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Como abrir loja de artesanato ?

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2 Respostas

  1. Como montar uma loja de artesanato

    O artesanato brasileiro é um dos mais ricos e diversificados do mundo, o que justifica o aumento da demanda por peças decorativas

    Mercado artesanal

    A loja de artesanato se caracteriza pelo comércio varejista de souvenirs e bijuterias e representa uma ótima oportunidade para quem pretende abrir seu próprio negócio.

    No Brasil, o setor de artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano, segundo o IBGE. 8,5 milhões de pessoas estão envolvidas com a atividade, que representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

    Segundo especialistas, os fatores que tornam esse tipo de atividade menos suscetível às oscilações do mercado são:

    – Matéria-prima de baixo custo ou encontrada gratuitamente e em abundância, o que pode representar um importante diferencial competitivo;
    – Inexistência de público consumidor específico;
    – Mão de obra familiar, em geral.

    Principais segmentos do mercado

    – Acessórios de vestuário;
    – Arranjos florais;
    – Bijuterias;
    – Biscuit;
    – Caixas;
    – Cerâmicas;
    – Cestas;
    – Crochê;
    – Embalagens;
    – Enfeites;
    – Lembrancinhas;
    – Panos de prato;
    – Patchwork;
    – Pintura;
    – Sabonetes;
    – Scrapbooking;
    – Tapeçarias;
    – Tecido xadrez;
    – Texturas;
    – Topiarias;
    – Tricô;
    – Velas.

    Práticas de venda

    A venda por consignação é um dos recursos mais usados para negociação de produtos artesanais. A entrada de produtos na loja é realizada mediante compromisso de devolução das mercadorias não comercializadas ao artesão.

    A consignação é considerada operação de venda para fins fiscais. Exige emissão dos documentos fiscais pertinentes à operação de saída, em relação ao artesão, e entrada, em relação ao lojista. Ela também está sujeita à tributação incidente sobre a saída de mercadorias.

    O lojista que recebe a mercadoria em consignação, para venda, assume a condição de depositário da mercadoria, obrigando-se a pagar o preço ajustado com o artesão ou devolver a mercadoria no mesmo estado em que a recebeu.

    Os percentuais de remuneração do lojista na venda do produto artesanal devem ser negociados diretamente entre as partes e variam de acordo com o custo fixo verificado para manutenção da loja e carga tributária incidente na operação de venda.

    É comum verificar que muitos artesãos fixam o preço mínimo que pretendem receber pelo produto, ao entregar para o lojista a mercadoria em consignação, permitindo ao comerciante estipular o preço de venda conforme sua conveniência.

    Antes da aquisição de produtos para a venda, o empreendedor deve observar o prazo, preço, frete, garantia e condições de entrega do fornecedor, para uma boa negociação.

    Acesse o link para mais informações e dicas: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/artigos/como-abrir-uma-loja-de-artesanato-em-minas-gerais,bf881947e93c9410VgnVCM2000003c74010aRCRD

  2. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.