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O mercado das aulas e cursos online está em ascensão há alguns anos. De acordo com uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) realizada em 2018, dos 63 milhões de usuários de internet no Brasil, 11% já tinham feito aulas online — aproximadamente 6,9 milhões de pessoas estudando a distância. Logo, o crescimento do Ensino à Distância (EAD) contribui para democratizar o conhecimento entre a população, tornando-o em um mercado com excelente espaço de atuação.
Contudo, nos últimos meses, a educação e a tecnologia se aproximaram ainda mais devido à pandemia de Covid-19. De acordo com a Unesco, 1,37 bilhão de estudantes em todo o mundo tiveram que se afastar das salas de aula durante o isolamento social. Com isso, milhões deles passaram a assistir aulas remotamente, por meio de plataformas como o Google Meet e Zoom, por exemplo. Além das aulas de Ensino Básico e Superior, a procura por cursos profissionalizantes online também cresceu durante a crise, impulsionada por profissionais buscando por novas qualificações.
Essa crescente procura por cursos online foi favorável para professores e instrutores que desejam se recolocar no mercado ou gerar uma renda extra. Mas como oferecer aulas online e conquistar novos alunos? Confira abaixo três dicas:
Elabore seu plano de aula
Seja para dar aulas de inglês, reforço escolar ou cursos profissionalizantes e de áreas específicas, como tecnologia, comunicação e outros, é importante estruturar um plano de aula. Ou seja, definir os conteúdos que deseja lecionar e ensinar aos seus futuros alunos. Defina temas que você domine totalmente e que fazem parte do seu universo de atuação. Com isso, você pode se tornar autoridade no assunto e explicar bem tudo o que for necessário.
Além disso, analise se as aulas serão gravadas previamente e disponibilizadas ou serão realizadas em tempo real junto com os alunos.
Defina seu público-alvo
Para quem você pretende lecionar? Quais são as pessoas que você vai abordar para ofertar suas aulas? Por isso, pesquise! Analise quais são os cenários com melhores oportunidades para ofertar suas aulas e cursos. Ou seja, veja quais são as dúvidas mais recorrentes da sua área de atuação e entenda o que seu público deseja. Assim, você oferecerá exatamente o que o público-alvo está necessitando.
Anuncie em marketplaces de serviços
As plataformas de freelancers são um ótimo caminho para divulgar seus serviços. Por isso, conte com o apoio de marketplaces de serviços, como o FreelaWeb, para anunciar suas aulas, descrevendo exatamente os temas abordados por você, duração das aulas e valores. Ao inserir seus serviços na plataforma, você pode compartilhar o link em suas redes sociais e ampliar a divulgação. Assim, cria-se um canal de fácil comunicação e sem burocracias para você e seus futuros alunos.