Tenho uma coleção de suculentas tenho muitas mudas e agora gostaria de comercializar legalmente.Qual seria o primeiro passo.?Morro no interior também tenho espaço tudo certinho mas não sei por onde começo pra vender ?Queria criar espécie uma micro empresa.
Olá Liliane!
Além de todos os pontos indicados pela Sarah, também sugiro que você estruture a precificação das suculentas de forma correta.
Não é recomendado vender pelo preço da concorrência e nem colocar uma margem “chutada” em cima do preço da compra (por exemplo, comprei por R$10,00, vou revender por R$20,00) sem antes analisar os custos e despesas do seu negócio.
A precificação correta evita prejuízo, facilitando uma melhor gestão financeira do seu empreendimento.
Caso você não tenha conhecimento nesse assunto, fico a disposição para você tirar dúvidas. Entre em contato comigo por meio do Instagram Ana | Consultora Financeira (@anacalixto.financas) • Fotos e vídeos do Instagram ou WhatsApp.
Até mais!
Ana
Olá Liliane!
O primeiro passo é pensar em como abrir o negócio. Segue algumas dicas:
6 passos para abrir seu novo negócio
Confira o que você precisa saber para montar uma empresa e se tornar um empreendedor de sucesso.
A abertura e o gerenciamento de um novo negócio exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Uma boa administração considera, também, estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa, ainda, por muita criatividade e inovação.
Sabendo que você pode estar precisando de um empurrão para começar a empreender, criamos um roteiro para seguir e iniciar bem o seu novo negócio. Confira, os seis passos para ter sucesso na abertura do seu empreendimento!
1. Saiba que negócio abrir
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? Então, confira os menus Ideias de Negócios e Tipos e Ramos. Confira sugestões de como ganhar dinheiro, descubra o que é preciso ter para montar um negócio e veja como o Sebrae classifica e apoia a atividade escolhida.
2. Veja se você tem perfil
Para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. Clicando, você aprenderá a fazer o documento, que serve como um mapa para sua empresa chegar ao sucesso.
3. Reúna informações sobre o negócio
Em seguida, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa, pesquisando dados sobre:
Para isso, saiba detalhadamente quais informações obter e como fazer o levantamento.
4. Organize-se
A quarta iniciativa é organizar as informações coletadas. Ao conheçer o mercado você consiguirá construir o plano de negócios e definir estratégias para posicionar corretamente a sua empreitada.
5. Como obter crédito
Para obter crédito, você pode precisar de dicas de gestão de dinheiro e de como conseguir auxílios financeiros para as suas necessidades profissionais. Você terá auxílio com os seguintes tópicos:
6. Coloque a mão na massa
A última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade. Saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento. Nessa página você encontrará informações e dicas sobre como registrar marcas e patentes e os seguintes materiais:
Algumas dicas para as vendas:
1. Conheça seu cliente ideal;
Para suas ações serem mais efetivas e, consequentemente, você vender mais, é preciso mirar no alvo certo.
Segmentar seu público-alvo e definir quem é sua buyer persona, ou seja, seu cliente ideal, é o que eu te sugiro fazer logo de cara.
2. Foco na solução
Uma vez que você conhece seu consumidor e suas dores, use isso para dar força a sua venda.
É muito importante que, ao fazer a sua oferta, o seu foco não seja no produto ou serviço.
Pelo menos não no primeiro momento.
Agora que você sabe do que o seu público precisa, a atenção deve estar em como o seu produto o ajuda a resolver os seus problemas.
3. Invista em marketing digital
Essa vale para você se ainda não está na plataforma online.
Já te adianto que não aproveitar tudo o que esse universo te oferece é perder dinheiro a cada minuto.
Porque é na internet que as pessoas estão. No mundo, já são 4 bilhões de pessoas conectadas.
O consumo pelas plataformas digitais está aumentando a cada ano e a tendência é que esse número continue crescendo.
Seja pela facilidade de comparação de preços, ou comodidade por não ter que sair de casa e de poder adquirir o que quer em qualquer horário…
4. Encontre o seu diferencial
O que te torna melhor do que todos os outros do seu nicho?
É ter um produto ou serviço de maior qualidade ou mais resistente? Ser inovador? Ser mais efetivo do que os outros do mercado? Ter maior custo benefício?
Fique atento, pois nem sempre preço baixo é garantia de compra.
Encontre a característica que te destaca na multidão quando o assunto é tornar a vida do seu cliente mais fácil.
Promova reforços positivos para o seu consumidor antes de fazer a proposta de venda.
5. Entregue com qualidade
Com as dicas que você aprendeu até agora, já dá para sentir a diferença com o aumento das vendas.
Mas saiba que isso só vai se manter a longo prazo se você realmente oferecer algo com qualidade.
Prepare-se para atender bem os seu público e saber lidar da melhor forma com o aumento das suas vendas.
Vender mais não pode ser o oposto de vender melhor.
A pessoa que compra o seu produto ou serviço e fica satisfeita te indica para outras pessoas, que também vão fechar negócio e indicar.
Saiba mais sobre o seu negócio, acesse: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-producao-de-plantas-e-flores-ornamentais,7cb87a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Saiba mais sobre vendas: https://klickpages.com.br/blog/como-vender-mais/