Quer você já tenha um site ou tenha feito uma nova resolução para criar um, saber o que está acontecendo no mundo do web design é sempre uma coisa positiva. Estamos aqui para treiná-lo para as tendências mais recentes que ocorrerão em 2020, alertá-lo sobre erros comuns a serem evitados e compartilhar as melhores habilidades de design para retocar antes do Ano Novo.
Conversamos com especialistas em criação de sites em Montes Claros que pode nos dar uma visão particular sobre o que o novo ano traria para o web design.
Vamos seguir direto para a melhor tendência de web design de 2020.
Modo escuro: UI
O modo escuro se tornou um fenômeno de interface comum em 2019, quando o Google o lançou do Chrome para o YouTube em muitos de seus aplicativos. O modo escuro conquistou a Internet e todos os sinais indicam que continuará a crescer até 2020.
É um recurso divertido para brincar no seu telefone, mas por que você deveria considerá-lo uma tendência em design de web para 2020? Bem, o Google Chrome e outros navegadores da web têm um modo escuro integrado, então os sites agora podem mudar para o modo escuro automaticamente se o usuário o tiver ativado.
No entanto, isso só funciona se o site suportar o modo escuro!
Como muitos sites ainda não foram detectados no modo escuro, o Google Chrome criou um recurso chamado “Night Eye”.
Design mínimo: uma tendência para celular
Há vários anos, o minimalismo tem sido uma escolha popular de design para dispositivos móveis. Ainda assim, é uma tendência confiável e duradoura que provou que vale mais do que nunca e parece destinada a permanecer forte até 2020.
No entanto, o argumento que queremos fazer aqui é que o design minimalista não significa necessariamente um design enfadonho. Seja o que for que seja adequado à sua marca, você ainda pode usar cores fortes e brilhantes, seções sobrepostas e fontes pesadas.
O minimalismo consiste em eliminar quaisquer excessos desnecessários para criar uma experiência de usuário clara e simples. Usando espaço em branco e ênfase na forma e recursos para evitar que os convidados sejam sobrecarregados.
Comércio eletrônico colorido
Certa vez, o comércio eletrônico viu uma onda de design elegante e minimalista, de oceanos em branco e esquemas de cores monocromáticas, não há muito tempo. Mas tudo isso pode mudar conforme estouramos no final de 2020 – preste atenção nas cores fortes e brilhantes dos varejistas online que aparecerem na sua cara.
As cores brilhantes chamam a atenção, geram reações emocionais e podem ser ótimos motivadores, então é fácil ver por que cores grandes e fortes estão de volta no mercado de comércio eletrônico.
IA e pesquisa por voz
Você sabia que pelo menos uma vez por dia 65% das pessoas de 25 a 49 anos falam com seus dispositivos habilitados para voz? A forma como interagimos com as marcas online está mudando, com as telas não sendo mais uma necessidade.
Combinado com a tecnologia de IA, o reconhecimento de voz e as interações de voz estão revolucionando a maneira como acessamos a Internet.
Por causa da IA, as pessoas esperam um grau mais alto de flexibilidade e recomendações mais precisas de produtos, músicas, filmes e assim por diante – veja como a Netflix adapta seu conteúdo para cada usuário com base em suas escolhas.
Agora, não estamos dizendo que você deve começar a trabalhar em seus próprios protótipos de IA ou criar um concorrente para o Siri – mas há duas coisas importantes que você pode fazer para dar as boas-vindas a essa tendência em 2020:
a) otimize seu site para Pesquisa por voz
b) Adaptar AI
Ilustração e Animação
As ilustrações estão em alta na maioria das listas de tendências para 2020 – houve uma mudança perceptível de imagens de estoque genéricas para ilustrações mais originais. Cada vez mais comuns são imagens confusas, abstratas, fluidas e desenhadas à mão, pois ajudam a expressar personalidade, positividade e criatividade.
As animações levam o conceito um passo adiante para injetar mais vida em um site, o que pode ser um recurso valioso para que seus visitantes construam uma identidade de marca melhor e uma experiência mais envolvente.
Animações e gráficos em movimento também podem fornecer aos usuários uma experiência mais personalizada, ajudando-os a interagir, relembrar e revisitar seu site