Maria Alves
  • 0
Novo na comunidade

Sou autônoma, preciso de um cnpj?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Olá Maria, tudo bem?

    Ser formalizada com CNPJ traz vantagens como: poder contratar serviços que só são prestados a pessoas jurídicas, acesso a linhas de crédito e fornecedores especializados, bem como menor imposto de renda, se comparado à pessoa física, entre outros. Porém, você deve considerar o ramo onde atua, bem como o tamanho do negócio antes de tomar a decisão. Além disso, é preciso identificar os novos custos para a operação do negócio, como encargos e tributos. Se você ainda está começando um negócio e adquirindo seus primeiros clientes, é possível que você queira se manter assim por um tempo, até se sentir confiante para tornar o negócio mais formal.

    Cabe ressaltar também que dependendo do ramo de atividade a legislação pode exigir a formalização com CNPJ, bem como alvarás, licenças, etc. Uma alternativa para autônomos que desejam se formalizar é o MEI, mas analise as reais necessidades do teu negócio e em qual tipo de empresa ele se enquadra.

    Se você emite notas fiscais com frequência, ter CNPJ torna o processo mais simples, do que emissões avulsas. Para maiores informações procure um contador, que irá olhar o teu caso especificamente e te dar toda a orientação necessária.

    Espero ter ajudado. Sucesso!

  2. Autônomo se costuma dizer que é a porta de entrada no empreendedorismo. Mesmo não possuindo CNPJ ele é legalizado e pode prestar serviço tanto para pessoa física quanto jurídica através de recibos simples ou RPA (recibo de pagamento de autônomo), mesmo com diploma superior você pode continuar sendo autônomo e não precisa de CNPJ.