Marcos Silva
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Como abrir uma empresa de Planos de Saúde?

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  1. Para abrir uma corretora de planos de saúde, você precisa ter uma autorização técnica da Superintendência de Seguros Privados ( SUSEP) Após conclusão do curso e  posteriormente aprovação através de exame, vc estará habilitado para ser corretor de seguros pessoa física, logo poderá comercializar os produtos disponíveis no mercado (BRADESCO  UNIMED, AMIL, SULAMÉRICA ETC). SER corretor de seguros PF ou PJ não interfere na autorização de comercialização   apenas na tributação, pois a do corretor PJ é bem menor em relação a tributação do corretor PF. Vale ressaltar que para ser corretor PJ o corretor deve enviar solicitação a SUSEP Após abertura de empresa com o CNAE relativo a área (Não pode ser MEI). Mas se vc não tem ainda o curso da susep, pode começar como vendedor, ainda sim receberá ótima comissão. Procure uma corretora de planos de saúde e se informe. Adquirir conhecimento dos produtos antes de fazer o curso da susep seria algo interessante para quem pretende empreender no ramo. Espero ter ajudado.

  2. Até recentemente, os planos de saúde eram oferecidos apenas por grandes e poucas empresas, mas essa característica mudou e o mercado atual abriu a possibilidade de funcionamento de diversos planos de saúde com naturezas distintas, dando espaço para a abertura de empresas de planos de saúde.

    Os planos de saúde estão cada vez mais concorridos, pois os consumidores procuram planos com maior cobertura de especialidades e sem carência.

    Nesse ambiente tão competitivo, as empresas de planos de saúde individuais acabam preferindo a parceria com empresas através de contratos realizados para assistência médica dos funcionários, o que diminui a incerteza do plano de saúde quanto a demanda de contratos individuais e sustentabilidade dos custos sem prejuízos.

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    Uma solução encontrada por diversos planos de saúde tem sido a de oferecer planos para população de baixa renda, que são flexíveis e abrangem apenas determinadas clínicas e hospitais.

    Organização do processo produtivo na empresa de planos de saúde

    Decidir se o plano prestará cobertura para clientes individuais ou empresas ou as duas situações, que é o que mais acontece no mercado por proporcionar maior possibilidade de demanda, é uma das primeiras coisas antes de abrir sua empresa de planos de saúde.

    Os planos de saúde trabalham de forma cooperativa quanto à receita demandada pelos clientes. Isso significa que, quanto maior o número de participantes no plano de saúde, melhor, pois o plano poderá pagar por mais especialidades e hospitais e assim atender um maior número de pessoas.

    Por isso os planos de saúde devem atender empresas de pequeno e médio porte com mais de 19 funcionários, para manter a margem de capitalização necessária para as coberturas e desenvolvimento das atividades gerais do plano, sendo que existem empresas de planos de saúde que preferem atender, em sua maioria, empresas de médio e pequeno porte por já terem estabelecido seu nicho de mercado.

    Concorrência da empresa de planos de saúde

    A concorrência é acirrada para o setor de planos de saúde, pois abrange todos os nichos de mercado. Um exemplo disso são bancos privados como o Bradesco, que têm planos de saúde que atendem grandes empresas, pequenas empresas, pessoas individuais, famílias, etc. Neste aspecto, as empresas recentes concorrem diretamente com grandes grupos de seguros.

    O grande desafio para os planos de saúde pequenos e recentes é a participação de mercado. Para isso é necessário o uso de estratégias para estabelecimento no mercado.

    Estratégia de comercialização na empresa de planos de saúde

    Para vender os planos de saúde, primeiro estude o público-alvo, quais as empresas que necessitam de plano e não ainda não realizaram contratos, empresas que estão insatisfeitas com o plano atual e já pensam em mudar de operadora de saúde, etc.

    Para as vendas e captação de clientes, conte com uma equipe eficiente de telemarketing, que poderá ser terceirizada, e representantes comerciais de primeira, com capacidade de vendas que captará os melhores clientes.

    Dentre os serviços prestados pelos planos de saúde está de cobertura de clínicas médicas e consultórios odontológicos.

    Análise Swot para a empresa de planos de saúde

    A análise swot na gestão estratégica estuda as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos para as empresas de uma forma geral. Para as de planos de saúde isso não é diferente. O setor possui oportunidades, ameaças e pontos fortes e fracos.

    Ameaças do setor – uma ameaça do setor de planos de saúde é que, segundo as normas de saúde, os clientes não podem definir se querem coberturas para partos, AIDS e transplantes. Dessa forma, os planos não conseguem baratear seus serviços e os preços acabam se tornando empecilho.

    As oportunidades – as oportunidades para os planos de saúde surgem diante do aumento crescente da população nacional, seus hábitos, renda crescente, expectativa de vida maior, preocupação com a saúde e crescimento de empresas que oferecem planos de saúde.

    As empresas de planos de saúde poderão diferenciar seus serviços por categorias como: plano de saúde para crianças, para idosos, para maternidade e a novidade do mercado, que são os planos de saúde para animais.

    Pontos fortes – os pontos fortes para os planos de saúde são quando os planos possuem estrutura para maior cobertura em especialidades médicas, pessoas e empresas de várias regiões com economia de escala.

    Pontos fracos – os pontos fracos são justamente a falta de estrutura, possibilidades de cobertura limitadas, custos altos, que não são rateados pelas receitas, e as barreiras de entrada institucionalizadas pelos órgãos de Regularização no setor de saúde.

  3. Para começar a vender planos de saúde, primeiramente você precisa de autorização da SUSESP para fazer esse tipo de negociação, você obtém o certificado fazendo um curso.

    Após a permissão você precisa se cadastrar nas plataformas de plano de saúde, muitas delas oferecem treinamento para que possa conhecer todos os produtos disponíveis por ela, uma coisa muito, mas muito importante é você conhecer muito bem cada tipo de plano, cada variação, cada benefício, pois esses serão os diferenciais na hora de vender para o cliente em potencial.

    Para ajudar os corretores nas suas vendas, você pode contratar plataformas que geram contatos de planos de saúde como o site Plano de Saúde Br, isso vai abreviar o encontro com potencias compradores.

    Espero ter ajudado amigo, tenha ótimos negócios!

  4. Vc pode iniciar se associando a alguma plataforma de vendas, elas possuem autorização para trabalhar dessa maneira, não é necessário possuir a susep para iniciar ( a susep são das plataformas).

     

    Se estiver em SP e quiser uma plataforma da Prevent Senior:

    https://www.libelulaseguros.com.br/prevent-senior-tatuape-mooca-carrao-franco-leste-sp.html

  5. Entrou no jogo Especializado em Direito Médico e da Saúde

    Se atente para algumas regras de comercialização, e tenha em mente que vc responderá solidariamente caso tenha contratado um plano sem orientações ao consumidor.

    Ofereça planos superiores e deixe tudo muito bem claro,  e sempre por escrito (envie um e-mail ao cliente com o que conversaram por telefone e/ou pessoalmente), evitando assim, o processo por “perda de uma chance”.

    https://www.felipenurchis.com.br