Muitos donos de restaurantes ainda estão pensando se vale a pena incluir pratos vegetarianos e veganos no cardápio.
Sabemos que o número desse público vem crescendo mais a cada ano, somando só no Brasil, segundo uma pesquisa do Ibope, 14% da população.
Sendo assim, essa grande quantidade de clientes vivem em busca de lugares aos quais possibilitem que eles sigam sua dieta fora de casa.
E ter uma opção focada neles pode ser um diferencial a seu restaurante para atrair esse tipo de consumidores.
Mas, antes de tudo você deve entender mais sobre esses clientes e suas dietas.
Afinal, existem algumas diferenças entre o vegetarianismo e o veganismo.
Diferença entre vegetariano e vegano
Por mais que as duas dietas sejam parecidas, por em ambas não se ter consumo de carne, há algumas diferenças entre as duas dietas que é preciso entender.
O vegetarianismo normalmente é uma escolha própria da pessoa, por ter uma dieta mais saudável ou pela preservação da natureza.
Mas, até nessa dieta fixa, existem tipos diferentes. Confira:
Vegetariano Estrito: Não consomem carne animal, nem qualquer derivado dela, assim como, não consomem ovos, leite, mel e demais alimentos que venham de animais.
Lactovegetariano: Não consomem carne animal nem ovos, mas consomem leite, laticínios e seus derivados.
Ovovegetariano: Não consomem carne animal, nem leite e seus derivados, mas consomem ovos.
Entretanto, no caso do veganismo também há diferenças e são um público bem mais restrito.
O vegano não segue apenas uma dieta, ele tem um estilo de vida ligado a isso.
Veganos além de não consumirem carne animal, ovos, mel, leites e laticínios, não utilizam nenhum tipo de produtos derivados de animais.
Como exemplo: Roupas, produtos de higiene, produtos de limpeza e demais derivados de animais.
Sendo assim, as dietas vegetarianos e veganas tem seus aspectos parecidos, mas diversas diferenças entre eles.
Não se esqueça que, existem as pessoas que adotam essas dietas afim de criar hábitos mais saudáveis, ou por possuírem alguma restrição alimentar ou alergia.
Vale a pena incluir pratos vegetarianos e veganos no cardápio?
Como já dito esse público alvo vem crescendo muito, tanto no Brasil quanto no mundo.
E ter opções no seu cardápio que se enquadrem nesta dieta pode ser um diferencial para você e atrair mais clientes.
Afinal, os clientes vegetarianos e veganos enfrentam muitos problemas para encontrarem estabelecimentos que vendam a comida adequada a eles e a fornecendo em seu cardápio você pode ganhar um novo público.
Além do fato de as pessoas andarem em grupos e normalmente ao menos uma pessoa desse grupo ter alguma dessas dietas.
Nesse caso, a escolha de local para comer será guiada a algum lugar que forneça pratos vegetarianos ou veganos.
Então tendo algumas opções desses pratos em seu cardápio lhe renderá muito mais clientes. Mas continue fornecendo opções com carne, afim de, agradar seus clientes já habituais.
Incluindo pratos vegetarianos e veganos no cardápio
A princípio colocar opções vegetarianas e veganas no cardápio pode parecer uma ideia um tanto complicada, mas é mais fácil do que você imagina.
Para começar pense em como pode ser modificado pratos que você já tenha para opções sem carne.
É de extrema importância que para a realização desses pratos sejam usados equipamentos diferentes do das comidas com carne e laticínios, jamais, frite ou cozinhe algo em um recipiente que tenha sido feito a carne ou afins.
Pois, isso pode gerar alguns problemas, como nos casos de pessoas que possuem restrições alimentares e alergias, além é claro de ir contra o princípio principal da dieta vegetariana e vegana.
Existem diversas comidas vegetarianas e veganas práticas e saborosas, faça um levantamento sobre o que está em alta para decidir seu cardápio, invista em bons pratos e que se enquadrem no estilo de comida que você venda.
Em alguns casos se preferir pode ser utilizado a ajuda de um profissional, seja para auxiliar nas escolhas ou para preparo.
Deste modo, essa dieta merece atenção e cuidados, se engana quem acha que pratos vegetarianos e veganos não devem ser saborosos e suculentos. Por isso merecem total atenção na hora do preparo.
Quanto a como colocar essas opções no cardápio é interessante deixa-las em uma categoria separada, mostrando que é uma área destinada a pratos vegetarianos e veganos e facilitando que sejam encontrados.
É importante deixar os ingredientes utilizados na receita bem descritos, com o cardápio digital do GranChef, fazer essa descrição é bem simples. Basta só colocar os detalhes dos ingredientes junto das fotos do produto.
E se você tiver o seu site de delivery na mesma plataforma conseguirá criar uma categoria própria para as comidas vegetarianas e veganas facilitando o entendimento do cliente.
Divulgue seus pratos
Não basta apenas colocar pratos vegetarianos e veganos disponíveis no cardápio, você tem de divulga-los, só assim os clientes irão saber que você tem essa opção.
Há inúmeras formas de fazer divulgação, como por seus perfis de redes sociais, enviando mensagens aos clientes, ou se você for mais tradicional disponibilizar as opções de pratos na frente do restaurante.
Pois o público alvo precisa saber as novas opções que você tem. Seja por vendas no estabelecimento ou delivery.
Portanto faça anúncios, divulgue as novas opções do cardápio, convide os clientes a experimenta-las.
Além de as redes sociais o seu site próprio é uma ótima oportunidade para as divulgações.
Com o site de seu delivery do GrandChef, você será capaz de criar uma categoria própria para os pratos vegetarianos e veganos. Dar descrição completa dos ingredientes e acrescentar imagem dos pratos trazendo mais comodidade ao cliente na hora da procura.
Com o delivery do GrandChef você não paga comissão sobre suas vendas e ainda contará com um sistema de gestão completo para você.
Não perca mais tempo e conheça o GrandChef!
Baixe Grátis e faça o teste!