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O que é a Trilha do Empreendedor?
Boa tarde. Trilha do Empreendedor é um aplicativo desenvolvido pelo Sebrae/PR, executado como um jogo, no qual o empreendedor é orientado passo a passo no roteiro para iniciar um negócio. E, caso o empreendedor ainda não saiba qual o investimento necessário para implantar e administrar o negócio, elLeia mais
Boa tarde. Trilha do Empreendedor é um aplicativo desenvolvido pelo Sebrae/PR, executado como um jogo, no qual o empreendedor é orientado passo a passo no roteiro para iniciar um negócio. E, caso o empreendedor ainda não saiba qual o investimento necessário para implantar e administrar o negócio, ele é aconselhado a baixar um modelo de plano de negócios para que possa projetar os custos e entender a necessidade de recursos financeiros.
aplicativo está disponível na Apple Store e no Google Play.
Veja mais informações em: https://www.digai.com.br/2013/07/trilha-do-empreendedor-o-aplicativo-para-empreender/
Ver menosMEI tem direito ao PIS?
Boa tarde. Microempreendedor individual que não executa outras atividades no regime CLT, não tem direito a receber abono salarial do PIS por não ter carteira assinada. Caso ele tenha carteira assinada e o MEI como atividade secundária, pode receber se estiver enquadrado nas regras da Caixa EconômicaLeia mais
Boa tarde.
Microempreendedor individual que não executa outras atividades no regime CLT, não tem direito a receber abono salarial do PIS por não ter carteira assinada. Caso ele tenha carteira assinada e o MEI como atividade secundária, pode receber se estiver enquadrado nas regras da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a Caixa Econômica Federal-CEF, tem direito ao abono salarial do PIS os trabalhadores que se enquadrem nos seguintes pontos:
-Cadastro no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos
-Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP com rendimentos médios de até dois salários mínimos durante o ano-base considerado para apuração do benefício
-Ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias consecutivos no ano-base da apuração
-Ter seus dados fornecidos corretamente pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do ano-base
Essas são as regras, então tem direito ao benefício do PIS quem possui carteira de trabalho há pelo menos 5 anos. tendo este recebido até 2 salários mínimos mensais (em média) e exercido atividade remunerada por 30 dias consecutivos no ano-base da apuração do PIS.
Dessa forma, o MEI não terá direito ao abono do PIS. A não ser que tenha dividido suas funções de microempreendedor com uma atividade remunerada via carteira assinada pelo regime CLT.
De qualquer forma, para que este direito se efetive, no ano-base de apuração os rendimentos médios mensais não podem ultrapassar dois salários mínimos. Ou seja, se o salário via carteira assinada e os rendimentos como MEI ultrapassarem esta marca, não há direito de abono salarial.
Fonte: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-mais-sobre-o-mei/as-duvidas-mais-frequentes-sobre-o-microemprendedor-individual/16-quem-tem-mei-tem-direito-de-receber-o-pis-resultado-de-imagem-para-mei-e-o-pis
Ver menosComo é concedido o Alvará de Funcionamento definitivo?
Boa tarde. A concessão do Alvará de Localização e Funcionamento depende da observância das normas contidas nos Códigos de Zoneamento Urbano e de Posturas Municipais, ou seja, é de responsabilidade das Prefeituras. A concessão deve ser feita em até 180 dias após a formalização do MEI, sob pena de conLeia mais
Boa tarde. A concessão do Alvará de Localização e Funcionamento depende da observância das normas contidas nos Códigos de Zoneamento Urbano e de Posturas Municipais, ou seja, é de responsabilidade das Prefeituras. A concessão deve ser feita em até 180 dias após a formalização do MEI, sob pena de conversão do alvará provisório em definitivo.
Os municípios devem manter o serviço de consulta prévia de endereço para o empreendedor verificar se o local escolhido para estabelecer a sua empresa está de acordo com essas normas.
Além disso, outras normas deverão ser seguidas, como as sanitárias, por exemplo, para quem manuseia alimentos. Dessa forma, antes de qualquer procedimento, o microempreendedor deve consultar as normas municipais para saber se existe ou não restrição para exercer a sua atividade no local escolhido, além de outras obrigações básicas a serem cumpridas.
No Portal do Empreendedor, o MEI em trâmite de regularização declarará que está cumprindo a legislação municipal, motivo pelo qual é fundamental que ele consulte essas normas e declare, de forma verdadeira, que entende a legislação e a obedecerá, sob pena de ter o seu empreendimento considerado irregular.
O ambulante ou quem trabalha em lugar fixo deverá conhecer as regras municipais antes de fazer o registro, com relação ao tipo de atividade e ao local onde irá trabalhar.
Apesar de o Portal do Empreendedor emitir documento que autoriza o funcionamento imediato do empreendimento, mediante Alvará Provisório, as declarações do empresário de que observa as normas e posturas municipais, são obrigatórias para que não haja prejuízo à coletividade e ao próprio microempreendedor. Aquele MEI que não seja fiel ao cumprimento das normas tal qual declarou estará sujeito a multas, apreensões e até mesmo ao fechamento do empreendimento e cancelamento de seu registro.
Caso o microempreendedor tenha dúvidas em como proceder, recomenda-se expressamente que ele não finalize o registro. O SEBRAE, os escritórios de contabilidade e a própria administração municipal estão aptos a prestar as informações necessárias.
Veja mais em: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes/7-licenciamento-definitivo-e-alvara-de-funcionamento/7.2-como-e-concedido-o-alvara-de-funcionamento-definitivo
Ver menosComo efetuar o desenquadramento como MEI ?
Boa tarde. O desenquadramento poderá ser realizado por meio do serviço “Desequadramento do SIMEI” disponibilizado no Portal do Simples Nacional. O MEI deverá, antes de efetuar a solicitação de desenquadramento, gerar um código de acesso, conforme instruções disponíveis no Portal do Simples Nacional.Leia mais
Boa tarde. O desenquadramento poderá ser realizado por meio do serviço “Desequadramento do SIMEI” disponibilizado no Portal do Simples Nacional.
O MEI deverá, antes de efetuar a solicitação de desenquadramento, gerar um código de acesso, conforme instruções disponíveis no Portal do Simples Nacional. Após digitar o código de acesso, o contribuinte deverá selecionar o motivo e a data em que ocorreu o fato motivador do desenquadramento.
Veja mais em: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes/11-desenquadramento/11.3-como-efetuar-o-desenquadramento-como-mei
Ver menosComo MEI, se eu engravidar, como farei para dar entrada no salário-maternidade?
Boa tarde. A segurada poderá agendar o requerimento de salário-maternidade pela Central de Atendimento 135 ou através da página da Previdência Social na Internet, selecionando a opção "Requerimento de Salário Maternidade". O salário-maternidade da Microempreendedora Individual será pago diretamenteLeia mais
Boa tarde. A segurada poderá agendar o requerimento de salário-maternidade pela Central de Atendimento 135 ou através da página da Previdência Social na Internet, selecionando a opção “Requerimento de Salário Maternidade”.
O salário-maternidade da Microempreendedora Individual será pago diretamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e a contribuição previdenciária devida pela MEI durante o recebimento do salário maternidade será descontada automaticamente do valor deste beneficio, referente ao mês inteiro em que ficar em benefício.
Também podem ter direito ao salário-maternidade o MEI do sexo masculino, nos casos de falecimento da mãe (gestante), adoção ou guarda judicial para fins de adoção ocorrida a partir de 25/10/2013 (data da publicação da Lei nº 12.873/2013), e a segurada, nas hipóteses de parto natimorto, adoção e aborto não criminoso.
Veja mais em: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes/5-previdencia-e-demais-beneficios/5.8-como-mei-se-eu-engravidar-como-farei-para-dar-entrada-no-salario-maternidade
Ver menosComo posso ser um consultor do Sebrae?
Boa tarde. A contratação de consultores é realizada mediante processo seletivo. O edital prevê o credenciamento de pessoas jurídicas e, excepcionalmente, profissionais autônomos, para integrar o Cadastro de Prestadores de Serviços de Instrutoria e Consultoria do Sebrae Nacional, que poderão ser chamLeia mais
Boa tarde. A contratação de consultores é realizada mediante processo seletivo. O edital prevê o credenciamento de pessoas jurídicas e, excepcionalmente, profissionais autônomos, para integrar o Cadastro de Prestadores de Serviços de Instrutoria e Consultoria do Sebrae Nacional, que poderão ser chamadas para prestar serviços quando houver demanda.
Informações tiradas do site do Sebrae, link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faq/como-posso-ser-um-consultor-do-sebrae,be57528b6489d410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Para mais informações sobre estar apto para ser consultor Sebrae, acesse o link: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/estou-apto-para-ser-consultor-do-sebrae,8b7b1ebfe6f5f510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Ver menosComo posso ser um consultor do Sebrae?
Boa tarde. A contratação de consultores é realizada mediante processo seletivo. O edital prevê o credenciamento de pessoas jurídicas e, excepcionalmente, profissionais autônomos, para integrar o Cadastro de Prestadores de Serviços de Instrutoria e Consultoria do Sebrae Nacional, que poderão ser chamLeia mais
Boa tarde. A contratação de consultores é realizada mediante processo seletivo. O edital prevê o credenciamento de pessoas jurídicas e, excepcionalmente, profissionais autônomos, para integrar o Cadastro de Prestadores de Serviços de Instrutoria e Consultoria do Sebrae Nacional, que poderão ser chamadas para prestar serviços quando houver demanda.
Informações tiradas do site do Sebrae, link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faq/como-posso-ser-um-consultor-do-sebrae,be57528b6489d410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Para mais informações sobre estar apto para ser consultor Sebrae, acesse o link: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/estou-apto-para-ser-consultor-do-sebrae,8b7b1ebfe6f5f510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Ver menosComo posso ser um consultor do Sebrae?
Boa tarde. A contratação de consultores é realizada mediante processo seletivo. O edital prevê o credenciamento de pessoas jurídicas e, excepcionalmente, profissionais autônomos, para integrar o Cadastro de Prestadores de Serviços de Instrutoria e Consultoria do Sebrae Nacional, que poderão ser chamLeia mais
Boa tarde. A contratação de consultores é realizada mediante processo seletivo. O edital prevê o credenciamento de pessoas jurídicas e, excepcionalmente, profissionais autônomos, para integrar o Cadastro de Prestadores de Serviços de Instrutoria e Consultoria do Sebrae Nacional, que poderão ser chamadas para prestar serviços quando houver demanda.
Informações tiradas do site do Sebrae, link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faq/como-posso-ser-um-consultor-do-sebrae,be57528b6489d410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Para mais informações sobre estar apto para ser consultor Sebrae, acesse o link: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/estou-apto-para-ser-consultor-do-sebrae,8b7b1ebfe6f5f510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Ver menosComo posso ser um consultor do Sebrae?
Boa tarde. A contratação de consultores é realizada mediante processo seletivo. O edital prevê o credenciamento de pessoas jurídicas e, excepcionalmente, profissionais autônomos, para integrar o Cadastro de Prestadores de Serviços de Instrutoria e Consultoria do Sebrae Nacional, que poderão ser chamLeia mais
Boa tarde. A contratação de consultores é realizada mediante processo seletivo. O edital prevê o credenciamento de pessoas jurídicas e, excepcionalmente, profissionais autônomos, para integrar o Cadastro de Prestadores de Serviços de Instrutoria e Consultoria do Sebrae Nacional, que poderão ser chamadas para prestar serviços quando houver demanda.
Informações tiradas do site do Sebrae, link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faq/como-posso-ser-um-consultor-do-sebrae,be57528b6489d410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Para mais informações sobre estar apto para ser consultor Sebrae, acesse o link: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/estou-apto-para-ser-consultor-do-sebrae,8b7b1ebfe6f5f510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Ver menosComo abrir loja de artesanato ?
Como montar uma loja de artesanato O artesanato brasileiro é um dos mais ricos e diversificados do mundo, o que justifica o aumento da demanda por peças decorativas Mercado artesanal A loja de artesanato se caracteriza pelo comércio varejista de souvenirs e bijuterias e representa uma ótima oportuniLeia mais
Como montar uma loja de artesanato
O artesanato brasileiro é um dos mais ricos e diversificados do mundo, o que justifica o aumento da demanda por peças decorativas
Mercado artesanal
A loja de artesanato se caracteriza pelo comércio varejista de souvenirs e bijuterias e representa uma ótima oportunidade para quem pretende abrir seu próprio negócio.
No Brasil, o setor de artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano, segundo o IBGE. 8,5 milhões de pessoas estão envolvidas com a atividade, que representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Segundo especialistas, os fatores que tornam esse tipo de atividade menos suscetível às oscilações do mercado são:
– Matéria-prima de baixo custo ou encontrada gratuitamente e em abundância, o que pode representar um importante diferencial competitivo;
– Inexistência de público consumidor específico;
– Mão de obra familiar, em geral.
Principais segmentos do mercado
– Acessórios de vestuário;
– Arranjos florais;
– Bijuterias;
– Biscuit;
– Caixas;
– Cerâmicas;
– Cestas;
– Crochê;
– Embalagens;
– Enfeites;
– Lembrancinhas;
– Panos de prato;
– Patchwork;
– Pintura;
– Sabonetes;
– Scrapbooking;
– Tapeçarias;
– Tecido xadrez;
– Texturas;
– Topiarias;
– Tricô;
– Velas.
Práticas de venda
A venda por consignação é um dos recursos mais usados para negociação de produtos artesanais. A entrada de produtos na loja é realizada mediante compromisso de devolução das mercadorias não comercializadas ao artesão.
A consignação é considerada operação de venda para fins fiscais. Exige emissão dos documentos fiscais pertinentes à operação de saída, em relação ao artesão, e entrada, em relação ao lojista. Ela também está sujeita à tributação incidente sobre a saída de mercadorias.
O lojista que recebe a mercadoria em consignação, para venda, assume a condição de depositário da mercadoria, obrigando-se a pagar o preço ajustado com o artesão ou devolver a mercadoria no mesmo estado em que a recebeu.
Os percentuais de remuneração do lojista na venda do produto artesanal devem ser negociados diretamente entre as partes e variam de acordo com o custo fixo verificado para manutenção da loja e carga tributária incidente na operação de venda.
É comum verificar que muitos artesãos fixam o preço mínimo que pretendem receber pelo produto, ao entregar para o lojista a mercadoria em consignação, permitindo ao comerciante estipular o preço de venda conforme sua conveniência.
Antes da aquisição de produtos para a venda, o empreendedor deve observar o prazo, preço, frete, garantia e condições de entrega do fornecedor, para uma boa negociação.
Acesse o link para mais informações e dicas: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/artigos/como-abrir-uma-loja-de-artesanato-em-minas-gerais,bf881947e93c9410VgnVCM2000003c74010aRCRD
Ver menosComo ganhar dinheiro com reciclagem de papel ?
O Sebrae tem uma Ideia de Negócio pronta sobre Como montar uma empresa de reciclagem, podendo aplicar-se a reciclagem de papel. Além disso, alguns artigos do Sebrae podem ajudar na abertura de de um novo negócio, veja mais em: 6 passos para abrir seu novo negócio e Passos a passo para abrir um negócLeia mais
O Sebrae tem uma Ideia de Negócio pronta sobre Como montar uma empresa de reciclagem, podendo aplicar-se a reciclagem de papel.
Além disso, alguns artigos do Sebrae podem ajudar na abertura de de um novo negócio, veja mais em: 6 passos para abrir seu novo negócio e Passos a passo para abrir um negócio.
Ver menosComo abrir um lava jato?
Como montar um lava-jato Montar um lava-jato pode ser um bom negócio, já que ele possui baixo custo e bom faturamento mensal. Estrutura Para Montar Um Lava-Jato Um pequeno lava-jato deve ter uma estrutura básica de cerca de 400 metros quadrados, de modo que permita boa locomoção de funcionários, manLeia mais
Como montar um lava-jato
Montar um lava-jato pode ser um bom negócio, já que ele possui baixo custo e bom faturamento mensal.
Estrutura Para Montar Um Lava-Jato
Um pequeno lava-jato deve ter uma estrutura básica de cerca de 400 metros quadrados, de modo que permita boa locomoção de funcionários, manipulação de equipamentos, manobra dos veículos, local para que os veículos fiquem estacionados em segurança até o momento de o cliente buscá-lo, além de um banheiro.
Para colocar o lava-jato para funcionar, você precisa de equipamentos profissionais e de alta qualidade. Isso permite lavar diversos veículos e aumentar o faturamento. Vale frisar que o lava-jato deve estar em um ponto bem localizado, de acesso fácil e com um bom fluxo de veículos. Não se deve esquecer que, como qualquer negócio, o bom atendimento é fundamental.
Produtos De Limpeza Para O Lava-Jato
Seria impossível montar um lava-jato e ganhar dinheiro se não existissem os produtos de limpeza. Estes produtos são capazes de desencardir e praticamente deixar o carro limpo, sem a necessidade de horas de esforço esfregando com a esponja.
Investimento Inicial Para Montar Um Lava-Jato
O investimento inicial depende muito de como será a estrutura do empreendimento.
Custos Mensais De Um Lava-Jato
O custo para manter uma lavagem de veículos variará de acordo com o tamanho do local, porte do empreendimento e região do país.
Bons resultados Ao Montar Um Lava-Jato
Antes de iniciar um lava-jato, é preciso fazer um plano de negócios completo, identificando:
– Seus principais concorrentes;
– Fornecedores;
– Clientes potenciais;
– Custos fixos mensais;
– Previsão de vendas;
– Previsão de lucro;
– Necessidade de pessoal;
– Máquinas e equipamentos;
– Fluxo de trabalho;
– Produtos que serão utilizados;
– Estoque mínimo destes produtos;
– Dentre vários outros fatores importantíssimos para o sucesso de qualquer atividade empresarial.
Veja mais informações em: https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-um-lava-jato/
Além disso, alguns artigos do Sebrae podem ajudar na abertura de de um novo negócio, acesse os links: 6 passos para abrir seu novo negócio e Passos a passo para abrir um negócio.