Em um programa aqui na região a Luíza Ribeiro, de Sumaré, mencionou o seguinte, tenho 62 anos e mais de 15 anos de contribuição. Recentemente tive câncer na tireoide. Consigo me aposentar?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Para se aposentar no Brasil, é necessário cumprir certos requisitos de tempo de contribuição e idade. Com 62 anos e mais de 15 anos de contribuição, você está próxima de poder se aposentar, mas é importante verificar qual é o regime de aposentadoria que se aplica a você.
Em relação à saúde, ter enfrentado uma doença grave como câncer pode influenciar algumas regras, mas não garante a aposentadoria antecipada. Recomendo que você consulte as normas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou um advogado especializado em direito previdenciário para obter informações detalhadas sobre sua situação específica e os possíveis caminhos para a aposentadoria.
Essa é uma pergunta muito interessante, que nós temos a Luíza, uma mulher, e ela já tem 62 anos. Então, se nós formos avaliar pelas regras da aposentadoria, que vieram desde o dia 13 de novembro de 2019, a reforma da Previdência Social, precisa de 62 anos de idade para aposentar em 2024 sendo mulher e 15 anos de tempo de contribuição para se aposentar por idade.
No caso dela, é mais interessante ela avaliar uma aposentadoria por idade, que é uma aposentadoria programada que é só avaliar os requisitos, ao invés de trabalhar com a ideia de uma aposentadoria por invalidez, por exemplo, que é muito mais difícil porque depende de uma análise do perito avaliar, a incapacidade para o trabalho e, além disso, estar vinculado ou não com a Previdência Social.
Mais informações:
https://lucastubino.adv.br/qual-idade-para-aposentar-em-2024-sendo-mulher/
Advogado Previdenciário