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Estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas

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Estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas

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  1. No passado, as pequenas e médias empresas precisavam se desdobrar para ter uma divulgação efetiva. Hoje em dia, o marketing digital permite que várias práticas sejam acessíveis para esse tipo de empreendimento.

    Toda empresa que está em seu começo precisa superar uma série de desafios. Um deles é conquistar visibilidade suficiente para aprimorar os processos produtivos e subir de patamar.

    Com um planejamento de marketing digital adequado, é possível fazer isso sem comprometer o orçamento.

    Os benefícios de adotar táticas de marketing digital

    Essa prática consiste em adotar ações na internet para atrair mais consumidores. A web é um dos canais mais populares para compra e venda.  Portanto, a empresa que se preocupa com sua visibilidade no meio digital gera mais conversões.

    Alguns dos benefícios desse método são:

    • Segmentação do público;
    • Autoridade da marca;
    • Relacionamento com o cliente;
    • Competitividade.

    A partir dos pontos levantados, acompanhe os tópicos a seguir para mais detalhes sobre cada um deles.

     

    Segmentação do público

    O marketing voltado para o ambiente virtual trabalha mais com nichos de consumo do que com audiências massivas.

    Para programar uma campanha de Instagram Ads, por exemplo, voltada para um grande número de pessoas, é preciso muito investimento e dados concretos que embasam essa decisão.

    No entanto, no caso das pequenas e médias empresas esse contexto não se aplica. É preciso trabalhar para identificar as principais características da sua base de clientes, independente do tamanho dela.

    A partir disso, é possível segmentar cada uma das ações e conseguir resultados muito positivos.

     

    Autoridade da marca

    As empresas que investem em um marketing digital consistente ganham mais credibilidade entre os clientes e demais públicos em potencial. Isso porque um posicionamento forte na web garante que as pessoas atestem a seriedade e a qualidade do empreendimento.

    Técnicas como marketing de conteúdo e gestão de redes sociais são imprescindíveis para construir esse posicionamento.

     

    Relacionamento com o cliente

    As redes sociais são meios de comunicação altamente populares e efetivos. Estar presente nelas quer dizer ter uma comunicação mais direta com os clientes.

    A longo prazo, isso significa mais visibilidade, mais conhecimento a respeito de quem consome seus produtos ou serviços e mais fidelização.

     

    Competitividade

    Normalmente, empresas de pequeno e médio porte não têm condições de competir de igual para igual com marcas maiores.

    Com o marketing digital para pequenas e médias empresas é possível adequar cada ferramenta à sua realidade e conseguir ser bem-sucedido sem precisar gastar altos valores. Se uma ação, como anunciar no Google Ads, for bem planejada, as chances de conseguir bons resultados é expressiva.

     

    Estratégias mais eficientes de marketing digital para pequenas e médias empresas

    Sendo assim, chegou a hora de conhecer algumas das principais estratégias de marketing digital:

     

    SEO

    As técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) visam garantir a relevância dos conteúdos nos mecanismos de busca da web.

    Produzir conteúdo original, utilizar palavras-chaves populares e adicionar links internos e externos aos seus posts são algumas das maneiras simples de aumentar essa relevância.

     

    Marketing de conteúdo

    O marketing de conteúdo se trata de alimentar o site e as redes sociais da marca com posts relevantes para o público.

    Essa estratégia proporciona mais tráfego e aumenta a reputação da marca entre as pessoas interessadas.

     

    Os canais mais usados no marketing digital para pequenas e médias empresas

    Devido ao grande número de redes sociais e meios de comunicação associados à internet, decidir em quais deles investir pode parecer uma tarefa complicada.

    O primeiro passo é saber onde sua base de clientes está. É preciso que a empresa vá até ela.

    Um elemento fundamental é otimizar seus conteúdos de acordo com os parâmetros dos mecanismos de busca: as chamadas estratégias de SEO citadas acima. Isso vai garantir que eles apareçam nos primeiros lugares do Google.

    Investir em anúncios digitais, como o Facebook Ads, também é uma garantia de aumento de visibilidade e mais conversões.

    No caso das redes sociais, escolha aquelas que sejam mais populares entre as pessoas que você deseja alcançar. Para uma ação mais personalizada, trabalhe com e-mail marketing enviando ofertas e conteúdos exclusivos para seus clientes.

     

    Atente-se às métricas

    Suas estratégias de marketing digital precisam ser continuamente avaliadas. As métricas servem para analisar se as ações surtiram o efeito desejado.

    O Retorno sobre Investimento (ROI) revela o índice de lucro que determinada ação retornou para a empresa. Basta subtrair os rendimentos da quantia investida na campanha e dividir pela quantia investida.

    O Custo de Aquisição por Cliente mostra o quanto a empresa precisa gastar para conquistar um cliente. É importante para avaliar o custo-benefício dos processos da empresa.

    O Custo por Clique é o valor necessário para que as pessoas cliquem em anúncios. As plataformas de anúncio informam esse valor antes da empresa finalizar a programação.

    Portanto, atente-se às métricas e assegure que suas estratégias de marketing digital estão surtindo efeito.

     

    Investimento em marketing digital

    Hoje, existem diversas alternativas no mercado, que podem te ajudar a obter recursos para arcar com suas iniciativas de marketing. Porém, antes de tomar qualquer decisão sobre qual produto escolher, é fundamental analisar as taxas e condições de cada opção. Assim, você consegue entender qual delas faz mais sentido para sua empresa e expectativa de fluxo de caixa futuro.

     

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