Aline Dias
  • 0

Como saber se meu negócio dará certo?

  • 0

Pretendo abrir uma bike shop em uma cidade com cerca de 12 mil habitantes.
Aqui, temos dois concorrente pequenos que não oferecem nem metade dos produtos e serviços que queremos oferecer. Estou mais pra empresaria do que para empreendedora…e o medo de nada dar certo me persegue, ja que sou uma pessoa mais introspectiva e fechada. Sou formada em Administração de empresas porém nunca exerci a profissão…. será que rola ???

Perguntas relacionadas

3 Respostas

  1. Olá Aline!

    Vale a pena analisar duas coisas importantes: as vendas seriam apenas locais ou você venderia pela internet também?

    Caso seja a primeira opção, é interessante analisar se existe público na cidade para demandar da sua loja. Pode ser que as outras duas lojas não vendam mais produtos ou serviços, porque não há saída. Então, antes de investir muito dinheiro em uma quantidade maior de estoque, você precisa ter essa análise estratégica.

    Olhando do aspecto financeiro, dois pontos importantes para começar com o “pé direito” é:

    – Investir em capital de giro, sendo que quanto mais produtos você vender, maior deverá ser esse capital.
    – Fazer uma precificação correta, sem cobrar o mesmo valor da concorrência ou chutar uma margem (exemplo, compro por R$50,00 e revendo por R$100,00) sem antes analisar seus custos e despesas.

    Quanto você ser formada em Administração, acredito que isso pode te ajudar sim. Mas é interessante você fazer cursos voltados para pequenas empresas, que ensinam o primordial  (como os gratuitos do SEBRAE) ou contar com a ajuda de alguém que, pelo menos no início, te dê instruções mais práticas e eficazes.

    Se quiser continuar esse papo, fico à disposição.

    • 2
  2. Boa tarde, Aline.

    Você já tem algumas coisas a seu favor, porém a execução do negócio depende de vários fatores. Segue algumas dicas:

    1. Faça um bom planejamento

    O primeiro passo para fazer o seu negócio dar certo é elaborar um bom planejamento. É fundamental que o profissional tenha em mente o capital necessário, quantos funcionários será preciso contratar e, se precisar de matérias-primas (como molde de injeção de plástico, entre outros), quem serão seus fornecedores.

    Além disso, é importante entender o passo a passo para abrir uma empresa, bem como as questões burocráticas e os aspectos legais. Para isso, pesquise o mercado, analise a cliente e estude muito bem a sua concorrência.

    2. Conheça seus clientes

    Outro ponto que está diretamente ligado ao sucesso das empresas é o conhecimento assertivo das reais necessidades do público-alvo da marca. Para isso, é necessário conhecer o seu público e estudar sobre ele.

    Além disso, pesquise os principais hábitos e comportamentos do público, além de seus desejos e preferências. Com isso, é possível entender se aquilo que você pretende oferecer atende a uma demanda qualificada e alta.

    3. Conheça seus concorrentes

    Engana-se quem pensa que entender os clientes é o suficiente para ter sucesso nos negócios. Na verdade, estudar sua concorrência também é muito importante para avaliar o dinamismo do mercado.

    Por isso, se você irá atuar com placas de sinalização de segurança, por exemplo, faça uma pesquisa sobre as diferenças e semelhanças entre os produtos ou serviços e busque se diferenciar.

    Lembre-se que os concorrentes devem ser vistos como uma forma de conhecer mais sobre o seu serviço, além do público-alvo de ambas as marcas.

    4. Conheça o mercado de atuação

    Por fim, é quase impossível falar sobre como fazer um negócio dar certo e não mencionar a importância de conhecer o seu mercado de atuação. Para isso, faça os seguintes questionamentos:

    • Qual é o mercado que você pretende atuar? Comércio, indústria de
    • máquina de solda mig, agência de publicidade?
    • Ele conta com algum tipo de sazonalidade?
    • É um mercado novo ou já consolidado?
    • Quais são os principais atores e fatores desse mercado?

    Portanto, antes de tirar a sua empresa do papel, é fundamental mapear com cuidado todos os aspectos relativos que envolvem o seu negócio. Saber e analisar essas características podem ajudá-lo durante o processo.

    Saiba mais em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/6-passos-para-iniciar-bem-o-seu-novo-negocio,a28b5e24d0905410VgnVCM2000003c74010aRCRD

    • 0
    1. Acredite em você!! Se você acreditar tudo vai dá certo confie. Você vai bombar sucesso õ
    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder