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PORTAL – 10 Tendências de Marketing Digital

PORTAL – 10 Tendências de Marketing Digital

O tão esperado 2020 chegou e precisamos estar atentos ao mercado do marketing digital. Tudo na tecnologia avança muito rápido. Por isso separamos 10 tendências de marketing digital para você.

Marketing de Indicação

Indicar produtos e serviços para outras pessoas não é nenhuma novidade. Todos já passamos por essa situação, seja na posição de indicador, ou como a pessoa que recebe a indicação. 

O Referral Marketing, como também é chamado, é uma interessante estratégia para alavancar o público do seu negócio através dos clientes que já consomem seu produto ou serviço. 

Criar um programa de indicação bem elaborado, onde os clientes recebam benefícios (sejam descontos ou experiências exclusivas) pode ser uma importante forma de divulgação da sua marca.

Anúncios no Facebook

Com cerca de 130 milhões de contas ativas no Brasil, o Facebook ainda é uma das principais plataformas para divulgar o seu negócio na internet. Tanto que a rede social possui uma área exclusiva de Marketplace, além de uma completa ferramenta de anúncio destinada aos seus usuários.

Pensando nos pequenos e médios negócios, a plataforma também disponibiliza um canal exclusivo para que empreendedores conheçam como funciona o processo de impulsionamento de posts e conteúdos disponível no site, através do link “https://www.facebook.com/boost”. 

Apostar no Instagram

O Brasil é terceiro país no ranking de usuários de Instagram no mundo com (aproximadamente) 80 milhões de pessoas conectadas na rede social, ficando atrás somente dos EUA e Índia. 

Com tantas pessoas compartilhando fotos, vídeos e interesses nesse aplicativo, o Instagram surge como uma ótima opção para empreendedores divulgarem os seus negócios. 

As dicas são apostar em vídeos nos stories e no poder de divulgação dos micro-influenciadores (com até 40 mil seguidores), que possuem mais credibilidade junto às pessoas que os seguem.

Marketing de Influência

O aumento do uso das redes sociais dos últimos originou o surgimento dos influenciadores digitais. Influenciadores são pessoas (famosas ou não) que possuem um alto número de seguidores em seus perfis. 

Seja pela admiração do estilo de vida, ou pela irreverência, ou até mesmo o aparente sucesso e conhecimento sobre determinada área que eles demonstram ter nas redes sociais, os influenciadores conseguem deter a atenção das pessoas e isso pode ser crucial na hora de converter uma ação em venda. 

Além disso, utilizar  uma ação patrocinada em um perfil de um influenciador pode gerar mais confiança das pessoas sobre a sua marca, como também é uma forma de publicidade que foge dos anúncios convencionais na internet.

Áudios e Podcasts

A popularização dos podcasts no Brasil em 2019 fez crescer uma outra forma de se relacionar com o público consumidor. 

Áudios e podcasts são plataformas que podem ser consumidas a qualquer hora, sem a necessidade de parar uma outra tarefa para poder acompanhar com atenção. Por isso a capacidade de interação com o público se torna mais interessante. 

O fato de ser uma comunicação sonora permite também atrelar o imaginário e a emoção ao comunicar seu produto ou serviço com o cliente.

Marketing no WhatsApp

O aplicativo de troca de mensagens Whatsapp caiu nas graças dos brasileiros. Saber usá-lo como parceiro do seu negócio se tornou imprescindível. 

A plataforma disponibiliza o Whatsapp Business para que o número fixo de telefone do seu empreendimento seja utilizado como canal oficial da sua marca e existem diversos pluggins que podem ser utilizados para automatizar o atendimento dos consumidores, o que dá a sensação de imediatismo na resposta ao cliente.

Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709), que dispõe sobre os dados pessoais na internet, ainda não tem data para entrar em vigor no país, mas as empresas precisam trabalhar sob a luz dessa realidade. 

Os empreendedores necessitam atender o anseio do público em respeitar e resguardar a privacidade dos dados coletados nos cadastros solicitados pelas empresas aos clientes.

Se adequar a nova lei é demonstrar preocupação e cuidado com seus consumidores.

SEO

Se você quer anunciar na internet, você precisa entender um pouco de SEO (Search Engine Optmization). Ele é a ferramenta de otimização das pesquisas de busca na internet e, através dele, você consegue segmentar o serviço e produto que você oferece para o público que o está procurando. Isso melhora o posicionamento da sua marca nos rankings de pesquisa e, consequentemente, pode converter em mais vendas e aumento do seu público.

Uberização

As empresas precisam entender o fenômeno de uberização das relações trabalhistas e saber extrair os benefícios que podem ser causados por este modelo. 

A uberização permite que pessoas comuns atuem de forma autônoma na prestação de serviço para empresas, com horários flexíveis, e retorno imediato para todos os envolvidos. Mas deve-se ter cuidado para que as relações não extrapolem os limites dos direitos individuais e se torne uma forma de exploração dos colaboradores.

Marketing de conteúdo

Produzir conteúdo relevante na internet é uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes, além de trazer ganhos de confiança da marca na internet e ser uma medida que otimiza as ferramentas de SEO para a sua empresa.

Seja na forma de texto para blog, vídeo ou podcast, produzir conteúdo aumenta as oportunidades de interação com o seu público e é uma ótima aposta de estratégia para o seu negócio.

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