Quais os melhores sites ou classificados para divulgar serviços de advogados. O que é proibido e permitido?

I> Denunciar
Pergunta

Por favor explique as razões pelas quais esse conteúdo merece ser revisto pela moderação do site.

I> Denunciar
Cancelar

Sou nova advogada e gostaria de orientação de como posso atrair clientes sem ferir o código de ética. Posso publicar foto pessoal? Posso atender no Whatsapp? Posso cobrar pelo atendimento a distância? Há alguma espécie OLX só para advogados?

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!
respondida 0
Kelly 1 ano 3 Respostas 675 visualizações 0

Respostas ( 3 )

  1. Por favor, explique brevemente por que você acha que essa resposta deve ser relatada.

    I> Denunciar
    Cancelar

    Olá Kelly!

    São muitas perguntas. rsrsr

    Há uma nova orientação sobre publicidade de advogados na Internet constante na Resolução 02/2015 da OAB

    Nela há a permissão da publicidade digital que em resumo deve respeitar a “sobriedade da advocacia” e veda a “comercialização da advocacia”.

    Como são muitas regras recomendo a leitura da resolução , do código de ética.

    Quanto a foto pessoal, logos e fotografias, a regra é manter a “sobriedade da advocacia”. É vedado o uso de foto em cartões de visitas.

    Em regra geral a publicidade de forma reativa é permitida, ou seja, estar presente onde seus clientes procuram como Google, sites e classificados.

    E-mail Marketing só é permitido para clientes conhecidos ou que autorizaram previamente o envio de conteúdos. Ou seja, nada de assediar clientes que ainda não te conhece. por isso que muitas seccionais proibem o uso de links patrocinados em redes sociais como Facebook e instagram. Mas links patrocinados no Google é permito porque é uma lógica reativa. O cliente quer um advogado(a).

    O Whatsapp é um mensageiro que chegou pra ficar. Aliás é uma forma que democratizou o acesso da população aos advogados e dúvidas de baixa complexidade geralmente são tiradas gratuitamente. Atendimentos com mais complexidade devem ser feitos presencialmente.

    Outras redes sociais são importantes para fidelização de clientes. Mas para obtenção de novos, a melhor opção são os classificados.

    Quanto a cobrança, o valor não pode ser anunciado na internet pois afeta a proibição da mercantilização da profissão.

    Mas o atendimento em Skype por consultoria ou orientações podem ser cobradas conforme tabela de honorários da OAB.

    Há uma espécie de OLX de advogados que uso e que gosto muito que é a Ubilex.com.br e tenho meu anúncio lá também: https://ubilex.com.br/advogado/brasilia-df/advogada-civel-familia-consumidor-e-divorcio-em-brasilia/. Há anúncios gratuitos e versão premium que garantem mais contatos diretamente no whatsapp.

    Outra dica é ter um perfil do escritório no Google Maps, pois quando alguem busca por advogados, o buscador oferece links com advogados mais próximos no mapa.

    Por fim, vejam mais dicas de publicidade de advogados em http://www.ubilex.com.br/publicidade-na-advocacia-dicas-e-regras-para-advogados-conectados

  2. Por favor, explique brevemente por que você acha que essa resposta deve ser relatada.

    I> Denunciar
    Cancelar

    Olá Kelly, tudo bem?

    Hoje existem diversas formas de divulgar o seu escritório de advocacia sem ferir o código de ética da OAB. Infelizmente existe muita desinformação, por isso é importante que você pesquise bem e leia atentamente o código de ética e o provimento vigente.

    Para te ajudar, vou te dar algumas dicas que talvez possam esclarecer melhor as suas dúvidas:

    1. Não existe um OLX dos advogados, mas existe o Jusbrasil, que seria o mais próximo disso, mas por experiência de ter conversar com diversos advogados, eu não tenho certeza se essa é uma opção que pode trazer resultados para você.
    2. Como o próprio código diz, você não pode mercantilizar a profissão, ou seja, você não pode pegar um carro de som e sair fazendo propaganda na rua ou qualquer outro tipo de divulgação que seja invasiva. Por outro lado, você pode divulgar o seu serviço de forma informativa através de técnicas de marketing jurídico digital.
    3. Poucos advogados sabem, mas não existe nada no código de ética da OAB que proíba a utilização de anúncios no Google Ads para advogados, aqueles anúncios que aparecem na rede de pesquisa. Mas fique atenta, pois existem algumas seccionais que entendem de maneira diferente, por isso procure a sua e veja se existe alguma proibição da ferramenta.
    4. Em linhas gerais é importante que você que está iniciando tenha pelo menos um perfil no Google Meu Negócio Cadastrado (veja o passo a passo) e um site para advogado. Muitas pessoas buscam informações sobre seus direitos e até mesmo advogados para consulta através do Google.
    5. Evite o Juridiquês. Tente lembrar quando estiver escrevendo qualquer conteúdo, que seu cliente não é formado em direito, então tente deixar seus textos o mais simples possível.

    Eu produzo conteúdos para um canal no Youtube com várias dicas sobre marketing para Advogados. Se achar interessante acesse nosso canal e veja nossos conteúdos: https://bit.ly/3chNmr4

  3. Por favor, explique brevemente por que você acha que essa resposta deve ser relatada.

    I> Denunciar
    Cancelar

    Boa noite doutora, O Plano de Advogado 10x foi desenvolvido pelo Advogado e Professor de Direito, Cristiano Pinto Ferreira. Com 22 anos de experiência, ele apresenta um método para atrair os primeiros clientes para o escritório de Advocacia em até 12 semanas, sem ferir as normas da OAB. Além disso, também trata de assuntos como mentalidade do Advogado e gestão de escritório.

Deixe uma resposta