Perguntas Frequentes
  • 0
Sebrae

Que especificidades deve observar uma cooperativa que elabora vinhos e derivados da uva e do vinho?

  • 0
Que especificidades deve observar uma cooperativa que elabora vinhos e derivados da uva e do vinho?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Deve observar várias especificidades, dentre elas o registro nos órgãos oficiais competentes, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no caso da produção de vinhos.

    Dependendo da atividade a ser desenvolvida, também há a necessidade de obter uma licença ambiental, seguir algumas diretrizes para a construção da linha de produção, contar com um técnico responsável, além, é claro, da obrigatoriedade de estar inscrito na Receita Federal (CNPJ), na Receita Estadual e no Município.

    Há também algumas especificidades com relação à forma de organização. Podemos citar dois modelos:

    • No primeiro, os produtores associados produzem uva em sua propriedade e transportam “a granel” até uma unidade central da cooperativa, onde se fará a elaboração do vinho, o envase, a rotulagem, a colocação do selo fiscal, etc. Neste caso, teremos um único CNPJ, podendo ter várias marcas de vinho, respeitando a marca (nome) de cada associado, se este tiver interesse em identificar a sua uva. Ou pode-se ter um único conjunto de marcas que identificam a Cooperativa, como é o caso, por exemplo, da Aurora, Garibaldi, Aliança, etc.
    • Outro modelo é a Cooperativa de associados que, em suas respectivas propriedades, produzem todo o processo de vinificação, desde a elaboração até envase, rotulagem etc. Neste caso, cada associado terá que ter um CNPJ para pedir o cadastro do estabelecimento no MAPA que está diretamente relacionado a um CNPJ. O cuidado que temos que ter é que no caso de um único CNPJ a responsabilidade é de todos e quando temos FILIAIS, no caso de algum apontamento, será daquele CNPJ FILIAL.