Isso vale para qualquer situação. Assim, você passará segurança e a credibilidade de quem está bem informado e tomando as precauções necessárias. O contato próximo, com roupas adequadas (jaleco e mangas longas) deve ser somente no momento da execução do serviço. Ao falar, afastar-se à distância recomendada de 1 a 2 metros.
      • Oferecer o seu serviço, seja via whatsapp, facebook ou instagram. Divulgue seu serviço focando nos requisitos de segurança que expliquei acima, isso será um diferencial no começo, um padrão mais à frente, mas, ainda sim, muito necessário. Os resultados poderão ser baixos, mas, é melhor do que não divulgar.
      • Cortar cabelo ao ar livre, seja nas proximidades de seu estabelecimento ou da casa de seu cliente. Por exemplo: a quadra de uma escola pública do bairro, com uma estrutura improvisada para cortar o cabelo de alguns clientes, um de cada vez, a cada 30 minutos.
      • Limitar o acesso de clientes ao seu estabelecimento. O ideal, segundo regras de restrição ao contato social cidades da Autrália, por exemplo, é uma ocupação máxima de uma pessoa a cada 30 minutos, obedecendo as regras de higiene para pessoas e para o local, ou seja, tudo é 100% desinfetado a cada troca de cliente. A vantagem de poder atender em seu estabelecimento é que você poderá lavar o cabelo das pessoas após o corte e isso conta muito para aumentar a sensação de segurança em relação à possibilidade de contaminação.
    2. Você pode experimentar fazer uma ação de compra futura para tentar garantir sua agenda para daqui a 30, 45 dias. Funciona assim: Você faz uma promoção pelo seu whatsapp e os clientes compram um voucher para cortar daqui a 30 dias com um bom desconto. Não sei o quanto de desconto você pode dar, mas, pense no máximo possível, 50%, 40%, enfim, é uma maneira de tentar antecipar um pouco o seu caixa e ter um respiro agora.
    3. Economize o máximo possível em insumos, limite seus serviços aos mais básicos e essenciais, até porque, as pessoas só vão buscar o que mais essencial nesse período. E como você terá um gasto extra para cumprir protocolos de segurança, precisa focar em economia.
    4. Essa última dica não sei se será útil, mas, talvez valha a pena testar: Que tal gravar alguns vídeos ensinando cortes básicos para se fazer em casa e divulgar em suas redes sociais? Se optar por divulgar em suas redes sociais, o foco será em criar uma audiência, pessoas que lhe terão como referência e, quem sabe, poderão contratar seus serviços mais a frente. O resultado virá somente no futuro, mas, você terá a oportunidade de construir uma clientela agora.

    Bem, lembre-se, mais uma vez, que essas dicas são baseadas em situações pelas quais nunca passamos antes. Não sabemos se elas serão eficazes, mas, têm funcionado em outras partes do mundo e em outros contextos. Espero que elas sejam úteis para você também. E não se esqueça: quando esse momento terrível passar, as nossas relações, nossos negócios e nossa forma de pensar serão diferentes. A Eliene que sairá dessa crise certamente estará mais preparada para conquistar os sonhos e objetivos que planejou. Tudo ficará bem!

    Saúde e sucesso pra você.

  3. Bom dia Eliene!

    Realmente sua pergunta é difícil de ser respondida, mas fato é que nesse momento que a crise nos pega de surpresa, o mercado precisa ser criativo e evoluir para alguma oportunidade que não havia sido visualizada anteriormente.

    Alguns estabelecimentos como o seu que no momento não podem funcionar estão entrando em contato com os clientes e oferecendo os serviços com desconto para compra agora e a prestação do serviço quando a situação melhorar.

    Dessa forma, minimamente continuam com alguma renda para poder manter o básico. Nesse link você pode ver depoimentos de empreendedores do ramo da beleza que aplicaram soluções como essa: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/23/coronavirus-restaurantes-voucher-salao-de-beleza.htm

    É importante também você levantar quais custos você deve abrir mão nesse momento para focar no que é essencial. Faça uma lista e verifique os impactos de cada um em uma eventual falta.

    No mais, as notícias mudam a cada dia e existem propostas de lei para amparar o pequeno empresário que estão sendo analisadas pelo congresso. Fique atenta aos informativos do Sebrae que a cada atualização nossos clientes serão informados no site http://www.sebrae.com.br

     

  4. Resposta foi editada

    Boa tarde Eliene. Listamos algumas orientações a empresários donos de salões de beleza e profissionais da beleza para minimizar os impactos deste período de quarentena devido ao COVID-19 com dicas de gestão: 

    Dicas de Gestão para Salões de Beleza:

    1- Evitar demitir colaboradores para não perder pessoas já preparadas e não ter custos com demissão;

    2- Adiantar férias quando for possível;

    3- Investir em capacitação remota para os colaboradores (e parceiros que quiserem participar). As capacitações podem ser feitas de formas simples, como por exemplo a indicação de um vídeo no YouTube, seguido de um debate online ou mesmo umcurso online e gratuito do Sebrae

    4- Organizar o banco de dados de clientes (preferencialmente informatizado) e classificar segundo critérios que atendam melhor suas necessidades;

    5- Organize os controles financeiros: custos fixos e variáveis, adaptando à redução temporária da demanda. Veja o que pode ser reduzido: plano de internet, plano de telefone, consumo de energia elétrica, consumo de água, consumo de insumos cosméticos e outros insumos para atendimento;

    6- Pré-vendas de serviços a preço promocional, por exemplo: compre agora um pacote com 3 cortes de cabelo, pague por 2 e agende quando quiser.

    7- Vendas de kits de produtos de beleza: veja em seu estoque de vendas produtos com data de validade mais próxima e divulgue a venda de kits em suas redes sociais a um preço promocional. Isso evita perda de insumos e mantem o contato de seus clientes com o seu negócio.

    8- Realizar você mesmo pequenas reformas e ajustes, aproveitando dias que o estabelecimento estiver fechado. Uma nova cor na parede, por exemplo, é simples de fazer, barato e revigora o ambiente.

    Ações para minimizar o impacto nas receitas da empresa: 

    1- Intensificar o uso dos canais digitais: TikTok, InstagramWhattsApp,Facebook e outras plataformas e aplicativos de venda;

    2- Intensificar (ou adotar) o uso dos meios eletrônicos de pagamento;

    3- Manter o contato com os clientes aquecido enviando: dicas de beleza; ofertas de produtos; curadoria de influencers interessantes para seguir.

    4- Promover a venda delivery de cosméticos home care, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades das clientes. Melhor ainda se forem personalizados, conforme histórico de procedimentos;  

    5- Aumentar o engajamento de clientes, colaboradores e parceiros divulgando os trabalhos produzidos pelo time nas redes sociais com uma # (hashtag) específica do seu negócio. A comunicação não pode parar.

    Dicas de gestão para Salões e Profissionais de Beleza.