Já sabemos que o mercado de hoje exige a presença das empresas de qualquer porte no ambiente virtual e as micro e pequenas não ficam fora desse contexto. Ter uma boa imagem perante o público alvo é algo que vai além de oferecer os produtos e serviços em um site ou loja virtual é preciso ter carisma. Isso mesmo, carisma! A empresa precisa ter uma personalidade própria, ter opinião, envolver o cliente, chamar a atenção, influenciar.
Esse objetivo dentro do ambiente virtual tem como excelentes aliados as redes sociais. O Twitter, Google+, Instagram, Youtube e Facebook são algumas delas. Dentre tantas opções, o Facebook (vulgo, Face) é popular, tem alcance ilimitado e múltiplas funcionalidades, portanto, levar em consideração a participação da empresa nesta rede é fundamental.
Na hora de participar, cria-se uma página para a empresa. Atenção: Nada impede que o empresário divulgue sua empresa em sua página pessoal, mas é de suma importância que a página da empresa seja desvinculada do perfil pessoal do empresário, pois os objetivos de ambas são diferentes e podem confundir o cliente. Depois de criada é necessário mantê-la atualizada.
Esta atualização deve ter um conteúdo exclusivo e relevante, deve dar “personalidade” a marca. O foco no interesse do público ajudará na escolha. Além do que postar é necessário preocupar-se com qual horário postar, pois marcas que se ausentam da timeline (linha do tempo do Face) são esquecidas. Já existem pesquisas que comprovam a eficácia de determinados períodos. Fique atento as dicas do especialista em redes sociais, Lucas Diniz para a revista Exame.
Veja pesquisas que apontam momentos de maior audiência
Um estudo realizado pelo Scup, em 2012, revelou que o Facebook atinge seus maiores picos de uso entre às 20h e 22h, variando conforme os dias da semana. No entanto, o número de posts e interações durante a semana têm volume maior do que durante os finais de semana – um bom momento para disputar atenção do público, menos sobrecarregado de informação. Outro ponto constatado é o aumento da presença de usuários no período de 11h a 12h, quando esses se organizam para o almoço e também se descontraem após uma manhã de trabalho.
Desenvolva suas próprias análises
Muito além de divulgar posts nos ditos horários nobres do Facebook, é preciso identificar quando seus potenciais e fiéis consumidores estão presentes na web. Além de criar pesquisas de mercado para questionar os usuários sobre suas rotinas e interesses, o empresário ou profissional da área, deve saber aproveitar os dados disponibilizados em ferramentas como o Facebook Insights, que aponta métricas de acesso em cada post de sua página. Atente para os horários que geraram mais interações em redes sociais e também para aqueles em que mais usuários estiveram presentes em seu site.
Distribua seus posts por turno
A vida útil de um post pode ser muito maior do que se imagina. Uma boa estratégia para atingir um maior número de usuários é dispor conteúdos em diferentes instantes do dia. Adapte seus posts a rituais diários como refeições, início e final de expediente, momento de despertar e dormir. Estar atento à rotina de seu público é, sobretudo, uma maneira de demonstrar atenção a seu usuário, que se sente acolhido por sua marca.
Todo esse cuidado no relacionamento com o cliente no ambiente virtual resulta em fidelidade, lucratividade e até admiração.
Saiba mais sobre comércio eletrônico no post “Comércio Eletrônico – como usar a internet a favor da sua empresa” http://sebraemercados.com.br/?p=21753.
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