O plástico é um dos materiais mais utilizados no mundo. Derivado do petróleo, este produto possui características que lhe permitem ser moldado em determinada temperatura podendo ser utilizado para produzir diversos produtos.
Principalmente utilizado na indústria de embalagens, o plástico tornou-se o coringa deste setor a partir do século XX. Embalagens flexíveis produzidas a partir de PEBD são um dos principais produtos utilizados.
Mas afinal por que o plástico é tido muitas vezes como vilão, inimigo dos oceanos?
A resposta é relativamente simples mas ao mesmo tempo complexa de se entender. O problema não está no plástico mas sim na destinação incorreta deste material, ou seja o problema está nas pessoas, quem consome este material e o descarta em lugares indevidos.
O plástico é um material que pode ser reciclado quase que infinitamente dando origem a novos produtos, sem que haja necessidade de utilização de novas matérias primas virgens derivadas do petróleo, que é a commodity utilizada para produção do plástico.
Para que este material não vá parar em oceanos é preciso fazer a recuperação de plásticos destinando corretamente este material para empresas especializadas na reciclagem. Estas empresas possuem equipamentos e mão de obra especializada para fazer a reciclagem de devolver corretamente o plástico ao ciclo em forma de novos produtos.
A recuperação do plástico é feita a partir das aparas de plástico que são geradas pelos consumidores de plástico, principalmente empresas inseridas na indústria que são geradoras de aparas de plástico industriais.
Para que o plástico não seja inimigo do oceano é preciso destinar este material corretamente e ser consciente.
Fontes:
Petrobras – https://petrobras.com.br/fatos-e-dados/publicamos-relatorio-de-sustentabilidade-2020-com-avancos-em-esg.htm