Hoje vivemos em um mundo onde a disseminação de canais e ferramentas digitais tem levado as empresas a considerarem seriamente o marketing digital como uma ferramenta para comercializar seus produtos e serviços.
O marketing digital refere-se à promoção de produtos ou marcas de forma online em mídias digitais.
Portanto, refere-se a um conjunto de canais, técnicas e ferramentas que aprimoram a presença online de uma empresa ou de um empreendedor. Ele visa trazer tráfego, seja do modo orgânico ou pago.
Para atrair tráfego, existem diferentes canais para fazê-lo, entre eles as redes sociais. Envolve também SEO e marketing de conteúdo.
O objetivo é aumentar as conversões e as vendas, além de promover o reconhecimento de marca.
Por que as empresas investem em marketing digital?
O marketing digital está crescendo em um ritmo acelerado e, para trazer tráfego para seu site ou outras mídias, não basta apenas investir em estratégias offline. Para quem deseja iniciar um negócio, o digital proprociona inúmeras oportunidades.
Digitalizar significa acompanhar a concorrência e responder às demandas dos consumidores que diariamente interagem com os canais online para realizar compras. Justamente por isso, o marketing digital é uma ferramenta muito útil para criar relacionamentos duradouros com os clientes, ao se criar relacionamento.
O marketing digital também tem a enorme vantagem de permitir a mensuração de cada atividade para se implementar ações de melhoria com o monitoramento constante dos resultados alcançados. É possível monitorar o comportamento do usuário e aplicar diferentes estratégias e canais para ver quais funcionam e quais não funcionam.
Estratégias do marketing digital
O marketing digital pode ser considerado a parte mais importante de uma estratégia de promoção dos produtos e serviços da empresa por meio de tecnologias digitais.
Existem várias estratégias de marketing digital. Por exemplo:
SEO
Search Engine Optimization é o conjunto de todas aquelas atividades que visam melhorar a visibilidade da empresa e posicioná-la entre os primeiros resultados dos buscadores. Em essência, o SEO trata de identificar as palavras-chave que podem trazer tráfego para um site e melhorá-lo do ponto de vista de tráfego e conversões.
Anúncios
Os links patrocinados são um conjunto de atividades pagas para a promoção e patrocínio de uma marca. Os anunciantes são aqueles que poderão aumentar sua visibilidade participando de leilões online com outros concorrentes que desejam se posicionar e fazer vendas.
Marketing de conteúdo
Este é um tipo de marketing que envolve a criação de conteúdo de valor para o seu público-alvo. Em essência, esta atividade consiste em escrever artigos em blogs e sites que visam responder corretamente às solicitações dos usuários.
E-mail marketing
O e-mail marketing refere-se ao envio de e-mails promocionais ou newsletters com o objetivo de adquirir novos leads e fidelizá-los. É um tipo de marketing com comunicação um para um, ou seja, diz respeito à comunicação direta com o cliente. Uma campanha de marketing por e-mail é uma maneira muito efetiva de promover produtos e conteúdos.
Redes sociais
Social Media Marketing diz respeito a todas as atividades destinadas a promover uma marca por meio das redes sociais. As redes sociais são úteis porque uma grande fatia dos consumidores está lá.