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Cezar Fingolo
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Tenho uma uma empresa de transportes de cargas e mudanças, qual o melhor meio de fazer prospecção nesse seguimento, marketing digital ou contato por telefone?

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tenho uma uma empresa de transportes de cargas e mudanças , qual o melhor meio de fazer prospecção nesse seguimento, marketing digital ou contato por telefone?

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  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Cezar. A prospecção no transporte depende de uma estratégia bem definida e uma equipe de vendas organizada. Os membros do time não podem trabalhar com improviso, ainda mais quando se trata de uma transportadora.
    Antes começar a buscar novos clientes, a gerência precisa avaliar os processos atuais e criar um planejamento de vendas. É essencial realizar esta etapa para criar relacionamentos com clientes novos e destacar a marca da empresa no mercado de transporte.

    1 – Olhe para o seu portfólio

    Olhe para sua carteira e entre em contato com clientes que já contrataram seus serviços. Retome os contatos e marque reuniões para apresentar a empresa e suas novidades. Mas, acima de tudo, busque entender o motivo do contato ter “esfriado” e o consumidor não ter entrado mais em contato com a transportadora.
    Conservar quem já trabalhou com você, em um cenário de reorganização de processos de vendas, é muito mais importante do que conquistar novos clientes.

    2 – Separe as tarefas

    A prospecção no transporte não é o mesmo que vender, mas apresentar a transportadora para outras empresas e pessoas com potencial de se tornarem clientes.
    Assim, caso alguém da equipe comercial for convidado para fazer uma visita oriente o profissional a focar em conhecer o local e não transformar a situação em uma venda. É importante separar as coisas para o cliente não ficar assustado com esta abordagem.
    Prospectar é o primeiro estágio para criar um relacionamento comercial e pode não gerar uma venda no primeiro contato.

    3 – Ofereça o seu produto a quem precisa

    Receber indicações de algo que você não precisa é desagradável na vida pessoal. No âmbito profissional isso não é diferente e você pode se sentir desconfortável. Imagine fazer o mesmo com um cliente em potencial?
    O profissional pode até atender o seu contato por educação e, por estar sem interesse, apenas gastar o seu tempo com algo que não trará futuro. Outra situação que pode ocorrer é você vencer por sua insistência. Ele pode até contratar o serviço da transportadora uma vez, mas não voltar a fazer negócios no futuro.
    Assim, a falta de direcionamento nas vendas é algo grave e que não gera novos negócios e nem abre portas. Sempre estude o mercado e determine o público-alvo para evitar esse e outros tipos de problemas.

    ​​​​​​​4 – Alinhe o objetivo

    O tempo é subestimado e, por isso, você deve saber como aproveitá-lo. O cliente sempre estará muito ocupado e conversar sobre investimentos em serviços não será sua prioridade. Assim como você, essa pessoa estará focada em manter a empresa competitiva no mercado.
    Por isso é tão importante alinhar o objetivo do negócio para ter sucesso na prospecção no transporte. Dessa forma, você pode, junto com o setor de marketing, criar conteúdos relevantes, publicá-los em um blog e enviá-los por meio de uma newsletter.
    Torne a transportadora atraente com essa abordagem e conquiste a atenção das pessoas. Quando você retomar a conversa por telefone, provavelmente, será mais fácil falar sobre uma empresa que já é conhecida por seu conteúdo.

    ​​​​​​​5 – Conheça o cliente

    Como a informação é poder, ao realizar a prospecção no transporte, você precisa conhecer bem o cliente em potencial. Com isso, você mostra o quanto ele é importante para a transportadora e que você está ali para ajudá-lo a resolver suas “dores”. Conquiste esse parceiro comercial com muita pesquisa sobre a sua empresa e área de atuação. Não deixe de conhecer seus produtos ou serviços e leia muito a respeito de suas conquistas nos jornais, sites e redes sociais. É um diferencial enorme conhecer o seu público-alvo e saber como conduzir a negociação do seu jeito.

    ​​​​​​​– Componha um script realista

    Jamais improvise quando falar com um cliente em potencial! Sempre prepare uma listinha com os tópicos que você precisa apresentar e saiba quem é a pessoa com o poder de compra. Não esqueça de apresentar a si mesmo e a transportadora para que o contato não seja considerado “invasivo, sem sentido e sem contexto”.
    Para finalizar esta etapa, você não pode deixar de ouvir o contato e promover o diálogo para descobrir o que o cliente em potencial precisa! Dessa forma, você pode ajustar a estratégia de prospecção no transporte e ter uma negociação de sucesso.

    ​​​​​​​7 – Faça networking

    São inúmeras as formas de fazer networking, ou seja, estabelecer uma conexão com outras pessoas importantes e empresas que possam se tornar parceiros comerciais. Por isso, você pode realizar ações diferentes para estabelecer ou renovar esta rede de contatos. Com um networking atualizado, você consegue retomar parcerias e conquistar novos clientes.

    8 – Use a tecnologia

    Não adiantará nada investir seu tempo na análise do seu portfólio, em conhecer seu cliente em potencial e em ações de networking se a transportadora operar como se estivesse em outra época. Use a tecnologia ao seu favor e busque soluções. Elimine o retrabalho, as falhas e integre áreas diferentes da transportadora.
    Os clientes contam com agilidade para receber seus pedidos e você não pode deixar de automatizar seus processos. Conte com um software que atenda todas as necessidades da sua empresa para ficar live de problemas e poder focar em estratégias na prospecção no transporte.

    ​​​​​​​9 – Invista em divulgação

    Além das indicações e do fortalecimento do networking, a transportadora precisa de divulgação e isso não deve ser considerado um gasto. Investir em publicidade e marketing digital é importante para que a empresa se torne conhecida e visível ao público.
    Contudo, estes investimentos são de longo prazo e exigem paciência, pois o retorno esperado não é imediato. Fazer campanhas de marketing, ações com anúncios pagos nas redes sociais, compartilhar conteúdo relevante e que atraia as pessoas para seu site são esforços que divulgam a transportadora.

    10 – Mantenha o relacionamento

    Tanto para fidelização quanto para prospecção no transporte, manter o relacionamento garante a satisfação do público. Esta abordagem mais próxima permite que a empresa esteja sempre atualizada sobre o que os clientes precisam. Assim, ofereça serviços customizados, descontos progressivos e ações personalizadas.
    O cliente gosta de sentir que tem relevância na empresa e é importante para todos os setores internos. Com isso, a performance aumenta e a transportadora ganha credibilidade.

    11 – Fique sempre atualizado

    Toda a equipe precisa se manter atualizada para oferecer o melhor serviço. A prospecção no transporte exige conhecimento profundo sobre o mercado para conquistar clientes em potencial e saber como atender suas necessidades.
    Por isso, participar de treinamentos, feiras e eventos do mercado de transporte e ler conteúdos atuais com as tendências é importante para que cada membro do time esteja inteirado das novidades e falando a mesma língua dos consumidores.
    Além disso, analisar a concorrência é outra forma de ficar por dentro das práticas mais recentes do setor. Saber como os processos e tarefas são feitas em outra empresa é importante para organizar a casa, otimizar o que for necessário e eliminar erros.

    12 – Defina os próximos passos

    Depois de todos os esforços para preparar a empresa e a equipe, o próximo passo é fazer a prospecção no transporte. O próximo passo então é focar em fechar as vendas e avançar os contatos até fechar o negócio. Considere sempre que a prospecção no transporte é um processo lento e que exige muito empenho dos profissionais de vendas.
    Porém, mais importante que uma boa equipe comercial, a transportadora deve ter a capacidade de oferecer serviços com qualidade. Nada adianta vender algo que não tem nenhum valor! Estas estratégias são importantes para fazer uma prospecção no transporte e conservar a carteira de clientes da empresa. Sem isso, a existência da transportadora será afetada.

    Fonte: https://blog.praxio.com.br/prospeccao-no-transporte-como-conseguir-clientes/

  2. Olá Cezar

    Na verdade, em função do desgaste do telemarketing, acredito que o marketing digital seria a melhor opção. Para ter uma ideia de como começar, sugiro que você leia o artigo Marketing Digital Para Pequenas Empresas.

    Um grande abraço e sucesso!