1. Olá Maria Eduarda!!! Antes de pensar em empréstimo é importante elaborar um projeto de viabilidade para analisar a rentabilidade do negócio que está sendo proposto. O Sebrae tem consultores que podem elaborar o projeto ou procure alguém que detenha conhecimento na área financeira e que possa elaboraLeia mais

    Olá Maria Eduarda!!!

    Antes de pensar em empréstimo é importante elaborar um projeto de viabilidade para analisar a rentabilidade do negócio que está sendo proposto. O Sebrae tem consultores que podem elaborar o projeto ou procure alguém que detenha conhecimento na área financeira e que possa elaborar o projeto.

    Lembro que o papel aceita tudo, daí a importância de você estar na frente da elaboração do projeto e com os pés bem no chão, visto que as dificuldades são grandes na maioria das empresas, principalmente por projetos elaborados e que não condizem com a realidade que vivemos.

    Com o projeto elaborado, se ainda achar que é viável o negócio, ai sim você deve começar a viabilizar tanto a parte financeira quanto as demais.

    A instituição financeira ideal é aquela que torna o teu projeto mais viável, ou seja, aquela que é confiável e fornece serviços e produtos com o menor custo.

    Como existe uma variação nos custos é importante conversar e negociar diretamente com as instituições financeiras para definir a que traz mais vantagens para o teu pleito.

    Além das instituições financeiras, você deve levar em consideração as fintechs que, devido à tecnologia envolvida, podem trazer benefícios ao empreendimento, investidores anjos e outros.

    O ideal seria começar o negócio com recursos próprios, mas isso nem sempre é possível.

    Ver menos
  2. O acordo sempre será uma relação de ganha x ganha, seja para atrasar salários ou demitir. Para tomar qualquer decisão, deve ser levado em consideração que a empresa precisará de funcionários qualificados assim que passar o momento que estamos vivendo. Atrasar salários poderá fazer com que à empresaLeia mais

    O acordo sempre será uma relação de ganha x ganha, seja para atrasar salários ou demitir.

    Para tomar qualquer decisão, deve ser levado em consideração que a empresa precisará de funcionários qualificados assim que passar o momento que estamos vivendo.

    Atrasar salários poderá fazer com que à empresa seja penalizada, sem contar que os funcionários ficarão descontentes com a situação, pois também dependem  da remuneração.

    A demissão de funcionários gera custos para as empresas e, caso estes não estejam à disposição para recontratação assim que passar este momento, a empresa arcará com custos de recrutamento, seleção, capacitação e outros que poderão ocorrer, dependendo de empresa para empresa.

    Desta forma é importante ter bom senso, levantar os custos dos funcionários por 30 ou 60 dias e levantar o que poderá ser gasto com as demissões, junto ao contador da empresa, e tomar a decisão apropriada, sempre trabalhando com relação de ganha x ganha, que é importante para a empresa e para os seus colaboradores.

    Ver menos