Perguntas Frequentes
  • 0
Sebrae

Posso solicitar o benefício AUXILIO DOENÇA sem estar trabalhando?

  • 0
Posso solicitar o benefício AUXILIO DOENÇA sem estar trabalhando?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Sim, você pode solicitar o benefício auxílio-doença sem estar trabalhando. Para isso, é necessário que você atenda aos seguintes requisitos:

    • Ter qualidade de segurado, ou seja, ter contribuído para o INSS por pelo menos 12 meses nos últimos 15 meses.
    • Ter incapacidade temporária para o trabalho por mais de 15 dias.

    Se você atende a esses requisitos, pode solicitar o benefício auxílio-doença pelo site do INSS, pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente em uma agência do INSS.

    Após a solicitação do benefício, o INSS tem o prazo de 30 dias para analisar o pedido. Se o pedido for aprovado, o benefício será pago retroativamente, desde a data do início da incapacidade.

    Se o pedido for negado, o INSS irá informar o motivo da negativa e você poderá recorrer da decisão.

    Aqui estão algumas dicas para aumentar as chances de ter o auxílio-doença aprovado:

    • Procure um médico de confiança para fazer o diagnóstico e emitir o atestado médico.
    • Providencie todos os documentos solicitados pelo INSS.
    • Preencha o requerimento de forma completa e clara.
    • Se o pedido for negado, não desista. Reúna mais provas e recorra da decisão.

    Algumas doenças que podem ser consideradas para concessão do auxílio-doença são:

    • Doenças cardíacas
    • Doenças pulmonares
    • Doenças neurológicas
    • Doenças psiquiátricas
    • Doenças degenerativas
    • Doenças oncológicas

    É importante ressaltar que a concessão do auxílio-doença é uma decisão do INSS, que irá avaliar cada caso individualmente.