Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Principal diferença do marketing B2B e B2C

Principal diferença do marketing B2B e B2C

Se você está começando seu próprio negócio ou é novo dentro do ramo do empreendimento, saiba que existem vários termos que são obrigatórios e que você deve saber se quiser ter sucesso, entre eles, temos justamente o B2B e o B2C.

Essas são duas formas comuns de fazer negócio e marketing, sendo expressões em inglês muito usadas no dia a dia de qualquer empresário, assim como uma cantoneira de alumínio está presente em diversas partes da sua casa, sem uma explicação você pode não saber o que ela significa, e isso também se aplica neste caso.

Afinal, grande parte das pessoas acredita que a única forma de fazer marketing é da maneira convencional, divulgando produtos diretamente para o consumidor final, mas será que ele se limita apenas a isso?

Então no texto de hoje, vamos mostrar quais são as principais diferenças do marketing B2B e B2C, abordando de forma detalhada, o ponto relativo a esses dois conceitos, bora conferir mais sobre eles? Então vamos lá!

O que é o marketing B2C?

O termo B2C significa Business to Consumer, ou em uma tradução para o português, empresa para o consumidor, e se refere justamente às empresas que comercializam seus produtos ou serviços para um consumidor final, ou seja, pessoas físicas. Uma empresa que fornece o serviço de manutenção hidráulica, por exemplo, vai focar em alcançar o consumidor final e não uma outra empresa.

Essa é a modalidade “tradicional” de vendas, também conhecido como o varejo, dessa forma, o marketing desse sistema pode ser considerado também como o convencional e o mais popular, se baseando justamente na divulgação das empresas dos seus produtos visando alcançar os clientes. 

Essas vendas possuem algumas características próprias, como as vendas realizadas por impulsos, o consumo de forma imediata, um baixo índice de fidelidade, uma alta disputa por espaço, a atuação muitas vezes mais emocional do que racional por grande parte do público.

Isso faz com que o marketing B2C seja aquele que estamos acostumados a ver, com anúncios e conteúdos que abordam os benefícios de um produto, visando a atratividade para o consumidor, apelando muitas vezes para as sensações, e aproveitando a interação entre empresa e o seu consumidor final. 

E o B2B, o que significa?

Já o B2B, ou chamado de Business to Business (Empresa para Empresa), é um conceito que condiz  justamente às empresas que vendem produtos ou produzem serviços para outras empresas, como indústrias ou atacadistas. 

Desta forma, o marketing muda muito, já que você não está vendendo um produto para uma pessoa, e sim está dialogando com outro negócio assim como o seu, o que pode tornar a relação um pouco mais complicada. 

Se uma corporação precisa de um avental de chumbo para os procedimentos de radiografia, ela vai atrás de outra empresa, mas por mais que exista o interesse, o marketing B2B é mais complicado, afinal, uma empresa diferente do consumidor final, pensa de forma racional e de uma maneira mais criteriosa.

Além disso, dificilmente ele vai comprar um produto, e sim um grande volume, com um ticket médio mais alto, mas se preocupando muito mais com a qualidade, com o prazo e com a durabilidade de forma geral. 

Sendo assim, existem muitas diferenças entre realizar o marketing para um cliente final e uma outra empresa, tanto na forma de produzir conteúdos quanto em todo o processo de negociação. 

Qual a principal diferença entre eles?

Acredite, existem muitas diferenças no marketing feito para o B2B e para o B2C, primeiro que, ao fazer uma campanha para uma outra empresa, a tendência é que ela seja mais criteriosa, com uma linguagem mais formal e muito mais completa. Se você pretende fazer a instalação de spda para outra empresa, deverá passar a sua mensagem explicando como funciona este processo de forma mais técnica.

A tomada de decisão é mais demorada, e é preciso pensar no lado racional da situação, oferecendo seu produto e mostrando os reais benefícios para aquela empresa.

Já no B2C, tudo acontece de forma mais sentimental, muitas vezes com linguagens e ações rápidas, visando alcançar o maior número de pessoas que encaixem no perfil da sua empresa, tendo como base o preço baixo e o apelo emocional, com boas ofertas e uma boa dose de atratividade.

O ciclo de compras do B2B é bem mais longo que do B2C, pois as empresas avaliam melhor as situações e sempre procuram coletar mais e mais informações, enquanto o B2C, cada cliente é único e muitas vezes estão em etapas diferentes dentro de um funil de vendas.

Desta forma, fazer marketing para o B2B significa construir uma relação, estabelecer um contato próximo, manter um diálogo frequente, convencendo aos poucos que a sua empresa é a ideal, produzindo conteúdo relevante para ganhar a confiança da marca, já que é a base para uma boa relação B2B.

No B2C, você também deve ganhar confiança e construir um relacionamento, mas de uma forma diferente, os consumidores podem simplesmente comprar seu produto por uma necessidade ou desejo momentâneo, é importante usar isso a seu favor, buscando vantagens e aproveitando os gatilhos para criar uma base sólida de leads. 

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do texto de hoje, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados