Vamos concordar: apresentar um produto ou serviço pode ser uma tarefa extremamente complexa.
Seja para vender um produto de decoração, um disco flap, um smartphone, entre qualquer outro, se o vendedor não falar exatamente o que interessa ao cliente ou investidor, é possível perder uma grande oportunidade.
A partir daí, o Pitch de negócios surgiu como uma maneira de abordagem de vendas que vendem a ideia de um produto ou serviço de maneira mais otimizado.
É por essa razão que esse termo se popularizou rapidamente, especialmente no universo dos startups.
O Pitch de negócios é uma forma de conectar as empresas e os seus clientes e otimizar o tempo e as palavras, fazendo com que o receptor dessa mensagem entenda qual a solução que ele está buscando no momento.
E se você já ouviu falar sobre o Pitch de negócios, mas não tem ideia sobre o seu conceito ou sobre como elaborar o seu, nós trouxemos neste post todas as explicações necessárias sobre o assunto.
Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Está preparado?
Afinal, o que é Pitch de negócios?
De forma geral, o Pitch de negócios se trata de uma apresentação rápida de uma ideia, produto ou serviço. Ele foca em “vender” a ideia para investidores, clientes, sócios ou parceiros.
Essa prática é muito incentivada na maioria dos eventos de startups com potenciais investidores.
É importante salientar que o Pitch de negócios não é uma reunião de negócios, mas sim, é apenas o passo inicial para uma conversa mais longa e complexa. Ele serve como um impulsionador do interesse e da jornada de compra de muitos clientes.
Sendo assim, o tempo de duração do Pitch de negócios costuma ser bem reduzido, até mesmo para tornar a comunicação mais dinâmica.
Se sua empresa vai vender uma válvula de retenção, por exemplo, o ideal é que esse modelo de apresentação varie de três a cinco minutos.
Como elaborar seu Pitch de negócios?
Estruture um planejamento
Primeiro de tudo, realizar um planejamento é essencial para selecionar as informações mais relevantes e cronometrar o tempo da apresentação.
Estude sua audiência
Também é essencial saber para quem você estará direcionando os seus esforços no momento do Pitch. Por isso, procure conhecer o máximo de detalhes sobre o seu público, desde a sua linguagem utilizada, até gestos, faixa-etária, entre outras características.
Fale sobre seus competidores
No momento do pitch, uma dica muito importante e que pode gerar retorno é mencionar alguns pontos dos seus principais competidores.
No caso de pitchs de negócios com investidores, é importante citar a sua posição no mercado e falar brevemente sobre sua forma de se destacar.
Apresente uma projeção financeira realista
Por fim, lembre-se de também mostrar se o seu projeto possui alta escalabilidade, baixo custo, alto potencial ou rápido crescimento, etc.
É importante que a projeção financeira seja entendida pela audiência. Se você busca montar uma fábrica de caixa d’água 5000 litros, por exemplo, procure ser o mais breve e realista possível. Isso alavanca a sua credibilidade e passa mais transparência aos investidores.
Agora que você já sabe sobre o pitch de negócios e como elaborar o seu, o que está esperando para adotar essa tendência e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!