Quero trabalhar por conta própria, quais primeiros passos para o planejamento?
Raquel MartinsNovo na comunidade
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Boa tarde Raquel. O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa.
Por que o plano de negócio é importante para minha empresa?
O plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está ampliando o empreendimento. Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.
1- Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento;
2- Orienta a expansão de empresas já em atividade;
3- Apoia a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias;
4- Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros;
5- Capta recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.
Como fazer o plano de negócio?
1- Iniciando o plano de negócio
Nesse vídeo, você verá como descrever os aspectos da sua empresa e os diferenciais competitivos dela, despertando o interesse de quem lê.
2- Análise de mercado
É fundamental conhecer seus clientes, concorrentes e fornecedores para traçar metas sólidas e eficazes. Definindo seu público-alvo e como chegar a ele da melhor maneira possível, você economiza recursos, dando um tiro certeiro no seu objetivo.
3- Qualidade e custo-benefício
Depois de traçar o perfil do público-alvo, é importante pensar no posicionamento do seu produto. Como ele será visto pelo mercado? É um produto de boa qualidade e com bom custo-benefício? De qualidade e com um preço acima da média? É importante saber o valor que o seu produto carrega, tanto no preço quanto na qualidade, para tomar decisões específicas quando for anunciá-lo. Conhecer o que está vendendo ajuda a convencer outras pessoas a comprá-lo.
4- Operacional e financeiro
Concluídas as etapas de amadurecimento da ideia do negócio, é hora de saber a melhor maneira de executá-las: entra em cena a elaboração dos planos operacional e financeiro. O empresário também faz estimativas sobre a capacidade produtiva ou de quantos clientes consegue atender por mês, além de traçar quantos serão os funcionários e as tarefas de cada um.
5- Avaliação do plano de negócio
Pronto, seu plano de negócio está completo! Mas o serviço não acaba por aí. Agora, é hora de avaliar cada detalhe e colocar o plano em prática.
Aprenda a criar o seu plano de negócios
O Sebrae preparou um manual, exclusivo, que vai orientá-lo na criação do seu plano de negócios. Nele, entre outras questões, você encontrará:
1- Explicações sobre o que é e como proceder em cada etapa da elaboração do plano;
2- Dicas sobre questões específicas importantes para a construção de um plano eficiente;
3- Quadros a serem preenchidos para praticar os pontos apresentados, além de exemplos;
4- Um modelo de plano de negócio que você pode usar para a sua empresa.
Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio não é uma tarefa fácil, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.
Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio.
Como elaborar um plano de negócios.
Seja o que for, um autoemprego ou uma empresa estruturada, você primeiro foca em resolver um problema ou vários deles de muitas pessoas.
Quanto maior o número de pessoas ou problemas, melhor, mas isso não é uma regra.
Quando descobrir pessoas com problemas em comum, encontrou seu nicho.
Depois de encontrar seu nicho é que vai pesquisar se és o único que viu essas pessoas ou esses problemas ou se tem outras empresas já fazendo isso/ e se tiver outras fazendo, descubra como fazer melhor e onde ser melhor que elas.
Trabalhe nessa informação e faça o levantamento do que é necessário pra atender essas pessoas. Calcule os custos diretos e indiretos da venda desse produto ou serviço como os impostos, marketing, custos de pagamento, margem, visita ou frete e etc.
Deve ter percebido que não falei nada de planejamento. Sou administrador formado, e confesso que já vi muitas Amazon, apples, google e outras grandes empresas morrerem sem nascer, porque não valiam mais que uma folha de papel.
Então se quiser fazer dar certo, vai lá e faça dar certo.
Boa sorte e tudo de bom.
Sucessos =)