Sozinho ou com sócios?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Ter um sócio é uma das principais decisões a serem tomadas por um empreendedor. A primeira pergunta a se fazer é: qual o objetivo com o novo sócio? É preciso ter uma necessidade clara. O novo sócio deve ter uma competência que a empresa precisa e o empreendedor não possui. Para isso, o empreendedor precisa fazer uma avaliação objetiva das suas própria forças e fraquezas.
É comum os empreendedores buscarem sócios parecidos com eles. Mas esta não é uma boa ideia. Uma empresa precisa de diversidade. Mas, é importante ter clareza de que apesar de diferentes nas competências, os sócios precisam compartilhar os mesmos valores. Além disso, é preciso saber conviver e ter a mesma esma visão de futuro e de onde se quer chegar
Fonte: https://www.opulodogatoempreendedor.com.br/artigos/dez-perguntas-basicas-sobre-empreendedorismo
Esta decisão pode ser muito pessoal, depende totalmente de você, avaliar o que pretende do sócio, lembrando principalmente que deverá ser uma relação de interesses, baseado na lealdade e compromisso.
O primeiro passo é entender tanto o que ele precisa de você e o que você precisa dele, isto deve esta muito claro, pois durante a operação da sua empresa, vocês terão conflitos que a solução esta na clareza deste entendimento.
O ideal é que os sócios se complementem um ao outro. Em relação ao temperamento, é bom encontrar alguém que possa contrabalançar suas falhas e qualidades. Enquanto um sócio tem perfil mais aventureiro e propenso a empreendimentos arriscados, o outro deve ser mais conservador e equilibrado. Enquanto um consegue se dedicar à área financeira e controlar o fluxo de caixa, o outro se dedica à publicidade e às vendas externas. É preciso que os sócios, atuando juntos, consigam o atingir o equilíbrio da empresa.
E sobretudo este equilíbrio está no entendimento da importância de cada um.