Por que as embalagens de alimentos terão alertas nos rótulos, no Brasil?
O Ministério da Saúde, por meio da Secretária de Vigilância em Saúde, divulgou os dados referente a pesquisa Vigitel 2021 realizada entre os meses setembro/2021 e fevereiro/2022. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista, considerando uma amostra de 27.903 pessoas, com idade igual ou superior a 18 anos.
O que essa pesquisa traz de importante e qual a relação com a nova rotulagem na embalagem de alimentos processados? Pois bem, a pesquisa é realizada anualmente e conta com um histórico de indicadores coletados desde 2006, portanto, 16 anos de coleta. O propósito é monitorar a frequência e distribuição dos principais fatores de risco e de proteção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
Sendo assim, a análise dos indicadores coletados desde 2006 apontam que, em média, a cada ano, cerca de 360 mil pessoas com idade superior a 18 anos entram na faixa de sobrepeso e, deste total, cerca de 234 mil tornaram-se obesas, ou seja, estão com IMC acima de 30.
Cabe ressaltar que a pesquisa é realizada somente nas capitais (26) e no Distrito federal.
Diante deste cenário, a ANVISA definiu medidas normativas que impactam em nova rotulagem nas embalagens de alimentos/produtos processados, visando trazer informações nutricionais referentes ao teor de açúcar, sódio e gorduras saturadas, uma vez que esses três elementos são considerados os vilões de uma dieta saudável.
O prazo para implementação da nova rotulagem nutricional inicia a partir de outubro/2022, sendo que, a partir desta data, passa a valer o que estabelece a norma RDC nº 429/2020.
Fontes:
Alimentos OnLine. Disponível em: https://www.alimentosonline.com.br/index.php?action=vqfrNqZNVXbpyq8rPMKcaM21qYwLVA&artigo_id=7671. Publicado em 02/05/2022.
Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/saude-publica-relatorio-vigitel-2021-e-lanca-painel-que-mostra-o-cenario-das-doencas-cronicas-no-brasil. Publicado em 07/04/2022.
Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas acessando o canal do SEBRAE no Telegram, em https://t.me/sebraevarejodealimentos.