1. Olá!! Muito obrigada pela sua mensagem! Primeiramente, parabéns por optar pela jornada do empreendedorismo. É um passo corajoso e decisivo! Entendo que você já tem o espírito empreendedor desenvolvido, e precisa somente organizar a estrutura de seu negócio, desde o princípio. Para isso, é importanteLeia mais

    Olá!! Muito obrigada pela sua mensagem!

    Primeiramente, parabéns por optar pela jornada do empreendedorismo. É um passo corajoso e decisivo!

    Entendo que você já tem o espírito empreendedor desenvolvido, e precisa somente organizar a estrutura de seu negócio, desde o princípio. Para isso, é importante que você siga esses passos abaixo:

    1. Saber que negócio abrir

    Essa etapa você já cumpriu parcialmente, pois ainda tem que decidir se sua loja terá o formato online, físico ou ambos. Confira os links  Ideias de Negócios e Tipos e Ramos. Confira sugestões de como ganhar dinheiro, descubra o que é preciso ter para montar um negócio e veja como o Sebrae classifica e apoia a atividade escolhida.

    Para o seu negócio em específico, temos uma Ideia de Negócio bastante abrangente, que poderá ser acessada por este link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-moda-intima,29197a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    2. Confirme seu perfil empreendedor e organize o Plano de Negócios

    Para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. Clicando no link, você aprenderá a fazer o documento, que serve como um mapa para sua empresa chegar ao sucesso.

    3. Reúna informações sobre o negócio

    Em seguida, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa, pesquisando dados sobre:

    • Mercado
    • Finanças
    • Marketing
    • Localização do empreendimento

    Para isso, saiba detalhadamente quais informações obter e como fazer o levantamento.

    4. Organize-se

    A quarta iniciativa é organizar as informações coletadas. Ao conheçer o mercadovocê conseguirá construir o plano de negócios e definir estratégias para posicionar corretamente a sua empresa.

    5. Como obter crédito

    Para obter crédito, você pode precisar de dicas de gestão de dinheiro e de como conseguir auxílios financeiros para as suas necessidades profissionais. Você terá auxílio com os seguintes tópicos:

    • Fornecedores e os prazos de pagamento.
    • Financiamentos e análise das necessidades.
    • Renegociação de pagamento de empréstimos.
    • Qual o melhor financiamento para o seu negócio.
    • Que garantias a empresa deve apresentar para obter crédito.

    6. Coloque a mão na massa

    A última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade. Saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento. Nessa página você encontrará informações e dicas sobre como registrar marcas e patentes e os seguintes materiais:

     

    Conte sempre com o Sebrae em sua jornada empreendedora! Estamos disponíveis na agência mais próxima, ou nos canais digitais (portal e redes sociais) e remoto (0800-570-0800).

    Ver menos
  2. Resposta foi editada

    Olá, Camila! Tudo bem? Obrigada pela sua mensagem! Primeiramente, é importante saber que capacitação técnica na área em que você quer empreender é um fator que agrega muitíssimo valor a seu negócio. Você precisa ter algum conhecimento técnico até para poder fazer contratações de fornecedores, se forLeia mais

    Olá, Camila! Tudo bem? Obrigada pela sua mensagem!

    Primeiramente, é importante saber que capacitação técnica na área em que você quer empreender é um fator que agrega muitíssimo valor a seu negócio. Você precisa ter algum conhecimento técnico até para poder fazer contratações de fornecedores, se for o caso de você seguir um caminho de terceirização e não produção própria.

    No caso de produção própria, essa capacitação técnica torna-se mandatária, para que você tenha conhecimento das matérias-primas, processo criativo, desenvolvimento de produto, processo produtivo, etc. A vocação e o interesse não são nada sem o esforço do aprendizado e do trabalho contínuos. Outra vantagem de um espaço de socialização e colaboração como cursos/escolas de design é que elas permitem que você tenha acesso a uma variedade de propostas, realidades, gostos e vocações diferentes, abrindo sua mente para um mundo criativo antes inexplorado, o que é muito importante quando se trata de design de produtos.

    No mais, conhecimento continua sendo um importante item de diferenciação de um profissional. Busque se capacitar não somente pelo formatos tradicionais, mas também por meio de cursos rápidos, visitando museus, estudando sobre ourivesaria, moda e design, ampliando seu repertório criativo.

    Mas lembre-se de que pra abrir um negócio, você precisa de, além do conhecimento técnico, amplo conhecimento de gestão. Pesquise sobre o mercado, converse com pessoas que já estão no ramo, decida e pesquise sobre seu público-alvo e faça um plano de negócios, onde constarão informações para que sua ideia se torne um empreendimento exitoso, como: gastos iniciais para abrir seu negócio, capital inicial, capital de giro, número de funcionários, fornecedores, concorrentes, etc.

    Insiro aqui um link que poderá te ajudar a formatar melhor sua ideia de negócio:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-revenda-de-semijoias,a7497a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    A abertura e o gerenciamento de um novo negócio exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Uma boa administração considera, também, estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa, ainda, por muita criatividade e inovação.

    Seguem aqui 6 passos estruturados para abrir seu negócio:

    1. Saiba que negócio abrir

    Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? Então, confira os menus Ideias de Negócios e Tipos e Ramos. Confira sugestões de como ganhar dinheiro, descubra o que é preciso ter para montar um negócio e veja como o Sebrae classifica e apoia a atividade escolhida.

    2. Veja se você tem perfil

    Para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. Clicando, você aprenderá a fazer o documento, que serve como um mapa para sua empresa chegar ao sucesso.

    3. Reúna informações sobre o negócio

    Em seguida, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa, pesquisando dados sobre:

    • Mercado
    • Finanças
    • Marketing
    • Localização do empreendimento

    Para isso, saiba detalhadamente quais informações obter e como fazer o levantamento.

    4. Organize-se

    A quarta iniciativa é organizar as informações coletadas. Ao conheçer o mercado você conseguirá construir o plano de negócios e definir estratégias para posicionar corretamente a sua empreitada.

    5. Como obter crédito

    Para obter crédito, você pode precisar de dicas de gestão de dinheiro e de como conseguir auxílios financeiros para as suas necessidades profissionais. Você terá auxílio com os seguintes tópicos:

    • Fornecedores e os prazos de pagamento.
    • Financiamentos e análise das necessidades.
    • Renegocie o pagamento de empréstimos.
    • Qual o melhor financiamento para o seu negócio.
    • Que garantias a empresa deve apresentar para obter crédito.

    6. Coloque a mão na massa

    A última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade. Saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento. Nessa página você encontrará informações e dicas sobre como registrar marcas e patentes e os seguintes materiais:

     

    Procure o Sebrae de sua região para conhecer os projetos que temos a oferecer! Assim, você poderá também entrar em contato com outros empreendedores do ramo e trocar experiências. Não há nada como a colaboração intrasetorial no mundo do empreendedorismo. Temos também os canais digitais/remotos em http://www.sebrae.com.br e 0800 570 0800.

    Espero ter ajudado e conte sempre com o Sebrae em sua caminhada!

    Ver menos
  3. Olá, Roberta! Obrigada pela sua mensagem! Este é um ótimo momento para você diversificar seu negócio, e ter visão de futuro, por isso, parabenizo sua ousadia! A diversificação sua empresa pode ir na direção de inclusão de mais itens acessórios, e até inclusão de novas linhas, como a inserção de modaLeia mais

    Olá, Roberta! Obrigada pela sua mensagem!

    Este é um ótimo momento para você diversificar seu negócio, e ter visão de futuro, por isso, parabenizo sua ousadia! A diversificação sua empresa pode ir na direção de inclusão de mais itens acessórios, e até inclusão de novas linhas, como a inserção de moda fitness no seu mix.

    Você primeiro deve decidir qual será o foco de sua expansão e o público-alvo. Com base nisso, faça uma pesquisa de mercado junto a seus principais concorrentes para saber como eles estão comportando em relação a mix de produtos. Indico também que você faça uma pesquisa junto a marcas que você admira, pois elas podem ser um norte de onde você quer chegar, auxiliando, portanto, no seu planejamento.

    A expansão de uma empresa deve ser tratada com muita seriedade e responsabilidade. Aja como se você estivesse abrindo um novo negócio em termos de pesquisa e planejamento. Embora seja seu ramo, tenha humildade e reaprenda tudo o que precisar. Você verá que esse processo vai te colocar em outro patamar como empreendedora, uma vez que sairá mais capacitada e com informações mais qualificadas para tomada de decisões.

    Faça um plano de negócios para sua expansão. Aqui nesses links você vai encontrar planilhas e conteúdos do nosso Portal que poderá auxiliá-la nessa tarefa.

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/saiba-como-fazer-o-planejamento-ideal-para-sua-empresa,78fc1283f6e50710VgnVCM1000004c00210aRCRD

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/planilhas-que-facilitam-a-gestao-planejamento-e-pessoas,6df54e64c093d510VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Caso opte por incluir mais acessórios, você poderá compor o mix do seu ateliê com produtos mais comuns como viseiras, chapéus, óculos de sol (forro de tecido), toalhas, cangas, bijuterias, bolsas, até itens mais inusitados como cadeiras e brinquedos de tecido. Há muitos acessórios para compor seu mix, e é importante que você tenha foco no seu cliente na hora de decidir qual será a composição dos novos produtos para a venda. Qual é a necessidade e o desejo desse cliente que já faz parte da sua carteira ou daquele que você está tentando conquistar? Lembre-se de incluir em sua pesquisa e decisão de mix o processo produtivo e de fornecimento da matéria-prima para confeccionar cada acessório que deseja incluir. Pode ser que isso inviabilize o negócio em razão de preço, quantidade de fornecedores e/ou logística de entrega.

    Outra forma de diversificação de seu negócio é acrescentar uma nova linha de produtos, como a moda fitness. Umas das grandes tendências da moda, que foi acelerada pela crise do coronavírus, é o retorno do “atheisure”, que nada mais é do que o uso de roupas de ginástica (moda fitness) aproveitadas para outros momentos de nossa rotina. Essa é uma tendência que traz muita versatilidade e tecnologia para o vestuário, pois a pesquisa em tecidos inteligentes deve ser um diferencial – o que converte em um produto de maior valor agregado para quem o produz e o vende. O consumidor não se importa em pagar mais por produtos que têm tecnologia, conforto e maior durabilidade. Invista na área de pesquisa para criar propostas diferenciadas e inovadoras, colocando sua empresa em um patamar competitivo e em sintonia com tendências que se materializarão em pouco tempo.

    Aproveito para inserir aqui também alguns links sobre moda praia de nosso Portal:

    https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/boletins-de-tendencia/moda-beachwear-nicho-de-mercado-crescente-e-promissor/5b21095ad0a9751800f2ae1d

    https://atendimento.sebraemg.com.br/biblioteca-digital/content/como-montar-uma-confeccao-de-moda-praia 

    Procure o Sebrae de sua região para conhecer os projetos que temos a oferecer! Assim, você poderá também entrar em contato com outros empreendedores do ramo e trocar experiências. Não há nada como a colaboração intrasetorial no mundo do empreendedorismo. Temos também os canais digitais/remotos em http://www.sebrae.com.br e 0800 570 0800.

    Espero ter ajudado e conte sempre com o Sebrae em sua caminhada!

    Ver menos
  4. Olá, Francisco! Obrigada pela sua mensagem! Primeiramente, se seu interesse é vender pela internet, você não precisa necessariamente criar um e-commerce. Existem muitas formas de atuação de vendas na rede, que não precisam de um desenvolvimento próprio. Você pode optar por fazer uma loja no FacebookLeia mais

    Olá, Francisco! Obrigada pela sua mensagem!

    Primeiramente, se seu interesse é vender pela internet, você não precisa necessariamente criar um e-commerce. Existem muitas formas de atuação de vendas na rede, que não precisam de um desenvolvimento próprio.

    Você pode optar por fazer uma loja no Facebook ou no Instagram, que já são plataformas que permitem o contato comercial com seus clientes. Adicionalmente a isso, você pode optar por estar em marketplaces já consagrados, ou fazer venda direta, por meio de WhatsApp, por exemplo.

    Acabamos de fazer um conteúdo sobre canais de vendas online, pensando exatamente nos pequenos de negócios de moda que antes não atuavam no mundo digital.

    Seguem os links para o conteúdo:

    Como vender no Instagram e WhatsApp

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/e-ai-vamos-falar-de-moda-como-vender-no-instagram-e-whatsapp,2e325c5f58c31710VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Como vender em marketplaces

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/e-ai-vamos-falar-de-moda-como-vender-online-atraves-de-marketplace,24425c5f58c31710VgnVCM1000004c00210aRCRD

     

    Além desse conteúdo, em nosso Portal você terá acesso a mais de 100 cursos gratuitos online sobre o tema (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline). Deixo aqui algumas sugestões como primeiros passos:

    Planeje-se para o comércio eletrônico

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/planeje-se-para-o-comercio-eletronico,9d80b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Como vender pela internet na crise do coronavírus

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-vender-pela-internet-na-crise-do-coronavirus,344dd9b9ff251710VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Estratégias de vendas para comércio eletrônico

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/estrategias-de-vendas-para-comercio-eletronico,81d0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Marketing Digital para Empreendedor

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-o-empreendedor,f870b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

     

    Lembre-se de que o mundo digital é um novo mercado que você está abrindo para o seu negócio. Estudar e planejar bem são essenciais para o sucesso do seu negócio! Conte com o Sebrae em sua caminhada por meio de nossos canais digitais (portal e redes sociais) e remoto (0800 570 0800).

    Ver menos
  5. Resposta foi editada

    Boa tarde! O investimento no mercado de moda e vestuário é acertado, tendo em vista que roupa faz parte da nossa rotina. Quando falamos de camisas, não pensamos mais somente em roupas de trabalho. Este é um item de nosso guarda-roupa que saiu dos escritórios para compor com peças mais simples, nos dLeia mais

    Boa tarde!

    O investimento no mercado de moda e vestuário é acertado, tendo em vista que roupa faz parte da nossa rotina. Quando falamos de camisas, não pensamos mais somente em roupas de trabalho. Este é um item de nosso guarda-roupa que saiu dos escritórios para compor com peças mais simples, nos deixando sempre elegantes.

    1. Monte um plano de negócio e planeje sua empresa. Especificamente para o processo de fabricação de camisas o primeiro passo é o planejamento de seu modelo de negócio. Não adianta você só saber tecnicamente o processo de produção, pois a gestão do seu negócio é essencial para a sua sustentabilidade e saúde. Faça uma pesquisa aprofundada sobre o setor têxtil/confecção e um plano de negócios, com previsão de entrada e saída financeira, alocação de recursos em maquinário, recursos humanos, fornecedores, canais de venda e comunicação com clientes, etc.

    Nos links abaixo, você encontrará planilhas de gestão que poderão auxiliar nessa construção no Portal Sebrae, assim como o link do portal da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), para pesquisas específicas do setor.

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/planilhas-que-facilitam-a-gestao-planejamento-e-pessoas,6df54e64c093d510VgnVCM1000004c00210aRCRD

    http://abit.org.br

    1. Contrate sua mão de obra com base no conhecimento técnico, e invista em sua capacitação. Após seu plano de negócios, você perceberá que um item dos mais essenciais é a sua mão de obra. Ela determina a qualidade do seu produto e, em consequência, marca a sua precificação. Nesse negócio, é fundamental o conhecimento técnico, por isso, invista fortemente em capacitação e profissionalização de sua mão de obra. Há diversas escolas técnicas que ofertam cursos para área têxtil e de confecção. Temos como referência o SENAI Francisco Matarazzo, que fica em São Paulo, mas que tem cursos online, inclusive gratuitos, que são muito robustos.
    2. Planeje bem sua estrutura física. Você vai precisar de uma estrutura física para a produção de suas camisas que compreende não somente um espaço, mas também o maquinário. Seu espaço não precisa ser grande, mas precisa ser bem organizado e limpo, em consonância com os princípios da produção enxuta (lean manufacturing). Temos experiência de ganhos de produtividade de 70% em pequenas indústrias de confecção de projetos setoriais do Sebrae somente por meio de intervenção em leiaute, formato de organização da confecção! Aqui nesse site você entenderá melhor sobre os princípios do lean: https://www.lean.org.br

    Você pode pensar em uma estrutura com:

    • Área de produção
    • Estoque de matéria prima
    • Estoque de produtos prontos
    • Sanitários e copa
    • Área administrativa

    Lembre-se de que o espaço de trabalho influencia diretamente na produtividade e permanência de sua equipe. O sucesso da atividade de facção depende, essencialmente, do percentual de eficiência da equipe, aliado à qualidade dos serviços. Entregue uma estrutura conforme a seus funcionários. As empresas são feitas de pessoas, para pessoas, e o atual consumidor está cada vez mais ligado nos processos produtivos, e como eles impactam social e ambientalmente o mundo.

    1. Escolha seu maquinário. Máquinas de costura reta, com uma ou duas agulhas, com certeza farão parte do seu investimento, que também poderá ter máquinas de estampa, máquinas de corte, etc, a depender muito da proposta de negócio da sua camisaria e do quanto de dinheiro você poderá investir. Outras máquinas que camisarias têm como padrão são máquina de costura reta, interlock, caseadeira, galoneira, botoneira e ferro a vapor industrial. Importante salientar que essa não é uma lista exaustiva de itens que fazem parte do maquinário de uma camisaria. Novamente, você terá que decidir baseando-se em modelo de negócio e poder de investimento. Deixo aqui um link onde há uma descrição de máquinas e respectiva função para consulta: https://www.montarumnegocio.com/maquinas-para-confeccao-de-roupas/
    2. Tenha um rígido controle de qualidade. Camisas são peças feitas para ter uma durabilidade e qualidade maior que outras roupas. O consumidor aceita que são peças com preços mais elevados, em troca de um bom corte e de um bom tecido. Responda com responsabilidade ao interesse do público em relação a seu produto. Isso fortalece e posiciona sua empresa.
    3. Acompanhe as tendências de moda. Hoje não há mais a necessidade de realizar inúmeras coleções, uma vez que o consumidor está mais consciente. Além disso, camisas são itens que têm um poder de versatilidade imenso, podendo compor com várias outras peças do vestuário. Esteja alerta aos movimentos da moda e de comportamento de seu público-alvo.
    4. Procure o Sebrae de sua região para conhecer os projetos específicos para indústria de confecção que temos a oferecer! Assim, você poderá também entrar em contato com outros empreendedores do ramo e trocar experiências. Não há nada como a colaboração intrasetorial no mundo da empreendedorismo. Temos também os canais digitais/remotos em http://www.sebrae.com.br e 0800 570 0800.

    Espero ter ajudado e conte sempre com o Sebrae em sua caminhada!

    Ver menos
  6. Resposta foi editada

    Olá, Jane! Obrigada pela sua mensagem. É um momento novo para todo o cenário todos, inclusive para o consumidor. De pronto, temos o curso "Como Vender Mais e Melhor" que atende diretamente a seu anseio e compartilharei no link abaixo. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-veLeia mais

    Olá, Jane! Obrigada pela sua mensagem.

    É um momento novo para todo o cenário todos, inclusive para o consumidor. De pronto, temos o curso “Como Vender Mais e Melhor” que atende diretamente a seu anseio e compartilharei no link abaixo.

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-vender-mais-e-melhor,cdb0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    A sua atuação como empresária deve ser em duas frentes: redução de custos e garantia de vendas. Aproveite esse momento para revisitar as suas contas e priorize o que é urgente para a sobrevivência da empresa. Também não se esqueça de conhecer as medidas de crédito e trabalhistas disponibilizadas pelo governo para os pequenos negócios nesse período de crise.

    Sobre vendas, entenda o momento das pessoas e não insista agressivamente em uma venda, pois pode gerar antipatia com sua marca. As pessoas estão menos abertas a compras por impulso de itens não essenciais nesse momento. Aposte no fortalecimento do relacionamento com sua clientela, e aproxime-se da necessidade delas. O consumo de roupas pode não ser considerado essencial, quando é feito em grandes quantidades e alta frequência, mas todos precisam se vestir, e gostam de se vestir com estilo.

    Estamos em uma fase de maior reclusão física, mas o mundo digital está pulsando. Não há distanciamento social, pois todo mundo está conectado o tempo todo no mundo digital. Aqui seguem algumas dicas:

    1. Faça um planejamento de atuação nas redes sociais em termos de conteúdo que possam interessar sua clientela. Você pode montar looks, tirar fotos, e enviar pelo WhatsApp ou Instagram, por exemplo. Fazer pequenos vídeos com dicas de estilo, tendências para o ano (não foque em estação), como organizar seu armário, lives com diferentes temas no instagram, etc. Explore a temática do vestuário, moda, estilo e comportamento de variadas formas para gerar interesse pela sua marca, e a partir desse interesse você conseguirá efetuar uma venda. Você vai perceber que as pessoas vão se engajar mais com sua marca, trazendo maior identificação e, consequentemente, maiores volumes de vendas.
    2. Faça um planejamento de como você vai efetuar vendas de online. Você precisa conhecer os formatos de venda online e decidir qual será sua atuação. Assim como no varejo tradicional você precisa escolher um bom ponto para sua loja, também no mundo digital você precisa entender como se comportam as plataformas. Você vai optar por vendar via redes sociais? Estará também em marketplaces? Vai ter um site próprio que permita e-commerce ou vai atuar com redes sociais? Vou inserir aqui um link para nosso curso sobre vendas online para que você possa se familiarizar: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-vender-pela-internet,d7e0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD
    3. Prepare-se para o pós-crise. Em algum momento, a crise vai passar e teremos que seguir com a reinvenção de nossos negócios, pois é provável que o mercado volte em etapas e com um consumidor com comportamentos mudados. Estar conectada com o propósito da sua empresa e com seu público é essencial nesse momento, para que você não se perca! Tenha um planejamento detalhado dessa atuação pós-crise.
    4. Conte com o Sebrae na sua caminhada. Estamos disponíveis em diferentes canais online e remoto: redes sociais, portal e telefone. Estamos sempre disponíveis para acompanhar sua jornada de empreendedorismo.

    Abraços!

    Ver menos
  7. Bom dia, Ricardo! Parabéns por optar pela jornada do empreendedorismo! De imediato, já indico um curso do Sebrae chamado EMPRETEC, que promove o despertar do espírito empreendedor e a criação e gerenciamento de empresas sustentáveis e competitivas. A abertura e o gerenciamento de uma empresa exige eLeia mais

    Bom dia, Ricardo!
    Parabéns por optar pela jornada do empreendedorismo! De imediato, já indico um curso do Sebrae chamado EMPRETEC, que promove o despertar do espírito empreendedor e a criação e gerenciamento de empresas sustentáveis e competitivas.

    A abertura e o gerenciamento de uma empresa exige empenho, habilidades e muito conhecimento. É preciso entender o mercado, o público e planejar bem seu negócio. A primeira coisa que você precisa fazer nesse momento é estudar muito sobre o produto que você quer comercializar, seu público, e sobre o mercado digital, que é onde você quer atuar. Entenda que as estratégias são muito diferentes quando se foca em venda online, uma vez que internet não conhece fronteiras. Natural que você queira atingir, primeiramente, uma localidade, até para testar o mercado e a aceitação do seu produto. Mas saiba que você poderá receber pedidos de todo o Brasil (e até de outros lugares do mundo), e isso é uma oportunidade maravilhosa, para qual você precisa estar bem estruturado.

    Além disso, você precisa saber como vai vender no mundo digital: redes sociais, marketplaces, loja própria; pois essa decisão faz parte da sua estratégia de negócio. Vou adicionar aqui um vídeo sobre marketplaces para pequenos negócios, que poderá te inspirar.

    No Portal do Sebrae, você encontrará muitas informações sobre moda (especificamente sobre o setor calçadista), mercados (varejo tradicional e digital) e logística. Separei para você mais abaixo alguns conteúdos que serão relevantes nesse momento. São conteúdos que farão você ter uma visão mais assertiva para tomada de decisões.

    Alguns estados do Nordeste, em razão da vocação do território, têm atuação do Sebrae em projetos específicos para o setor calçadista. Entre em contato com o Sebrae local, por meio dos nossos canais remotos/digitais (0800 570 0800) para maiores informações sobre isso.

    O setor calçadista é muito organizado e existem várias entidades de defesa e suporte que podem auxiliar em termos de inteligência de mercado, como as associações Assintecal (materiais e insumos), Abicalçados (indústria) e ABLAC (varejo). A Abicalçados tem um relatório setorial anual, insumo essencial para estudos de mercado. Vou deixar o link aqui para que você possa acessá-lo: http://abicalcados.com.br/publicacoes/relatorio-setorial

    Seguem alguns links do Portal Sebrae que te auxiliarão nesse momento:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-bolsas-e-calcados,2ef87a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/problemas-da-logistica-reversa-e-suas-causas,bbd4438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD
    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/calcados-aumente-a-competitividade-com-produtos-diferenciados,00f8a866e7ef2410VgnVCM100000b272010aRCRD

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-os-nichos-de-mercado-para-o-varejo-calcadista,24804cd7eb34f410VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Espero ter ajudado! Conte com o #Sebrae em sua jornada empreendedora!

    Ver menos