Eduardo Salles
  • 0
Enquete/Pesquisa
Especialista

Quando a rastreabilidade de medicamentos será implantada ?

  • 0

Resultado da enquete

Ainda está sem votos. Seja o primeiro a opinar.

Escolha uma alternativa.

A rastreabilidade de medicamentos, prevista em lei desde 2009, já passou por diversas postergações e mudanças sem que tenha chegado de fato. Quando a ANVISA terá força para obrigar as indústrias, distribuidores, transportadores, farmácias e hospitais a implementarem a rastreabilidade ?

https://dotter.com.br/rastreabilidadedemedicamentos

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Melhor Resposta

    Eduardo, infelizmente estamos a passo de tartaruga, sempre oriento meus clientes (médicos), a realizar as boas práticas recomendadas pela ANVISA, isso inclui a rastreabilidade dentro do consultório, NF do fornecedor e anotação em todas os frascos de quando o medicamento foi aberto, separado, lote, fabricação e validade, pois é isso que a vigilância sanitária vai buscar quando há a fiscalização. O que me pergunto é essa fiscalização de rastreabilidade é efetuada nos laboratórios ou é relativizada pelas agências reguladoras?

    A rastreabilidade não se trata apenas sobre condições biológicas do material, mas para evitar fraude, falsificação, roubo/furto e desvio. Muitas vezes me pergunto em quantos interesses há por trás disso que ainda não sabemos, qual é a grande dificuldade em implementar essa conduta?

    Felipe

  2. A rastreabilidade de medicamentos é uma iniciativa regulatória que visa garantir maior segurança e controle sobre a cadeia de suprimentos farmacêuticos, desde a produção até a dispensação dos medicamentos aos pacientes. No Brasil, a implementação da rastreabilidade de medicamentos está sendo gradualmente implantada de acordo com o cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

     

    Em dezembro de 2021, a Anvisa estabeleceu um novo cronograma para a implementação da rastreabilidade de medicamentos, dividindo o processo em várias etapas e prazos para diferentes segmentos da cadeia farmacêutica. Algumas datas-chave incluem:

     

    1. Janeiro de 2022: Início da rastreabilidade para medicamentos de controle especial (portaria 912/21).

    2. Abril de 2022: Início da rastreabilidade para medicamentos antimicrobianos (portaria 913/21).

    3. Julho de 2022: Início da rastreabilidade para medicamentos de uso humano (portaria 914/21).

    4. Janeiro de 2023: Início da rastreabilidade para medicamentos de uso veterinário (portaria 915/21).

     

    No entanto, é importante verificar as atualizações e comunicados da Anvisa, pois os prazos e requisitos podem ser ajustados conforme necessário. A implementação da rastreabilidade de medicamentos é um processo complexo que envolve a colaboração de diferentes partes interessadas, incluindo fabricantes, distribuidores, varejistas e reguladores, e requer investimentos significativos em infraestrutura e tecnologia para garantir sua eficácia e conformidade com as normas regulatórias.