1. O pilar do empreendedorismo digital é conhecer, de forma clara, o funcionamento da tecnologia. Isso não quer dizer, de modo algum, que você precisa ser programador, saber todo o funcionamento dos sistemas ou ser especialista em informática. Você precisa conhecer, essencialmente, a forma como o clienLeia mais

    O pilar do empreendedorismo digital é conhecer, de forma clara, o funcionamento da tecnologia. Isso não quer dizer, de modo algum, que você precisa ser programador, saber todo o funcionamento dos sistemas ou ser especialista em informática. Você precisa conhecer, essencialmente, a forma como o cliente estará em contato com o seu produto – seja lá como for o ambiente por trás do negócio.

    Por exemplo, se você monta uma loja virtual de roupas, você será quem dirá como as peças são apresentadas, como deve funcionar o provador virtual, o que você pretende para o visual do seu site, etc. Você contratará alguém para criar os ambientes virtuais, mas é você quem tem que pensar no cliente e saber o melhor para o seu negócio.

    Também é preciso observar a si mesmo para montar um negócio: algumas características do empreendedor formam um perfil de atuação o qual você deve analisar se possui ou se precisará desenvolver. Entre as que farão diferença para um negócio digital estão a capacidade de buscar informações e, claro, a persistência.

    Salientamos aqui a busca de informações justamente porque é um mercado novo e muito ágil, as novidades aparecem a cada minuto – literalmente. Ter conhecimento do que está ocorrendo, mesmo que em outros países, pode ser crucial para que o desenvolvimento do que você está propondo seja bem recebido – e não fique ofuscado por alguma novidade recém tirada da cartola de alguém.

    Persistência é uma das mais importantes características de quem tem um negócio, e o mesmo vale para as empresas digitais. É improvável que ao ter uma ideia inovadora, você acerte na primeira tentativa após colocá-la em prática, então não entre no negócio com essa mentalidade. A melhor forma de encarar é dando um passo de cada vez, testando e recomeçando, se preciso, até acertar o caminho.

     

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  2. 1. É a melhor prática para o momento – e para o futuro Como já falamos e todo mundo sabe, ainda não é certo o momento em que fará efeito a vacinação contra o Novo Coronavírus – e é ainda mais indefinido o momento em que as pessoas de fato se sentirão seguras para fazer as atividades como faziam anteLeia mais

    1. É a melhor prática para o momento – e para o futuro

    Como já falamos e todo mundo sabe, ainda não é certo o momento em que fará efeito a vacinação contra o Novo Coronavírus – e é ainda mais indefinido o momento em que as pessoas de fato se sentirão seguras para fazer as atividades como faziam antes da pandemia, o que pode não ocorrer porque as mudanças as fizeram suprir as necessidades de outras formas.

    Além disso, o modelo de negócios é apontado por especialistas como o modelo do futuro, uma vez que a migração dos diversos tipos de atividades econômicas para o formato digital vem acontecendo, de forma gradual. Se pensarmos historicamente, muitas atividades que fazemos corriqueiramente hoje utilizando a tecnologia precisavam de muito mais tempo empregado para acontecerem – do envio de uma simples correspondência, que passou para o e-mail, até a compra de supermercado, que você pode receber na porta de casa.

    2. É o tipo de negócio que mais cresce

    Segundo o estudo “O E-commerce na Pandemia de 2020”, cada semana de quarentena equivale a uma semana de Black Friday em relação ao número de pedidos no formato on-line – o período apurado indicou um crescimento de 145% no comércio eletrônico.

    Pelo movimento das vendas pela internet já se percebe que mesmo quem não tinha tanta intimidade com a tecnologia encontrou seu caminho – e esse movimento ajuda os empreendedores digitais. Se antes poucos museus ou grupos de artistas pensavam em exposições virtuais, até porque grande parte do público participante não gostava do modelo, agora tornou-se uma saída não só viável mas que se apresenta para ficar – será certamente somada às iniciativas presenciais daqui para a frente.

    3. Há muito espaço para inovar

    Quando falamos em educação à distância, por exemplo, havia um enorme tabu em migrar escolas de educação fundamental e mesmo as de ensino médio –  a aceitação sempre foi melhor no caso do ensino de adultos, cursos superiores ou técnicos. O movimento de 2020, no entanto, forçou a sociedade a aceitar que a forma digital era a única possibilidade para dar seguimento ao ano letivo, e com isso, abriu um enorme leque de possibilidades para esse público.

    É sobre isso que estamos falando quando dizemos que há espaço para inovação: muitos tipos de atividades foram se adaptando ao formato digital, mas talvez a migração ainda não tenha ocorrido da melhor maneira. Talvez você seja aquela pessoa que visualizará a inovação que fará toda a diferença. Quem sabe?

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  3. Empreendedorismo digital é a iniciativa que busca implantar um negócio em que as ações sejam virtuais: além da operação comercial funcionar pela internet, o produto ou serviço também é entregue em formato digital, como cursos on-line, e-books ou shows realizados através das lives. Como todo o empreeLeia mais

    Empreendedorismo digital é a iniciativa que busca implantar um negócio em que as ações sejam virtuais: além da operação comercial funcionar pela internet, o produto ou serviço também é entregue em formato digital, como cursos on-line, e-books ou shows realizados através das lives.

    Como todo o empreendedorismo, é necessário ter em mente uma ideia de negócio para começar a pensar no que será o futuro negócio.

    Atualmente temos muitos exemplos de empreendedorismo digital acontecendo, uma vez que as atividades presenciais ficaram em segundo plano em função da pandemia do Novo Coronavírus. Shows online, exposições de tradicionais museus por meio virtual, até mesmo passeios pelas grandes cidades utilizando ferramentas de computação estão movimentando o universo da cultura, por exemplo, um dos mais paralisados pela necessidade do isolamento social.

    Já mais tradicionais, mas também muito procurados, são os cursos e palestras pela internet. Herdeiros de tradições anteriores da educação à distância, os métodos captaram o público que já utilizava outros meios de comunicação para fazer formações sem a necessidade de estar presente nas salas de aulas e aproveitaram o avanço dos recursos para oferecer materiais que realmente encantam os alunos – muitas vezes mais engajadores do que o professor no presencial.

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  4. Carlos Wizard Martins começou do zero e se tornou um dos principais empresários do Brasil. O empreendedor fundou o Grupo Multi Holding, detentor do Mundo Verde líder da América Latina no segmento de produtos Naturais, Orgânicos e Bem-Estar, do serviço de pagamento online Akatus e do Vale Presente. ELeia mais

    Carlos Wizard Martins começou do zero e se tornou um dos principais empresários do Brasil.

    O empreendedor fundou o Grupo Multi Holding, detentor do Mundo Verde líder da América Latina no segmento de produtos Naturais, Orgânicos e Bem-Estar, do serviço de pagamento online Akatus e do Vale Presente.

    Em matéria para o portal da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Wizard lista suas dicas para quem quer empreender:

     

    Definição de atividade

    Em qual segmento você quer atuar, tem afinidade ou entende um pouco sobre o mercado?

    A primeira dica do empresário é analisar as necessidades do consumidor e entender o que pode ser uma boa oportunidade.

    Evite investir em um tipo de negócio só porque está na moda, a tendência pode acabar e você terá que arcar com os custos do investimento.

     

    Diferenciação

    Ofereça uma diferenciação. O cliente precisa ter uma motivação para escolher o seu negócio e não o do concorrente.

    Quando comecei a dar aulas, foquei na necessidade do aluno aprender a falar o inglês rapidamente. Foi por isso que lancei a chamada “Fale Inglês em 24 Horas”. Essa chamada simples, mas poderosa, foi o diferencial necessário para atrair milhares de alunos, conta o empreendedor.

     

    Escalar

    Depois de definir a atividade empresarial do negócio, identifique quais ações podem ser tomadas para atender o mercado em larga escala.

    Quanto maior o potencial de escalabilidade da empresa, maiores serão suas chances de crescer, receber investimento etc.

     

    Converse com especialistas

    Esteja por dentro dos eventos e atividades do seu segmento. Participe de feiras, workshops, palestras, busque os especialistas do setor e converse com eles.

    Ter a visão de outros profissionais vai te ajudar em diferentes aspectos, principalmente daqueles que estão há mais tempo no mercado.

     

    O Sebrae/SC conta com uma série de cursos, desenvolvidos por especialistas, promove e apoia eventos, além de diversas atividades que colocam os empreendedores em contato.

    Caso queira um atendimento mais personalizado, o empreendedor também pode contar com as consultorias particulares.

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  5. Ninguém nasce empreendedor. É o contato social e estudos que favorecem o desenvolvimento de talentos e características na personalidade que podem ser fortalecidos ao longo da vida. Todos os contatos e referências irão influenciar diretamente no nível de empreendedorismo de uma pessoa, já que um emprLeia mais

    Ninguém nasce empreendedor. É o contato social e estudos que favorecem o desenvolvimento de talentos e características na personalidade que podem ser fortalecidos ao longo da vida.

    Todos os contatos e referências irão influenciar diretamente no nível de empreendedorismo de uma pessoa, já que um empreendedor é um ser social.

    Abaixo, elencamos algumas peculiaridades encontradas nos diversos perfis de empreendedores:

    • Otimismo: não confunda otimista com sonhador. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos. Isso inclui, claro, mudanças em seu negócio. Já o sonhador não enxerga riscos e, mesmo que seu negócio esteja falindo, continua fazendo a mesma coisa por acreditar cegamente que basta sonhar para realizar.
    • Autoconfiança: acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais.
    • Coragem: sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem sucedido. Essa característica não impede que sejam cautelosos e precavidos contra o risco, mas os faz entender a possibilidade de falhar.
    • Persistência e resiliência: motivado, convicto e entusiasmado, um bom empreendedor pode resistir a todos os obstáculos até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Ele não desiste facilmente, supera desafios e segue até o fim, sempre perseverante.

    Quem reúne essas características já está em vantagem quando o assunto é empreendedorismo, mas isso não é suficiente.

    Para ter sucesso como empreendedor, em alguma atividade é fundamental ter um bom projeto, investir no planejamento e no plano de negócios.

    A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar quem quer empreender.

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  6. Agora que você já sabe o que é empreendedorismo, precisa saber o que significa ser um verdadeiro empreendedor. Alguns entendem como empreendedor quem começa algo novo, que enxerga oportunidades que ninguém viu até o momento. Em outras palavras, é aquela pessoa que faz, sai da zona de conforto e da áLeia mais

    Agora que você já sabe o que é empreendedorismo, precisa saber o que significa ser um verdadeiro empreendedor. Alguns entendem como empreendedor quem começa algo novo, que enxerga oportunidades que ninguém viu até o momento.

    Em outras palavras, é aquela pessoa que faz, sai da zona de conforto e da área de sonhos e parte para a ação.

    Portanto, um empreendedor é um realizador que coloca em prática novas ideias, por meio de criatividade. Isso muitas vezes significa mudar tudo o que já existe.

    Já viu aquelas pessoas que conseguem transformar crises em oportunidades e que influenciam os outros com suas ideias? Provavelmente são bons empreendedores.

    Aproveitar as oportunidades do mercado e transformar crises em oportunidade é uma característica do brasileiro.

    Dados do Relatório de Empreendedorismo no Brasil de 2019 mostram que houve um aumento no número de pessoas que empreendem por oportunidade.

    O relatório aponta que 26,2% resolveram abrir um negócio para “ganhar a vida porque os empregos são escassos”, enquanto 1,6% tomou a decisão para “fazer a diferença no mundo”.

    Para especialistas, o efeito da crise, os dados do GEM apontam que, dos 55 países analisados, o Brasil está entre os dez primeiros onde a falta de emprego é mais levada em conta para abrir um negócio.

    O ano de 2020 foi marcado por mudanças. Segundo dados disponibilizados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, GEM, realizada em conjunto com o Sebrae, a taxa de empreendedorismo no país bateu recorde, com maior número de novos autônomos nos últimos 20 anos.

    Uma das mudanças positivas foi o uso da tecnologia. Com a pandemia e a necessidade de distanciamento social e a necessidade de se reinventar, o empreendedor precisou contar com o apoio da internet para manter seu negócio.

    Segundo dados da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, houve aumento de 50% no uso da internet durante a pandemia.

    O número de microempreendedores individuais também foi registrado com um aumento. No total, foram 1,49 milhão de novas formalizações entre março e dezembro de 2020.

    Somado às mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, esse setor representa 99% dos negócios e 30% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) do país.

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  7. Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas. SegundLeia mais

    Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.

    Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

    Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Para Schumpeter, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações.

    A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo.

    Isso significa que “a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios”.

    O Brasil apresenta grande potencial para o empreendedorismo. De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a taxa de Empreendedorismo é de 38,7 (2019), segundo melhor patamar total de empreendedores, desde 2002. São mais de 53,4 milhões de brasileiros se dedicando ao negócio próprio.

    A pesquisa também mostra que em 2019, o país atingiu 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial, quando uma empresa possui menos de 3,5 anos de existência, a maior já alcançada.

    Os resultados fizeram com que o Brasil chegasse à marca de quarta maior Taxa de Empreendedorismo Inicial em 2019. O estudo foi realizado com 55 países – na ocasião, a marca foi superior às registradas nos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

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  8. No passado, as pequenas e médias empresas precisavam se desdobrar para ter uma divulgação efetiva. Hoje em dia, o marketing digital permite que várias práticas sejam acessíveis para esse tipo de empreendimento. Toda empresa que está em seu começo precisa superar uma série de desafios. Um deles é conLeia mais

    No passado, as pequenas e médias empresas precisavam se desdobrar para ter uma divulgação efetiva. Hoje em dia, o marketing digital permite que várias práticas sejam acessíveis para esse tipo de empreendimento.

    Toda empresa que está em seu começo precisa superar uma série de desafios. Um deles é conquistar visibilidade suficiente para aprimorar os processos produtivos e subir de patamar.

    Com um planejamento de marketing digital adequado, é possível fazer isso sem comprometer o orçamento.

    Os benefícios de adotar táticas de marketing digital

    Essa prática consiste em adotar ações na internet para atrair mais consumidores. A web é um dos canais mais populares para compra e venda.  Portanto, a empresa que se preocupa com sua visibilidade no meio digital gera mais conversões.

    Alguns dos benefícios desse método são:

    • Segmentação do público;
    • Autoridade da marca;
    • Relacionamento com o cliente;
    • Competitividade.

    A partir dos pontos levantados, acompanhe os tópicos a seguir para mais detalhes sobre cada um deles.

     

    Segmentação do público

    O marketing voltado para o ambiente virtual trabalha mais com nichos de consumo do que com audiências massivas.

    Para programar uma campanha de Instagram Ads, por exemplo, voltada para um grande número de pessoas, é preciso muito investimento e dados concretos que embasam essa decisão.

    No entanto, no caso das pequenas e médias empresas esse contexto não se aplica. É preciso trabalhar para identificar as principais características da sua base de clientes, independente do tamanho dela.

    A partir disso, é possível segmentar cada uma das ações e conseguir resultados muito positivos.

     

    Autoridade da marca

    As empresas que investem em um marketing digital consistente ganham mais credibilidade entre os clientes e demais públicos em potencial. Isso porque um posicionamento forte na web garante que as pessoas atestem a seriedade e a qualidade do empreendimento.

    Técnicas como marketing de conteúdo e gestão de redes sociais são imprescindíveis para construir esse posicionamento.

     

    Relacionamento com o cliente

    As redes sociais são meios de comunicação altamente populares e efetivos. Estar presente nelas quer dizer ter uma comunicação mais direta com os clientes.

    A longo prazo, isso significa mais visibilidade, mais conhecimento a respeito de quem consome seus produtos ou serviços e mais fidelização.

     

    Competitividade

    Normalmente, empresas de pequeno e médio porte não têm condições de competir de igual para igual com marcas maiores.

    Com o marketing digital para pequenas e médias empresas é possível adequar cada ferramenta à sua realidade e conseguir ser bem-sucedido sem precisar gastar altos valores. Se uma ação, como anunciar no Google Ads, for bem planejada, as chances de conseguir bons resultados é expressiva.

     

    Estratégias mais eficientes de marketing digital para pequenas e médias empresas

    Sendo assim, chegou a hora de conhecer algumas das principais estratégias de marketing digital:

     

    SEO

    As técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) visam garantir a relevância dos conteúdos nos mecanismos de busca da web.

    Produzir conteúdo original, utilizar palavras-chaves populares e adicionar links internos e externos aos seus posts são algumas das maneiras simples de aumentar essa relevância.

     

    Marketing de conteúdo

    O marketing de conteúdo se trata de alimentar o site e as redes sociais da marca com posts relevantes para o público.

    Essa estratégia proporciona mais tráfego e aumenta a reputação da marca entre as pessoas interessadas.

     

    Os canais mais usados no marketing digital para pequenas e médias empresas

    Devido ao grande número de redes sociais e meios de comunicação associados à internet, decidir em quais deles investir pode parecer uma tarefa complicada.

    O primeiro passo é saber onde sua base de clientes está. É preciso que a empresa vá até ela.

    Um elemento fundamental é otimizar seus conteúdos de acordo com os parâmetros dos mecanismos de busca: as chamadas estratégias de SEO citadas acima. Isso vai garantir que eles apareçam nos primeiros lugares do Google.

    Investir em anúncios digitais, como o Facebook Ads, também é uma garantia de aumento de visibilidade e mais conversões.

    No caso das redes sociais, escolha aquelas que sejam mais populares entre as pessoas que você deseja alcançar. Para uma ação mais personalizada, trabalhe com e-mail marketing enviando ofertas e conteúdos exclusivos para seus clientes.

     

    Atente-se às métricas

    Suas estratégias de marketing digital precisam ser continuamente avaliadas. As métricas servem para analisar se as ações surtiram o efeito desejado.

    O Retorno sobre Investimento (ROI) revela o índice de lucro que determinada ação retornou para a empresa. Basta subtrair os rendimentos da quantia investida na campanha e dividir pela quantia investida.

    O Custo de Aquisição por Cliente mostra o quanto a empresa precisa gastar para conquistar um cliente. É importante para avaliar o custo-benefício dos processos da empresa.

    O Custo por Clique é o valor necessário para que as pessoas cliquem em anúncios. As plataformas de anúncio informam esse valor antes da empresa finalizar a programação.

    Portanto, atente-se às métricas e assegure que suas estratégias de marketing digital estão surtindo efeito.

     

    Investimento em marketing digital

    Hoje, existem diversas alternativas no mercado, que podem te ajudar a obter recursos para arcar com suas iniciativas de marketing. Porém, antes de tomar qualquer decisão sobre qual produto escolher, é fundamental analisar as taxas e condições de cada opção. Assim, você consegue entender qual delas faz mais sentido para sua empresa e expectativa de fluxo de caixa futuro.

     

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  9. Empresas podem necessitar de um recurso externo para dar conta dos custos, uma das alternativas para ampliar os recursos ou realizar um investimento é o empréstimo empresarial. No entanto, diferente do que muitos pensam, o empréstimo não é o vilão das empresas, mas sim a falta de planejamento. A linLeia mais

    Empresas podem necessitar de um recurso externo para dar conta dos custos, uma das alternativas para ampliar os recursos ou realizar um investimento é o empréstimo empresarial.

    No entanto, diferente do que muitos pensam, o empréstimo não é o vilão das empresas, mas sim a falta de planejamento.

    A linha de crédito pode ser a solução para as empresas crescerem. Por isso, é essencial que a empresa sempre se pergunte sobre a finalidade do dinheiro que precisa solicitar e sua capacidade de pagamento.

    Para que o empréstimo empresarial se torne um aliado nas decisões e no planejamento financeiro, ele precisa estar alinhado com boas práticas.

    Antes de realizar a solicitação, é imprescindível prestar atenção em alguns aspectos:

    Revise o seu plano de negócios

    De nada adianta obter mais recursos se o seu plano de negócios não for minuciosamente avaliado. Dessa forma, a solução para um respiro financeiro, readequação de serviços ou mesmo ampliação de negócios será inválida.

    Sempre que a empresa passar por grandes mudanças, o plano de negócios deve ser revisado e readequado à nova realidade.

    A revisão precisa considerar o mercado onde ela está inserida e o valor agregado dos produtos ou serviços. Além disso, é necessário avaliar sua estrutura financeira. Para isso, é necessário entender custos e despesas de modo a potencializar o faturamento.

    Avalie a documentação necessária

    Muitos empresários não levam a sério a formalização e pagamento em dia das responsabilidades fiscais e tributárias. E organizar as documentações apenas no momento da solicitação de empréstimo empresarial pode gerar dores de cabeça.

    Por isso, confira a documentação necessária e a tenha com acesso facilitado. Em geral, você precisa estar com o CNPJ e o contrato social atualizado, além de ter acesso ao faturamento anual assinado pelo contador. Este último também pode ser substituído pelo extrato do Simples Nacional.

    Toda essa documentação diz respeito às boas práticas de funcionamento da empresa, e precisa estar formalizada para que seja possível uma análise adequada por parte da instituição que irá conceder o crédito.

    Além disso, os documentos fiscais e tributários precisam estar em dia não somente para pedir empréstimo empresarial, mas porque qualquer desencontro de informações pode levar a problemas com a Receita Federal.

    Pesquise sobre as instituições

    Com o plano de negócios e a documentação em dia, é o momento de conhecer a instituição financeira que poderá te fornecer o empréstimo empresarial. Para isso, a internet é uma excelente ferramenta de pesquisa.

    Não apenas para avaliar a credibilidade da instituição como para consultar seu histórico em operações semelhantes e ter acesso a seus demonstrativos financeiros.

    Aliás, ao procurar sobre qual é o melhor banco para fazer empréstimos para empresas, você irá descobrir porque as fintechs despontaram no mercado. Para isso, sites como o Reclame Aqui podem ser uma alternativa, além da página oficial da instituição.

     

     

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  10. Para que as empresas tenham certeza do valor que podem pedir no Pronampe, a Receita Federal disponibilizou essa informação através de correspondência eletrônica com detalhes sobre o faturamento de cada empresa e o limite de crédito disponível. As empresas do Simples Nacional podem entrar no site utiLeia mais

    Para que as empresas tenham certeza do valor que podem pedir no Pronampe, a Receita Federal disponibilizou essa informação através de correspondência eletrônica com detalhes sobre o faturamento de cada empresa e o limite de crédito disponível.

    As empresas do Simples Nacional podem entrar no site utilizando o código de acesso ou o certificado digital. Já as demais empresas devem acessar o e-CAC da Receita Federal. Em seguida, basta clicar em “você tem novas mensagens”, no canto superior direito da tela.

    Passo a passo para criar o código de acesso para empresas do Simples:

    Acesse o site do Simples Nacional;

    Informe o CNPJ da empresa e o CPF do responsável;

    Digite os caracteres da imagem que aparecerá na tela;

    Clique em validar.

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  11. Caso você esteja apto a solicitar o crédito, vale lembrar que existem algumas regras a serem seguidas. A empresa pode pegar empréstimos de até 30% da receita bruta anual registrada no ano anterior. Para novos negócios, com menos de um ano de funcionamento, o limite do financiamento é de até metade dLeia mais

    Caso você esteja apto a solicitar o crédito, vale lembrar que existem algumas regras a serem seguidas.

    A empresa pode pegar empréstimos de até 30% da receita bruta anual registrada no ano anterior.

    Para novos negócios, com menos de um ano de funcionamento, o limite do financiamento é de até metade do capital social ou de 30% da média do faturamento mensal.

    Cada empréstimo tem a garantia, pela União, de até 85% dos recursos. Todas as instituições financeiras públicas e privadas autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem operar a linha de crédito.

    A empresa que optar pelo financiamento precisa manter o número de empregados por até 60 dias após o pagamento da última parcela.

    Caso não ocorra ou o microempresário passe informações falsas sobre o número de empregados, o vencimento das parcelas referente a dívida do empréstimo poderá ser antecipado pela instituição financeira parceira.

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  12. Atualmente a taxa de juros do Pronampe é a da Selic, que atualmente é de 11% + 6% ao ano em 2021, prazo de pagamento de 48 meses, e carência de até 11 meses. Até o momento não foram divulgadas informações se acontecerão ajustes nos valores e taxas para a linha de crédito em 2022. O Fundo de GarantiaLeia mais

    Atualmente a taxa de juros do Pronampe é a da Selic, que atualmente é de 11% + 6% ao ano em 2021, prazo de pagamento de 48 meses, e carência de até 11 meses.

    Até o momento não foram divulgadas informações se acontecerão ajustes nos valores e taxas para a linha de crédito em 2022.

    Fundo de Garantia de Operações – FGO, responsável por assegurar o pagamento dos empréstimos em casos de inadimplência, foi o instrumento criado pelo governo federal para possibilitar o oferecimento de taxas de juros mais baixas.

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