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    Até recentemente, os planos de saúde eram oferecidos apenas por grandes e poucas empresas, mas essa característica mudou e o mercado atual abriu a possibilidade de funcionamento de diversos planos de saúde com naturezas distintas, dando espaço para a abertura de empresas de planos de saúde.

    Os planos de saúde estão cada vez mais concorridos, pois os consumidores procuram planos com maior cobertura de especialidades e sem carência.

    Nesse ambiente tão competitivo, as empresas de planos de saúde individuais acabam preferindo a parceria com empresas através de contratos realizados para assistência médica dos funcionários, o que diminui a incerteza do plano de saúde quanto a demanda de contratos individuais e sustentabilidade dos custos sem prejuízos.

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    Uma solução encontrada por diversos planos de saúde tem sido a de oferecer planos para população de baixa renda, que são flexíveis e abrangem apenas determinadas clínicas e hospitais.

    Organização do processo produtivo na empresa de planos de saúde

    Decidir se o plano prestará cobertura para clientes individuais ou empresas ou as duas situações, que é o que mais acontece no mercado por proporcionar maior possibilidade de demanda, é uma das primeiras coisas antes de abrir sua empresa de planos de saúde.

    Os planos de saúde trabalham de forma cooperativa quanto à receita demandada pelos clientes. Isso significa que, quanto maior o número de participantes no plano de saúde, melhor, pois o plano poderá pagar por mais especialidades e hospitais e assim atender um maior número de pessoas.

    Por isso os planos de saúde devem atender empresas de pequeno e médio porte com mais de 19 funcionários, para manter a margem de capitalização necessária para as coberturas e desenvolvimento das atividades gerais do plano, sendo que existem empresas de planos de saúde que preferem atender, em sua maioria, empresas de médio e pequeno porte por já terem estabelecido seu nicho de mercado.

    Concorrência da empresa de planos de saúde

    A concorrência é acirrada para o setor de planos de saúde, pois abrange todos os nichos de mercado. Um exemplo disso são bancos privados como o Bradesco, que têm planos de saúde que atendem grandes empresas, pequenas empresas, pessoas individuais, famílias, etc. Neste aspecto, as empresas recentes concorrem diretamente com grandes grupos de seguros.

    O grande desafio para os planos de saúde pequenos e recentes é a participação de mercado. Para isso é necessário o uso de estratégias para estabelecimento no mercado.

    Estratégia de comercialização na empresa de planos de saúde

    Para vender os planos de saúde, primeiro estude o público-alvo, quais as empresas que necessitam de plano e não ainda não realizaram contratos, empresas que estão insatisfeitas com o plano atual e já pensam em mudar de operadora de saúde, etc.

    Para as vendas e captação de clientes, conte com uma equipe eficiente de telemarketing, que poderá ser terceirizada, e representantes comerciais de primeira, com capacidade de vendas que captará os melhores clientes.

    Dentre os serviços prestados pelos planos de saúde está de cobertura de clínicas médicas e consultórios odontológicos.

    Análise Swot para a empresa de planos de saúde

    A análise swot na gestão estratégica estuda as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos para as empresas de uma forma geral. Para as de planos de saúde isso não é diferente. O setor possui oportunidades, ameaças e pontos fortes e fracos.

    Ameaças do setor – uma ameaça do setor de planos de saúde é que, segundo as normas de saúde, os clientes não podem definir se querem coberturas para partos, AIDS e transplantes. Dessa forma, os planos não conseguem baratear seus serviços e os preços acabam se tornando empecilho.

    As oportunidades – as oportunidades para os planos de saúde surgem diante do aumento crescente da população nacional, seus hábitos, renda crescente, expectativa de vida maior, preocupação com a saúde e crescimento de empresas que oferecem planos de saúde.

    As empresas de planos de saúde poderão diferenciar seus serviços por categorias como: plano de saúde para crianças, para idosos, para maternidade e a novidade do mercado, que são os planos de saúde para animais.

    Pontos fortes – os pontos fortes para os planos de saúde são quando os planos possuem estrutura para maior cobertura em especialidades médicas, pessoas e empresas de várias regiões com economia de escala.

    Pontos fracos – os pontos fracos são justamente a falta de estrutura, possibilidades de cobertura limitadas, custos altos, que não são rateados pelas receitas, e as barreiras de entrada institucionalizadas pelos órgãos de Regularização no setor de saúde.

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