Jefferson Gonçalves de Paula
  • 0
Novo na comunidade

Preciso de alvará para ramo de alimentação na minha própria residência

  • 0

Bom dia!

Gostaria de saber como faço para abrir um cnpj no ramo alimentícios, posso abrir no meu apartamento e se sim preciso de alvará?  Como funciona para estar começando a respeito de documentos ?

Perguntas relacionadas

4 Respostas

  1. Boa tarde, Jefferson.

    Para trabalhar com comida em sua casa há algumas especificações para estar dentro da lei e todo estabelecimento precisa de Alvará de funcionamento. Segue alguns materiais que podem ajudá-lo com isso:

    https://www.rotulosonline.com.br/posso-produzir-alimentos-em-casa-para-vender-2/

    https://aberturasimples.com.br/alvara-de-funcionamento/#:~:text=%E2%80%A2-,Quem%20precisa%20de%20Alvar%C3%A1%20de%20Funcionamento%3F,dada%20pelo%20Poder%20P%C3%BAblico%20Municipal

    https://padronizaconsultoria.com/os-principais-documentos-para-abrir-um-restaurante/

    Para abrir um CNPJ nesse ramo você só precisa escolher a modalidade de empresa (MEI, ME e EPP) e fazer o seu cadastro. O ideal para quem está começando é o MEI. Para isso é só acessar o portal do empreendedor (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor) e fazer o seu cadastro com a atividade adequada para o seu negócio, sendo que pode ser uma principal e até 15 secundárias.  O processo é gratuito.

    Para consultar as atividades permitidas basta acessar: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei/atividades-permitidas

    Saiba mais em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-mei,caa7d72060589710VgnVCM100000d701210aRCRD

    • 0
  2. É preciso tirar um alvará de funcionamento para delivery, apesar de não haver um espaço para atendimento presencial.

    Este documento, que é uma liberação da prefeitura para que o estabelecimento funcione, é o mesmo para deliveries, pizzarias, lanchonetes e afins.

    Para tirar esse documento, é preciso um pouco de tempo, pois, como foi dito anteriormente, a prefeitura irá emitir. Assim que você decidir tirar o seu, vai ver que existem dois tipos. O primeiro deles é o alvará de funcionamento provisório.

    Ele é emitido logo após a avaliação inicial do imóvel do negócio e com ele em mãos já é possível colocar o seu delivery para funcionar.

    • 0
  3. Olá Jefferson,

    Além da questão do alvará que você comentou, tem várias outras questões importantes para se levar em conta, para garantir a qualidade e higiene dos alimentos que serão produzidos.

    Para quem está procurando montar um negócio de produzir refeiçoes em casa para vender, recomendo dar uma olhada nesse curso que vou deixar o link aqui abaixo.

    Ele foi criado por uma nutricionista que tem especialização nesse assunto.

    👉 Curso que ensina a fazer marmitas em casa para vender

    Espero que ajude em algo.

    Abs,

    • 0
  4. Tem um outro artigo interessante que encontramos em um site, que dá muitas dícas de como fazer marmita em casa para vender.

    A última dica foi crucial para o negócio que eu e minha esposa montamos:

    👉 Como fazer marmita em casa para vender

     

    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder